Bom, estou fazendo um projeto para usar RFID, mas preciso de uma antena PCB de 13,56mhz, tentei entrar em contato com o fabricante (http://www.sonmicro.com/en/), mas eles querem faturamento mínimo de $70, como estou fazendo um protótipo não quero comprar muitas antenas.

Gostaria de saber se alguém sabe onde eu posso conseguir um layout para essa antena, ou mesmo um livro que eu possa usar como base para aprender a projetar esse tipo de antena...

 

Obrigado

Exibições: 999

Respostas a este tópico

Felipe ,
Uma antena PCB , normalmente tem uma fração de 1/4 do comprimento de onda da portadora.
No seu caso , com 13,56 MHz , a antena ficará imensa ! ( calcule o comprimento de onda , é de + - 20 metros !)
Esta publicação tem tudo o que VC precisa saber sobre RFID : http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/21299E.pdf

A solução que eu vejo é usar uma antena indutiva , como nos velhos radios AM onde um bastão de ferrite
concentra o fluxo magnético em uma bobina , que está devidamente conectada a um capacitor , sintonizada na frequencia da portadora. Tente um bastão de 1 x 5 cm com umas 30 espiras de fio 22 a 26 AWG e tente sintoniza-la na frequencia da portadora variando os capacitores , medindo com um gerador de RF e osciloscopio. Enrole outra bobina de n espiras , no bastão e ligue na entrada do seu receptor , ajustando n para a melhor recepção(melhor casamento de impedancia).
Na Internet há centenas de sites que ensinam a calcular estas bobinas , se vc preferir , pois não é todo mundo que tem um gerador de RF à disposição.
Abração,
Enio.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço