Bom dia pessoal

Sou novo aqui no LdG. Estou procurando nos grupos se ainda há pessoas que desenvolvem projetos utilizando PC/porta paralela. Eu sei que é um negócio bem antigo e com o advento do Arduino caiu em desuso. Mas eu gosto disso. Eu fazia coisas na época do Windows 98 e até fiz algumas coisinhas no XP. Mas agora meu problema é software (esses Windows novos). Também estou tentando voltar a mexer com a paralela utilizando o Linux. Se alguém souber onde acho esse assunto, agradeço a dica.

Um abraço a todos

Exibições: 702

Respostas a este tópico

Bom dia,

Qual o modelo do PC e qual sistema operacional pretende usar? Linux ou Windows ? Qual versão?

O seu PC tem porta paralela ou vai usar uma interface USB/Porta paralela? 

Boa tarde José Gustavo

Estou querendo usar Windows 10. Se não der vou para o Linux. O problema são aquelas dll de desbloqueio (inpoutx64) que eu não consigo instalar direito. Sem elas eu não tenho acesso à porta.

Já ia esquecendo

O PC tem porta paralela sim

Você conseguiu instalar os drivers da porta paralela para Windows 10?

Creio que a instalação deva ser automática, não?

Ou o Windows 10 não suporta mais Porta paralela ?

Boa noite Jose

Eu acho que sim 

Mas como ele é um sistema operacional 64 bits temos que instalar uma inpoutx64.dll para desbloquear a paralela pois o Windows bloqueia o acesso direto ao hardware a partir do 2000, NT e XP. Na verdade eu nunca usei a paralela porque a impressora é USB. Ai quando você faz o programa para controlar a paralela você escreve no programa uma rotina de carregar a dll na ram quando for executar. 

Até a época do Windows XP isso era feito com inpout32.dll (porque esses sistemas operacionais eram 32 bits). Até essa época eu estava por dentro e os programas funcionavam. Na verdade eu nunca fiz leitura de dados da porta. Sempre fiz acionamento da porta (comando outportb no C). 

Ai eu fiquei anos sem mexer com isso. Nesse período veio Windows vista, 7, 8 e agora o 10. Ai eu comecei a tentar voltar. Teoricamente só mudou a dll que deve ser carregada para desbloquear, mas esse sistema é de 64 bits. Eu estou engatinhando nesse sistema operacional. No Linux dá pra fazer também. Eu estava com um micro velho aqui com uma versão de Linux chamada puppy (versão minimalista do Linux para ressuscitar micros obsoletos). Ai eu estava aprendendo alguns truques. Também é legal só que no Linux você tem que modificar os programas um pouco. Tem que carregar bibliotecas diferentes do C. Tem um comando chamado ioperm que libera o acesso à porta. Sem essas benditas dlls. Mas eu estou caminhando. Eu gosto de reaproveitar coisas. Eu acho uma sacanagem pegar uma maquina ainda funcionando e encostar por causa de software. Bom essa é a história. Eu vou aprender arduino também, mas queria continuar fazendo geringonças com a paralela. 

Bom meu amigo é isso

Se tiver algum bizu desse assunto e quiser me mostrar eu agradeço

Um abraço

Adilson

Boa noite,

Uma sugestão para talvez simplificar as coisas :

Já tentou usar uma interface USB/Porta paralela com o Windows 10 ?

Fala José

Isso eu nunca tentei. Como é que faz?

Só comprar , tem vários modelos e preços:

Cabo Conversor Paralelo Usb X Db25f P/ Interface 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-809491158-cabo-conversor-pa...

Bom dia Jose

Interessante

Só que de qualquer forma eu vou precisar desbloquear a porta USB que é uma serial. Deve ter uma dll específica para isso. Você conhece?

Um Abraço

Adilson bom dia, 

A instalação dos drivers é automática no Windows 10.

Na minha interface USB/Paralela aparece essas três linhas :

- Nenhuma impressora conectada

- Renesas USB 3.0 ....

- Suporte de impressão USB

Tem que descobrir como usar esse dispositivo. 

Fala José

Legal isso ai. Eu vou comprar um adaptador desses para experimentar.

Um abraço

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço