Blog de Carlos kwiek (35)

Tutoria node-red esp32 esp 8266 finalizado.

Nos links abaixo, você encontrar o vídeo de finalização do tutorial node-red broker mqtt, bem como toda documentação e Código necessário para sua implementação.

Alem de adicionar mais alguns elementos, também escrevi o código para usar um ESP32 com a mesma aplicação, toda a informação esta disponível.

Assim como fiz no vídeo, aproveito para desejar a todos os colegas do LDG um Feliz Natal e um Prospero 2018...!!!

Link projeto no Github: …

Continuar

Adicionado por Carlos kwiek em 19 dezembro 2017 às 16:34 — 2 Comentários

Continuação Tutorial node-red

Para aqueles colegas que estão acompanhando o tutorial node-red, broker, aviso que subi mais documentação e vídeo tanto no Github como no youtube.

Devido a uma pergunta de um assinante  sobre o uso de Arduino MEGA + Ethernet shield resolvi indexar esta informação que pode ser útil para outros com a mesma duvida.

Estou tratando de fazer o mais rápido possível todo o tutorial, mas além do tempo necessário e disponibilidade esta sendo feito por etapas, nesta primeira etapa…

Continuar

Adicionado por Carlos kwiek em 15 dezembro 2017 às 13:18 — 3 Comentários

ESP8266_node-red_Broker_IoT

Esta semana iniciarei uma serie de videos e documentação de um tutorial que tem sido requisitado por vários assinantes do meu canal, bem como colegas aqui do LDG, as publicações estarão disponíveis  no meu canal, e aqui no meu Blog do LDG também, toda a documentação do projeto como sempre estará disponibilizada no meu repositório no Github.

Você aprendera como instalar node-red no seu computador para criar facilmente interface gráficas muito atraentes e eficientes, como instalar um…

Continuar

Adicionado por Carlos kwiek em 4 dezembro 2017 às 0:00 — Sem comentários

Proteus agora com IOT

Sou usuário do Proteus a muito tempo, uso o software tanto comercialmente na minha empresa como para fazer tutoriais etc.

Nesta semana como tenho versão paga do software fui informado de um upgrade para uma nova versão com o modulo IoT (Já era hora) desta forma agora pode-se usar o Arduino YUM por exemplo para fazer simulações usando o recurso IoT e conectar ao Proteus com outros dispositivos.

Neste vídeo mostro brevemente uma aplicação de uma simulação de estação…

Continuar

Adicionado por Carlos kwiek em 24 novembro 2017 às 14:27 — 3 Comentários

RFID_IoT_ESP8266_shiftr.io

Neste tutorial eu trato de compartilhar como enviar TAGs de um shield Milfare e ESP8266 para um site de IoT, a maneira como você pode utilizar depende de sua necessidade e criatividade, mas a intenção aqui é meramente didática a fim de mostrar uma maneira básica e eficiente de fazer isto, compartilhando o código, documentação e um vídeo para facilitar a todos aqueles que desejem utilizar esta aplicação, ou adaptar a mesma a um projeto próprio.

No meu repositório no…

Continuar

Adicionado por Carlos kwiek em 21 outubro 2017 às 20:00 — 2 Comentários

ESP8266 Servo e articulação PAN e TILT

Neste vídeo e tutorial trato de mostrar de uma maneira simples, como usar dois servos motores para mover uma articulação de forma independente, movimento TILT e PAN.

O código, as imagens para configurar seu Smartphone, e tudo o que precisa estão no meu repositório no github.

Abaixo um vídeo de apoio, e links para baixar o projeto completo.…



Continuar

Adicionado por Carlos kwiek em 21 outubro 2017 às 1:00 — 3 Comentários

ESP8266 & RFID-RC522

Fiz um tutorial e um vídeo de apoio, para mostrar uma forma simples de usar um ESP8266-12 da Nodemcu, e um shield RFID-RC522, no meu repositório do Github, você pode baixar o projeto completo.

Como funciona, você aproxima uma TAG previamente cadastrada no código que você carrega no seu ESP8266, e ao aproximar a TAG sera ativada uma saída GPIO que no exemplo energiza um LED, mas poderia ativar a bobina de um rele que por sua vez ativaria um solenoide para abrir uma fechadura,…

Continuar

Adicionado por Carlos kwiek em 16 outubro 2017 às 0:56 — 2 Comentários

ESP8266-12E +Banco de dados MySQL

Muitos assinantes do meu canal tem solicitado um tutorial sobre envio de dados para um banco MySQL, usando um ESP8266, neste tutorial documentado e vídeo, trato de mostrar como usar um servidor local para armazenar dados de um sensor de temperatura e umidade DHT11.

Aproveitei um bom tutorial existente do colega Garagista José Cintra, e fiz um vídeo no meu canal do youtube e disponibilizando documentação no meu Github.

Espero seja util para todos!…

Continuar

Adicionado por Carlos kwiek em 31 agosto 2017 às 15:11 — 5 Comentários

DHT11 Caynne Tutorial IoT

Neste tutorial você aprendera de uma forma pratica e documentada com informação detalhada, e vídeo de apoio, como começar a entrar no fascinante mundo da internet das coisas, IoT usando um sensor de umidade e temperatura, DHT11, e visualizando os dados através de gauges, desde que qualquer parte do planeta sempre que tiver uma conexão a a internet, desde um dispositivo qualquer, tablet, smartphone usando uma APP gratuita, ou computador.

Valendo-se de uma simples…

Continuar

Adicionado por Carlos kwiek em 4 agosto 2017 às 7:00 — Sem comentários

COMO CONECTAR UMA APLICAÇÃO NO CAYENNE

Neste tutorial, trato de mostrar de forma simples e documentada, a maneira de conectar um ESP8266-12E no site de IoT Cayenne.

Utilizei um foto resistor, que mede a luminosidade ambiente, e mostra esse valor em um gráfico, que varia dependendo da luz incidente.

Também adicionei um LED da placa, (GPIO2) que liga ou desliga dependendo da luz incidente no foto resistor, alem disso, caso o valor ultrapasse ou fico abaixo de um valor que você determinar, em e-mail é enviado…

Continuar

Adicionado por Carlos kwiek em 2 agosto 2017 às 23:30 — Sem comentários

Arduino WI-FI ESP8266-01

LIGANDO SEU ARDUINO NA REDE WI-FI USANDO UM ESP8266-01

Uma boa alternativa para usar a placa Arduino UNO, Mega, ou outras conectado na rede local WI-FI, é usar um ESP8266-01, barato, e amplamente superado por seus sucessores, ESP8266-XX, pode nos auxiliare para substituir a nossa ethernet shield e dar-nos maior liberdade já que não precisaremos de um cabo de rede.

Neste tutorial trato de mostrar como deve ser feita esta conexão.

O circuito…

Continuar

Adicionado por Carlos kwiek em 20 julho 2017 às 9:24 — Sem comentários

Node_Red_DHT11_Thingspeak

Node red é uma ferramenta sem duvida muito poderosa, se você quer implementar rapidamente mesmo sem muito conhecimento ( se tiver melhor) aplicações que já criam uma interface de controle ou monitoramento.

No site oficial do node-red existe uma seria de flow de contribuidores, assim como nodos, para facilitar a comunidade em geral, eu criei um flow para que você possa ligar um ESP8266-12E ou outro modelo de ESP, e um sensor de temperatura e umidade DHT11, para poder visualizar…

Continuar

Adicionado por Carlos kwiek em 5 julho 2017 às 19:30 — Sem comentários

RaspberryPi + Node-Red +PWM + MotorDC

RaspeberryPi & Node-RED PWM motor DC control

 

Node-Red é uma das ferramentas mais poderosas para trabalhar com RaspberryPi, (E outros dispositivos) este vídeo é apenas uma simples forma de mostrar sua capacidade de fazer de forma fácil e rápida, um controle de velocidade de um motor DC usando PWM, além da programação de controle do hardware, você faz ao mesmo tempo (Pouco tempo) a interface de…

Continuar

Adicionado por Carlos kwiek em 3 julho 2017 às 5:00 — Sem comentários

ESP8266-12E + CloudMQTT

Tutorial Ligando LEDs no ESP8266 via CloudMQTT

 

 

Se não tiver, você deverá abrir uma conta grátis no website do link abaixo:

https://www.cloudmqtt.com/

 

Após abrir a conta você deverá criar no painel de controle uma nova instancia, dar um nome e preencher os campos, é simples, imagem ilustrativa abaixo.…

Continuar

Adicionado por Carlos kwiek em 25 junho 2017 às 21:30 — Sem comentários

Expandindo portas no ESP8266-01

EXPANDINDO PORTAS ESP8266-01

 

Todos conhecem a limitação do ESP8266-01 em relação ao número de GPIO disponíveis, uma limitação enorme para quem pretende usar mais de uma saída como por exemplo para acionar reles.

Em eletrônica sempre existira uma solução para cada caso, se não existe será criada, partindo deste princípio é que resolvi fazer este breve tutorial, a intenção é a de mostrar como podemos controlar…

Continuar

Adicionado por Carlos kwiek em 8 maio 2017 às 22:30 — 1 Comentário

Broker MQTT proprio

Depender de terceiros para alojar suas aplicações IOT sempre se torna um problema, você não tem um controle total de sua aplicação, o ideal é ter o broker e o servidor instalado no seu computador e obter o controle de tudo.

Abs.

CK

Adicionado por Carlos kwiek em 10 abril 2017 às 13:30 — 3 Comentários

ESP8266_Blynk_ Aciona_ modulo_ Rele

Neste vídeo uma simples aplicação usando a poderosa  biblioteca e software Blynk e ESP8266, breve um tutorial completo, esquemas e código

Abs.

CK

Adicionado por Carlos kwiek em 21 março 2017 às 17:51 — 6 Comentários

Tomada inteligente ESP8266 Cayenne

Adicionado por Carlos kwiek em 13 dezembro 2016 às 16:14 — Sem comentários

Controlando reles com Cayenne e um ESP8266-12E

Adicionado por Carlos kwiek em 6 dezembro 2016 às 11:16 — Sem comentários

Cayenne Site Para Alojar sua aplicação IoT de forma simples

PRIMEIROS PASSOS COM CAYENNE UM SITE PARA ALOJAR SUA APLICAÇÃO IOT

Baixe o PDF aqui PDF

Sds.

Eng. Carlos Kwiek

Adicionado por Carlos kwiek em 30 outubro 2016 às 3:09 — Sem comentários

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço