Blog de Laboratório de Garagem (1,000)

Tutorial: Como utilizar a Fresadora CNC do LdG para fresagem de peças 3D

Este tutorial irá ensinar como fresar uma peça 3D utilizando o Software ArtCAM e a Fresadora CNC desenvolvida pelo Laboratório de Garagem que é versátil e super fácil de usar.

A Fresadora CNC é capaz de fresar Placas de Circuito Impresso (PCI), Cortes de chapa, Gravação 2D e Fresagem de peças 3D, isso tudo com o melhor custo beneficio do…

Continuar

Adicionado por Laboratório de Garagem em 12 novembro 2017 às 10:00 — Sem comentários

ESP Swiss Knife - O canivete suíço baseado no ESP8266

A ideia é ter um dispositivo "pau para toda obra", que pudesse desempenhar funções diversas e ser usado na maioria dos projetos, desempenhando funções como: informar a hora, previsão to tempo, temperatura local, interface para impressora 3D, controle de robôs, interagir com projetos wireless, etc.…

Continuar

Adicionado por Laboratório de Garagem em 7 julho 2016 às 11:13 — Sem comentários

Depois do Wi-Fi… Li-Fi

Imagine um link de dados de alta velocidade mas baseado em luz visível. Mais especificamente a luz da sala, baseada em LED. Mas calma, a luz não vai ficar piscando e te deixar louco, quer dizer… ela vai piscar, mas em uma frequência muito alta, imperceptível para o ser humano, mas detectável por um outro LED em uma placa conectada ao PC. Assim,…

Continuar

Adicionado por Laboratório de Garagem em 15 dezembro 2015 às 10:36 — Sem comentários

Tradução em tempo real do Skype agora funciona em português

Brasileiros poderão conversar com pessoas que falam outros seis idiomas com ajuda de tecnologia baseada em inteligência artificial. Saber mais...

Adicionado por Laboratório de Garagem em 14 dezembro 2015 às 9:51 — 1 Comentário

Tutorial para usar o módulo de Matriz de LED 8x8 MAX7219

Olá garagistas,

 

O LED Driver MAX7219 possibilita controlar até 64 LEDs usando apenas 5 fios para se comunicar com um microcontrolador, além de poder ser usado em série com outros MAX7219 para aumentar as saídas.

O módulo possui comunicação SPI, fazendo com que seja facilmente conectado a um microcontrolador. As conexões são:

Vcc –…

Continuar

Adicionado por Laboratório de Garagem em 7 dezembro 2015 às 15:00 — 17 Comentários

Primeiros passos com a Gravadora Laser 300mW

Plug o cabo de alimentação P4 e Conecte os jumpers do cabo USB conforme a foto a baixo seguindo a ordem branco, verde, vermelho e preto.

Conecte os outros lados dos cabos no USB do seu…

Continuar

Adicionado por Laboratório de Garagem em 7 dezembro 2015 às 15:00 — 17 Comentários

Protótipos de Baterias de Sódio Recarregáveis

Um conjunto de instituições de pesquisas francesas acabam de publicar um artigo onde dizem ter produzido um protótipo de uma bateria recarregável usando ions de sódio (Na+). A bateria tem capacidade de armazenamento de energia específico de 90Wh/Kg, que é comparável com as baterias de lítio antigas.

Uma grande vantagem do uso de íons de sódio para fabricar baterias, ao invés de lítio, é que o sódio é um elemento barato e abundante. A desvantagem é que o…

Continuar

Adicionado por Laboratório de Garagem em 7 dezembro 2015 às 14:20 — Sem comentários

Cadeira de Rodas Movidas pelos Olhos

Patrick Joyce sofre de uma doença chamada de Esclerose Lateral Amiotrófica (ALS, em inglês), a mesma doença de Stephen Hawking. Cansado de depender de outras pessoas para ajudar em seu deslocamento ele decidiu inovar.

Usando um sistema chamado de rastreio dos olhos, muito comum na Inglaterra, ele criou um dispositivo que move uma cadeira elétrica a partir dos movimentos dos olhos usando praticamente um Arduino, alguns relays e alguns servo motores. O sistema criado é…

Continuar

Adicionado por Laboratório de Garagem em 4 dezembro 2015 às 11:58 — Sem comentários

Nova tecnologia em Bio-Próteses

A OpenBionics acaba de apresentar um novo método para a fabricação de próteses de uma mão que pode ajudar muitas pessoas. As próteses atuais possuem problemas como a limitação de movimentos, peso e preço.

Porém esse novo modelo apresentado pela OpenBionics, no 2015 Hackaday Prize, pode resolver todos estes problemas. O modelo conta apenas com dois motores e, com um design inteligente, essa mão pode realizar 144 posições diferentes. Eles também fizeram um modelo em…

Continuar

Adicionado por Laboratório de Garagem em 3 dezembro 2015 às 9:10 — 1 Comentário

Micro-Lidars em Desenvolvimento

Light Detection and Ranging (LIDAR, em inglês) tem um funcionamento similar ao do radar. O Lidar basicamente mede distâncias iluminando um objeto com um laser e analisando a luz refletida.

Pesquisadores da Universidade da Flórida estão criando um método para o desenvolvimento de micro-lidars que emitem luz invisíveis, segura para os olhos, e pesam somente 56 miligramas. A previsão é que em três anos eles terminem os fundamentos da tecnologia.

Mais…

Continuar

Adicionado por Laboratório de Garagem em 2 dezembro 2015 às 13:53 — Sem comentários

Sensor capacitivo de toque feito com folha de alumínio

Uma habilidade importante para garagistas é a criatividade. Criar soluções inteligentes para problemas cotidianos. O vídeo abaixo mostra como fazer um sensor de toque capacitivo feito com materiais que podem ser encontrados na sua casa.

link

Adicionado por Laboratório de Garagem em 1 dezembro 2015 às 9:17 — Sem comentários

Plasma faz Plantas crescerem mais rápido

Cientistas japoneses da Universidade de Kyushu estão fazendo uma pesquisa que pode ajudar a solucionar um dos principais problemas mundiais, o da escassez de comida. As pesquisas mostraram que rajadas de plasma podem diminuir o tempo de colheita além de aumentar a produção de algumas plantas.

O dispositivo gera 9,2-kilovolt e 0,2 amperes de plasma resfriado contendo um mix potente de oxigênio reativo e moléculas de nitrogênio, photons, ions e elétrons. 

Mais…

Continuar

Adicionado por Laboratório de Garagem em 30 novembro 2015 às 13:51 — Sem comentários

Laser Infravermelho que Resfria

Lasers (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, em inglês) têm uma vasta gama de aplicações desde a indústria e até o uso residencial. Uma aplicação comum é o corte e aquecimento de peças usando lasers de alta potência.

Porém pesquisadores da Universidade de Washington pensaram em uma nova utilidade para esse engenhoso dispositivo, eles estão resfriando líquidos usando um laser infravermelho. A princípio a ideia é usar essa descoberta para usos em…

Continuar

Adicionado por Laboratório de Garagem em 27 novembro 2015 às 11:41 — Sem comentários

Novo Método de Produção de Nano Fios pode revolucionar Aplicações Fotônicas.

Pesquisadores da Universidade de Wollongong, na Austrália, publicaram no jornal Nanoscale um novo método para a produção de nano fios que pode revolucionar as aplicações em telecomunicações.

A descoberta consiste em adicionar o bismuto nos elementos arsênico e gálio. A ideia é que o bismuto resiste a junção com o cristal de arsênicos-gálio, formando um revestimento na superfície do cristal, que é um conjunto de pequenas gotículas.

Mais informações …

Continuar

Adicionado por Laboratório de Garagem em 26 novembro 2015 às 9:56 — Sem comentários

Giroscópio usado para Estabilizar Jetpacks em Gravidade 0

O laboratório Draper, que fica em Cambridge Massachusets, está desenvolvendo uma forma de estabilizar jetpacks em gravidade 0. O sistema desenvolvido por eles é o Giroscópio de Controle de Momento (CMG, em inglês).

Este método se baseia na utilização de uma massa que gira e cria torque, permitindo que se rode um objeto ou que se crie uma resistência a rotação.…

Continuar

Adicionado por Laboratório de Garagem em 24 novembro 2015 às 8:30 — Sem comentários

Impressoras 3D usadas de formas não convencionais

As impressoras 3D estão se tornando cada vez mais populares graças a dois fatores importantes, o baixo custo e a flexibilidade de seu uso. Com o uso destas impressoras, e um pouco de criatividade, pode-se obter peças específicas para quase qualquer projeto.

Um bom exemplo, feito na Universidade de Yale, é peça impressa em 3D onde deixaram algumas partes apenas com uma casca. Preenchendo essa casca com poliuretano flexível e retirando a estrutura da casca foi obtida…

Continuar

Adicionado por Laboratório de Garagem em 23 novembro 2015 às 15:02 — 3 Comentários

Máscara que Cheira Cores

Sinestesia é o cruzamento de sensações onde uma dada sensação induz uma outra. Como quando uma pessoa pode vir a sentir o sabor depois de ver uma imagem de sua comida preferida, ou a partir da audição pode-se visualizar algo.

Pensando nisso Zachary decidiu emular a sinestesia da cor pelo cheiro. Basicamente foi usado um sensor de cor que mede variações de vermelho, verde e azul e, a partir destas variações, libera uma certa proporção de três essências diferentes.…

Continuar

Adicionado por Laboratório de Garagem em 19 novembro 2015 às 9:29 — Sem comentários

Indispensável!!!

Adicionado por Laboratório de Garagem em 18 novembro 2015 às 13:32 — Sem comentários

Otimização de Colheita usando IoT

Individual soil moisture probe

No evento Future Hacks Internet of Things Edition, que aconteceu de 9 a 11 de outubro deste ano em Madri, desenvolvedores tinham que formar times e então criar soluções do cotidiano usando internet das coisas (IoT, em inglês).

O projeto vencedor foi a otimização da colheita que recolhia dados do solo, como a umidade, e assim podia controlar o uso de água para maior crescimento das plantas. Eles usaram placas Arduino juntamente com um módulo ESP8266 e alguns sensores…

Continuar

Adicionado por Laboratório de Garagem em 17 novembro 2015 às 9:30 — Sem comentários

Tutorial de IoT: Mostrador RGB de Temperatura usando ESP8266

Olá garagistas,

Neste tutorial vamos usar o módulo ESP8266 para fazer um projeto de "Internet das Coisas" (IoT, em inglês). Vamos conectá-lo à internet via Wi-Fi e adquirir dados de temperatura de diferentes cidades através de uma API disponível na web. Com esses dados, vamos variar a cor de um LED RGB de acordo com a temperatura…

Continuar

Adicionado por Laboratório de Garagem em 16 novembro 2015 às 16:00 — 1 Comentário

Arquivos mensais

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço