Informação

Pascal Lazarus

Grupo de estudos em linguagem Pascal.

Free-Pascal e Lazarus.

Membros: 6
Última atividade: 9 Jan, 2014

Fórum de discussão

Aprenda a recortar imagens usando bitmaps na memória

Iniciado por Almir Bispo dos S.Filho. Última resposta de Almir Bispo dos S.Filho 9 Jan, 2014. 1 Resposta

Sem descrição

Bibliografia

Iniciado por Alexandre 8 Jan, 2014. 0 Respostas

Vamos deixar aqui o que encontrarmos de bibliografia, manuais, livros e sites disponíveis, pra ajudar nos estudos.Vou começar com o Manual de Referência em Pascal: …Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Pascal Lazarus para adicionar comentários!

Comentário de Alexandre em 7 janeiro 2014 às 0:33

Também soube do Lázarus através do Almir, que me mostrou as possibilidades.

Conheci o Pascal há uns 5 anos, quando senti a necessidade de aprender programaćão, num livro sobre lógica de programaćão.

Usando free-pascal consegui fazer uma aplicaćãozinha pra calcular báskara e derivadas de equaćão de segundo grau, mas acabei largando por aí, porque foi uma época bem difícil pra mim, e tive que optar por me concentrar no terminal do Linux.

Mas a lógica do pascal posteriormente serviu de "base", pouco mais de um ano atras, quando comprei meu primeiro arduino e precisei me aprofundar um pouco em C. Pra minha surpresa, a lógica de C e Pascal são idênticas!

Agora chegou a hora de criar aplicaćões interativas, voltadas pro usuário.

A secretária da escola pública onde eu trabalho tem que digitar os mesmos dados a respeito dos alunos cerca de 8 vezes, em planilhas diferentes, e no sistema online da secretaria de des-educaćão - o GDAE. Trabalho burro, repetitivo, que está sempre atrasado e todo fim de ano a diretora espera que eu ajude a terminar.

Não é meu trabalho, não sou digitador, não sou funcionário de secretaria e nem obrigado a fazer, mas a questão principal é fazer a Diretoria da escola entender que computador não é máquina de escrever. Quem sabe assim eu consiga implantar na escola uma mentalidade diferente a respeito do ensino de informática para crianćas de baixa renda.

E ao mesmo tempo liberar as funcionárias para trabalhos mais importantes, aprender mais sobre programaćão e criar um aplicativo open-source para as escolas públicas que elimine o re-trabalho burocrático e burro.

A escola pública é minha cobaia, portanto.

Comentário de Wiechert em 6 janeiro 2014 às 19:23

Há muitos anos atrás, comecei a estudar de forma autodidata a linguagem Pascal em um computador MSX, era o final dos anos 80 e a internet ainda não tinha estourado por aqui, havia alguns BBS e redes discadas muito precárias. Anos depois tive alguma experiência com o Pascal orientado a objetos usando Delphi. Fiquei conhecendo o Lazarus através dos comentários do Almir Filho.

 

Membros (6)

 
 
 

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2017   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço