Galera, sobre a lampada, quanto tempo e a qual distancia da placa vocês fazem?

E qual a mistura correta, quanto de agua mistura no produto de aumentar o PH da agua, e quanto tempo de "molho"?

Exibições: 487

Respostas a este tópico

Olá Rogerio,

No meu caso, uso uma lâmpada de luz negra de 25W da marca Golden, montada como mostrado no tópico Suporte para lâmpada de luz negra (UV):

http://labdegaragem.com/group/pcb-de-garagem/forum/topics/suporte-p...

A distância da lâmpada para o vidro é de 7 cm e o tempo de exposição está na casa de 40 a 45 segundos.

Com relação a solução de revelação, uso 200 ml de água e uma colher de café de  carbonato de sódio (barrilha leve), e o tempo de revelação fica entre 30 e 60 segundos. 

Abraço

Agradeço, vou testar, passei o dia fazendo testes e mais testes ate chegar perto de conseguir.

Vou tentar esse tempo que vc me passou dps volto aqui para comentar.

obrigado.

Rogerio,

Como escrevi no começo, estes dados serviram pro meu caso, com certeza, outros colegas conseguirão bons resultados com valores diferentes, cada um terá que testar até achar os valores que funcionem para o seu sistema. 

Uma variável que tem muita influencia é a espessura da camada da tinta, procure aplicar da forma mais regular e fina possível, pois facilita a secagem e garante que a luz tenha o mesmo efeito em toda área aplicada na placa. Os melhores resultados são obtidos aplicando a tinta com uma tela de silk screen virgem e a secagem da tinta em estufa. Outro fator é o fotolito.

Abraço.

Concordo com o wiechert,

eu estou com lampada UV de 25W, da mesma marca. Ainda não fixei a distancia da lampada. Vou colocar a uns 8cm no pote de sorvete (obrigado wiechert). O tempo ainda está alto, 3 min. Minha ultima placa (ou seja a segunda) já ficou uns 80%. Já dá para usar mas quero me esmerar mais.

As vias e pads ficaram finos. Como vcs fazem essas soldas delicadas? do mesmo jeito ou tem algo especial?

Olá Sidney,

Geralmente os pads e vias estão no tamanho padrão usado pela indústria, e você deve usar uma broca com o diâmetro apenas o suficiente para que os terminais do componente passem pelo furo, sem muita folga, assim a área do pad para soldar fica maior.

Antes de soldar, passe um pouco de fluxo líquido sobre os pads e vias com um cotonete, de modo a facilitar a soldagem.

Use um bom soldador e solda de qualidade, o fluxo pode ser encontrado em casas de eletrônica, ou você mesmo pode comprar betume e misturar com álcool isopropílico, mas não use pasta de solda, que pode danificar a placa com o tempo. Depois de soldar todos os componentes, limpe a placa retirando o excesso de fluxo com álcool isopropílico.

Geralmente os pads e vias podem ser aumentados na configuração do programa editor de layout que você estiver usando.

Abraço.

Wiechert,

bons comentários. Eu já estava procurando a tal pasta. Vou olhar o fluxo e melhorar meu equipamento de solda. Sobre a solda, vc pode me dizer se existe alguma constituição melhor ou o estanho é padrão? Eu usei dois diferentes e acho que isso pode influenciar. 

Sidney,

Eu uso a solda das marcas BEST ou COBIX, do carretel azul, com 60/40 e fluxo, são as melhores para serviços em eletrônica.

Olha esta apostila da UNIFEI: link

Abraço.

 

 

RSS

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2020   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço