Este vídeo mostra um projeto de uma bateria eletrônica com elemento piezo-elétrico, buzzer, resistores e Arduino. Aqui vamos mostrar como montar sua bateria eletrônica e a programação para o Arduino.
Primeiramente, o piezo vibra ao aplicar uma tensão, ou ao vibrá-lo, gerará uma determinada tensão. O Arduino, ao detectar esta tensão, fará o buzzer tocar uma determinada nota. Para cada piezo foi escolhido uma nota diferente, que pode ser mudada a partir de uma tabela já fornecida.
Vamos então fazer as ligações:
Agora abra a IDE do Arduino, clique na flecha como a figura e depois em "New Tab". Coloque o nome de pitches.h e depois cole a seguinte programação dentro da "Tab" pitches.h (tabela de notas):
/*************************************************
* Public Constants
*************************************************/
#define NOTE_B0 31
#define NOTE_C1 33
#define NOTE_CS1 35
#define NOTE_D1 37
#define NOTE_DS1 39
#define NOTE_E1 41
#define NOTE_F1 44
#define NOTE_FS1 46
#define NOTE_G1 49
#define NOTE_GS1 52
#define NOTE_A1 55
#define NOTE_AS1 58
#define NOTE_B1 62
#define NOTE_C2 65
#define NOTE_CS2 69
#define NOTE_D2 73
#define NOTE_DS2 78
#define NOTE_E2 82
#define NOTE_F2 87
#define NOTE_FS2 93
#define NOTE_G2 98
#define NOTE_GS2 104
#define NOTE_A2 110
#define NOTE_AS2 117
#define NOTE_B2 123
#define NOTE_C3 131
#define NOTE_CS3 139
#define NOTE_D3 147
#define NOTE_DS3 156
#define NOTE_E3 165
#define NOTE_F3 175
#define NOTE_FS3 185
#define NOTE_G3 196
#define NOTE_GS3 208
#define NOTE_A3 220
#define NOTE_AS3 233
#define NOTE_B3 247
#define NOTE_C4 262
#define NOTE_CS4 277
#define NOTE_D4 294
#define NOTE_DS4 311
#define NOTE_E4 330
#define NOTE_F4 349
#define NOTE_FS4 370
#define NOTE_G4 392
#define NOTE_GS4 415
#define NOTE_A4 440
#define NOTE_AS4 466
#define NOTE_B4 494
#define NOTE_C5 523
#define NOTE_CS5 554
#define NOTE_D5 587
#define NOTE_DS5 622
#define NOTE_E5 659
#define NOTE_F5 698
#define NOTE_FS5 740
#define NOTE_G5 784
#define NOTE_GS5 831
#define NOTE_A5 880
#define NOTE_AS5 932
#define NOTE_B5 988
#define NOTE_C6 1047
#define NOTE_CS6 1109
#define NOTE_D6 1175
#define NOTE_DS6 1245
#define NOTE_E6 1319
#define NOTE_F6 1397
#define NOTE_FS6 1480
#define NOTE_G6 1568
#define NOTE_GS6 1661
#define NOTE_A6 1760
#define NOTE_AS6 1865
#define NOTE_B6 1976
#define NOTE_C7 2093
#define NOTE_CS7 2217
#define NOTE_D7 2349
#define NOTE_DS7 2489
#define NOTE_E7 2637
#define NOTE_F7 2794
#define NOTE_FS7 2960
#define NOTE_G7 3136
#define NOTE_GS7 3322
#define NOTE_A7 3520
#define NOTE_AS7 3729
#define NOTE_B7 3951
#define NOTE_C8 4186
#define NOTE_CS8 4435
#define NOTE_D8 4699
#define NOTE_DS8 4978
As definições acima são as notas para o buzzer. Para cada piezo você pode escolher uma ou mais notas.
Agora, voltando à primeira "Tab", cole a seguinte programação:
#include "pitches.h"
int analogpin[6]={A0,A1,A2,A3,A4,A5};
int buzpin=8;
int threshold=70;
void setup()
{
Serial.begin(9600);
}
void loop()
{
if(analogRead(analogpin[0])>threshold)
{
Serial.println("A0");
tone(8, NOTE_B4,1000/4);
}
if (analogRead(analogpin[1])>threshold)
{
Serial.println("A1");
tone(8, NOTE_D4,1000/4);
}
if (analogRead(analogpin[2])>threshold)
{
Serial.println("A2");
tone(8, NOTE_C4,1000/4);
}
if (analogRead(analogpin[3])>threshold)
{
Serial.println("A3");
tone(8, NOTE_G4,1000/4);
}
if (analogRead(analogpin[4])>threshold)
{
Serial.println("A4");
tone(8, NOTE_D3,1000/4);
}
if (analogRead(analogpin[5])>threshold)
{
Serial.println("A5");
tone(8, NOTE_G3,1000/4);
}
}
Para cada piezo, uma nota será produzida no buzzer. A nota só será produzida se a tensão gerada pelo piezo for maior que o threshold. Quanto maior o threshold, maior será a força que deverá ser aplicada no piezo. Você pode mudar a nota a partir da tabela pitches.h.
Agora, selecione a versão do seu Arduino (UNO, Duemilanove, etc) e a porta (COMx, ttyUSBx, ttyACMx, etc) e clique "UPLOAD". Bata em cada piezo e você verá que o buzzer produzirá uma nota diferente.
E é isso! Esperamos que tenha gostado! Para sugestões de tutoriais, clique aqui! Para ver outros tutoriais e projetos desenvolvidos pela equipe LdG e por outros garagistas, clique aqui e aqui, respectivamente! Até a próxima!
Referências:
http://www.labdegaragem.org/loja/index.php/piezo-element.html
http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-como-utilizar-o-pie...
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Com display ainda não fiz rs Consegui fazer funcionar tranquilo no arduino UNO, tenho o mega mas ainda não testei. Depois de regulado, funcionou tão bem quanto o módulo que tenho, ótima resposta e sem delay. Quando tiver um tempinho de sobra vou configurar o mega pra funcionar com controlador hi-hat.
Humberto o código que fiz é o mesmo acima porem com algumas informações a mais pois pretendo usar junto um display segue o link do código que fiz abaixo!
http://www.4shared.com/rar/ILz-0ci0/Setup_Flstudios_Drums.html
Flavio, vc usou qual código? Primeiramente faça um teste de leitura na serial, para saber se ele está "imprimindo" os sinais que posteriormente serão convertidos. Os programas necessários estão aqui: http://www.spikenzielabs.com/SpikenzieLabs/DrumKitKit.html
O Código para o mega está aqui: http://www.instructables.com/id/Arduino-Xylophone/step7/Connecting-...
Segue o codigo que funfa legal:
//Xylophone
//Adapted for an ArduinoMega
//from Jenna deBoisblanc and Spiekenzie Labs initial code
//*******************************************************************************************************************
// User settable variables
//*******************************************************************************************************************
int pinRead;
char pinAssignments[6] ={
'A0','A1','A2','A3','A4','A5','A6','A7','A8','A9','A10','A11'};
byte PadNote[16] = {
57,58,59,60,61,62,63,64,65,66,67,68,69,70,71,72}; // MIDI notes from 0 to 127 (Mid C = 60)
int PadCutOff[16] =
{
400,400,200,800,400,400,400,400,400,400,400,400,400,400,400,400}; // Minimum Analog value to cause a drum hit
int MaxPlayTime[16] = {
90,90,90,90,90,90,90,90,90,90,90,90,90,90,90,90}; // Cycles before a 2nd hit is allowed
#define midichannel 1; // MIDI channel from 0 to 15 (+1 in "real world")
boolean VelocityFlag = true; // Velocity ON (true) or OFF (false)
//*******************************************************************************************************************
// Internal Use Variables
//*******************************************************************************************************************
boolean activePad[16] = {
0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0}; // Array of flags of pad currently playing
int PinPlayTime[16] = {
0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0}; // Counter since pad started to play
byte status1;
int pin = 0;
int hitavg = 0;
//*******************************************************************************************************************
// Setup
//*******************************************************************************************************************
void setup()
{
Serial.begin(57600); // connect to the serial port 115200
}
//*******************************************************************************************************************
// Main Program
//*******************************************************************************************************************
void loop()
{
for(int pin=0; pin < 16; pin++) //
{
//int pin = 3;
// for (pinRead=0; pinRead < 16, pin++){
hitavg = analogRead(pinAssignments[pin]);
//Serial.println(hitavg);
// read the input pin
if((hitavg > PadCutOff[pin]))
{
if((activePad[pin] == false))
{
if(VelocityFlag == true)
{
// hitavg = 127 / ((1023 - PadCutOff[pin]) / (hitavg - PadCutOff[pin])); // With full range (Too sensitive ?)
hitavg = (hitavg / 8) -1 ; // Upper range
}
else
{
hitavg = 127;
}
MIDI_TX(144,PadNote[pin],hitavg); //note on
PinPlayTime[pin] = 0;
activePad[pin] = true;
}
else
{
PinPlayTime[pin] = PinPlayTime[pin] + 1;
}
}
else if((activePad[pin] == true))
{
PinPlayTime[pin] = PinPlayTime[pin] + 1;
if(PinPlayTime[pin] > MaxPlayTime[pin])
{
activePad[pin] = false;
MIDI_TX(144,PadNote[pin],0);
}
}
}
}
//*******************************************************************************************************************
// Transmit MIDI Message
//*******************************************************************************************************************
void MIDI_TX(byte MESSAGE, byte PITCH, byte VELOCITY)
{
status1 = MESSAGE + midichannel;
Serial.write(status1);
Serial.write(PITCH);
Serial.write(VELOCITY);
}
Pessoal estou com uma duvida já fiz o código e fiz o upload para o arduino mega mas não consigo fazer a transmissao para usar com vst, ou com MIDI se alguem puder me ajudar ja esta quase tudo pronto!
Ola a todos, pretendo construir uma bateria eletronica
usando essa projeto com arduino...
gostaria de saber quantos piezos poderei ligar na placa arduino?
Boa noite!
Eu uso o Midi Yoke(http://www.midiox.com/) + Hairless Midi Serial (http://projectgus.github.com/hairless-midiserial/) + Kontakt 5 Player (http://www.native-instruments.com/#/en/products/producer/kontakt-5-...).
Vejam imagem:
Paulo.. quais constantes?
não entendo muito de arduino..
Vc poderia me orientar?
Abs
Thiago, você colocou as contantes em seu codigo?
Não basta somente colocar o SETUP e LOOP, tem que declarar no inicio do projeto aquelas constantes.
Abs.
Maicon, veja se serve pra vc? http://arduino.cc/en/Tutorial/Midi/
alguem sabe algum esquema fazer no arduino um saida midi porque o escudo midi e caro e dificil de achar
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