Projeto com Nintendo DS Touch Screen e Arduino

Neste projeto, iremos mostrar como utilizar o Nintendo DS Touch Screen com Arduino.

Com o conector breakout para Nintendo DS Touch Screen faça a seguinte ligação para conectar o Nintendo DS Touch Screen no Arduino:

Onde:

          A0, A1, A2, A3 são as portas analógicas do Arduino

          X1, Y2, X2 e Y1 são os conectores do Nintendo DS Touch Screen

Para ter o efeito como no vídeo é necessário mapear o Touch Screen, a figura abaixo mostra o desenho utilizado com as coordenadas principais:

Agora com as coordenadas, podemos ir para o código:

int x=0;
int y=0;
int z=0;

void setup()
{
Serial.begin(9600);
pinMode(2,OUTPUT);                           // The Pins to Leds
pinMode(3,OUTPUT);
pinMode(4,OUTPUT);
pinMode(5,OUTPUT);
pinMode(6,OUTPUT);
pinMode(7,OUTPUT);
pinMode(8,OUTPUT);
pinMode(9,OUTPUT);
pinMode(10,OUTPUT);
pinMode(11,OUTPUT);
pinMode(12,OUTPUT);
pinMode(13,OUTPUT);

}

int readX() // returns the value of the touch screen's X-axis
{
int xr=0;
pinMode(A0, INPUT); // A0
pinMode(A1, OUTPUT); // A1
pinMode(A2, INPUT); // A2
pinMode(A3, OUTPUT); // A3
digitalWrite(A1, LOW); // set A1 to GND
digitalWrite(A3, HIGH); // set A3 as 5V
delay(5); // short delay is required to give the analog pins time to adjust to their new roles
xr=analogRead(0); //
return xr;
}

int readY() // returns the value of the touch screen's Y-axis
{
int yr=0;
pinMode(A0, OUTPUT); // A0
pinMode(A1, INPUT); // A1
pinMode(A2, OUTPUT); // A2
pinMode(A3, INPUT); // A3
digitalWrite(A0, LOW); // set A0 to GND
digitalWrite(A2, HIGH); // set A2 as 5V
delay(5); // short delay is required to give the analog pins time to adjust to their new roles
yr=analogRead(1); //
return yr;
}

void loop()
{

x=readX();
//Serial.print(" x = ");            //DEBUG
//Serial.println(x);
y=readY();
//Serial.print(" y = ");            //DEBUG
//Serial.println(y);

if(((x>110) && (x<330)) && ((y>250) && (y<370)))            
{
digitalWrite(2,HIGH);

}
if(((x>330) && (x<550)) && ((y>250) && (y<370)))
{
digitalWrite(5,HIGH);

}
if(((x>550) && (x<770)) && ((y>250) && (y<370)))
{
digitalWrite(8,HIGH);

}
if(((x>770) && (x<990)) && ((y>250) && (y<370)))
{
digitalWrite(11,HIGH);

}
if(((x>110) && (x<330)) && ((y>140) && (y<250)))
{
digitalWrite(2,HIGH);
digitalWrite(3,HIGH);
digitalWrite(4,HIGH);


}
if(((x>330) && (x<550)) && ((y>140) && (y<250)))
{
digitalWrite(5,HIGH);
digitalWrite(6,HIGH);
digitalWrite(7,HIGH);
}
if(((x>550) && (x<770)) && ((y>140) && (y<250)))
{
digitalWrite(8,HIGH);
digitalWrite(9,HIGH);
digitalWrite(10,HIGH);
}
if(((x>770) && (x<990)) && ((y>140) && (y<250)))
{
digitalWrite(11,HIGH);
digitalWrite(12,HIGH);
digitalWrite(13,HIGH);
}
if(((x>110) && (x<330)) && ((y>370) && (y<630)))
{
digitalWrite(3,HIGH);
}
if(((x>330) && (x<550)) && ((y>370) && (y<630)))
{
digitalWrite(6,HIGH);
}
if(((x>550) && (x<770)) && ((y>370) && (y<630)))
{
digitalWrite(9,HIGH);
}
if(((x>770) && (x<990)) && ((y>370) && (y<630)))
{
digitalWrite(12,HIGH);
}
if(((x>110) && (x<330)) && ((y>630) && (y<920)))
{
digitalWrite(4,HIGH);
}
if(((x>330) && (x<550)) && ((y>630) && (y<920)))
{
digitalWrite(7,HIGH);
}
if(((x>550) && (x<770)) && ((y>630) && (y<920)))
{
digitalWrite(10,HIGH);
}
if(((x>770) && (x<990)) && ((y>630) && (y<920)))
{
digitalWrite(13,HIGH);
}
if((x>990) && (y>370))        // If the Touch Screen not Touch
{
digitalWrite(2,LOW);
digitalWrite(5,LOW);
digitalWrite(8,LOW);
digitalWrite(11,LOW);
digitalWrite(3,LOW);
digitalWrite(4,LOW);
digitalWrite(9,LOW);
digitalWrite(12,LOW);
digitalWrite(6,LOW);
digitalWrite(7,LOW);
digitalWrite(10,LOW);
digitalWrite(13,LOW);
}
}

O código mostra que em cada lugar do Nintendo DS Touch Screen um led ou mais leds acenderão como mostrado no vídeo!

Com o Nintendo DS Touch Screen pode fazer muito mais!! Este projeto é apenas uma demonstração. Esperamos que tenham gostado e se tiverem dúvidas comentem aqui mesmo neste blog! Até a próxima!

Equipe Lab de Garagem

Referências:

http://labdegarag1.lojatemporaria.com/nintendo-ds-touch-screen.html

http://labdegarag1.lojatemporaria.com/nintendo-ds-touch-screen-conn...

http://kalshagar.wikispaces.com/Arduino+and+a+Nintendo+DS+touch+screen

http://tronixstuff.wordpress.com/2010/12/29/tutorial-arduino-and-th...

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Comentário de José Carlos Pinna em 7 dezembro 2017 às 8:29

Bom dia,

Quando se fala em touch o microcontrolador já tem as portas preparadas e um biblioteca sofisticada a placa um layout bem elaborado para evitar interferências.

Neste caso esta tela já é preparada? É seguro?

  

Comentário de hugo leonardo b em 10 outubro 2013 às 13:13

OLA 

GOSTEI DO PROJETO SÓ GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO JOGAR ALGUMAS IMAGENS OU VIDEOS DENTRO DO LCD 

PARABÉNS PELO PROJETO.

Comentário de Gedeane Kenshima em 6 junho 2013 às 22:21

tem o lado certo de encaixar aquela película bem fininha da tela no breakout?

Comentário de Rogerio A. Filho em 2 abril 2013 às 23:18

teoricamente, funciona com qualquer tela touch screen? as de tamanhos maiores.. ou ate mesmo as de celular?

Comentário de RENAN CESAR S. KLEIM em 8 maio 2012 às 15:16

legal mesmo...mas podia listar os componentes que foram usados e se não for pedir d+ o esquema de ligação só p facilitar rsrsrs...mas vlew!

Comentário de ezequiel da silva daniel em 20 abril 2012 às 16:21

muito legal esse projeto.. parabéns...

Comentário de Eduardo Francisco de Avelar em 17 abril 2012 às 14:26

Show de bola! Mais uma que aprendi agora.

Valew pelo post!

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