Tutorial de como utilizar o sensor de força resistivo com Arduino

Adquira estes componentes na Loja do Lab de Garagem

Neste tutorial, vamos mostrar como utilizar o sensor de força resistivo com Arduino. O sensor de força resistivo funciona como um potenciomêtro, isto é, se aplicar força na superfície, a resistência do sensor diminui. Se não tiver nada em cima do sensor, a resistência vai para mais de 20M ohm, tornando-se praticamente um circuito aberto. Este sensor consegue ler objetos com peso de 100g a 10Kg.

É necessário que a força seja aplicada dentro da área com tracejado vermelho, como está demonstrado abaixo:

Se parte do objeto estiver fora desta área, o sensor não detetará ou dará uma leitura incorreta. Portanto é necessário que o objeto tenha, no máximo, o mesmo tamanho que o sensor. Você pode colocar um suporte com o tamanho do sensor e depois uma plataforma para colocar objetos maiores. Cuidado, lembre-se que o sensor suporta de 100g a 10Kg.

Bom, agora que conhecemos algumas características, podemos começar! Para testar o sensor, pegue um multímetro e coloque na escala de maior resistência. Depois ligue os terminais no sensor, você verá que o multímetro não vai conseguir nenhuma leitura (maior que 20M ohm). Mas se você pressionar o sensor com o dedo, verá que uma leitura no multímetro. Mude a escala se necessário. Agora que fizemos o teste, vamos implementá-lo com Arduino.

Com um Arduino, um resistor de 100K ohm e o sensor resistivo, faça a seguinte ligação:

Agora abra a IDE do Arduino e passe a seguinte programação:

int Senval=0;
int Senpin=A0;

void setup()
{
Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
Senval=analogRead(Senpin);

Serial.println(Senval);

delay(200);
}

Na IDE do Arduino, selecione a sua placa Arduino (UNO, Duemilanove, etc) e a porta em que a placa Arduino está conectado (COMx, ttyusbx, ttyACMx, etc). Agora clique em "UPLOAD". Assim que terminar, abra a Serial Monitor e selecione "9600 baud" e pronto! Ao aplicar uma força no sensor, verá que o número irá variar de 0 a 1023.

E é isso!!! Esperamos que tenham gostado!! Qualquer dúvida, poste aqui mesmo neste blog! Se tiver sugestões de tutoriais, clique aqui! Você pode ver outros tutoriais, clicando aqui, e projetos abertos desenvolvidos pelo LdG e por outros garagistas, clicando aqui! Até a próxima!!

Referências:

http://www.labdegaragem.org/loja/index.php/34-sensores/resistor-de-forca-sensivel-quadrado.html

http://www.sparkfun.com/products/9376

http://www.fabiobiondi.com/blog/2009/11/arduino-and-electronic-sensors-proximity-light-force-and-tilt/

Load Previous Comments
  • Juliane Carvalho

    boa tarde... como seria uma plataforma para objetos maiores ???

  • Filipe Barbosa Ferreira

    Este sensor seria o ideal para sensibilidade no toque de uma mão robótica?

    Att,

  • artur costa

    se for aplicado forca de todos os lados, este sensor funciona ?  Exemplo: coloco dentro de um cilindro de gas e aplico pressao, a pressao será de todos os lados, frente e verso