Boa noite grupo !

Primeira postagem nesse grupo, iniciante em Arduino (menos de 2 meses) e totalmente iniciante em eletrônica. Estou querendo comunicar 2 Arduinos Pro Mini, usando 2 módulos nRF24L01, como meus Pro Mini são 5v, para testes, resolvi utilizar 2 Arduinos UNO, que podem alimentar as nRF24L01 com os 3.3v requeridos.

Estou apanhando desde sexta feira, no início, eu nem conseguia compilar os sketches de exemplo, que apresentavam dezenas (centenas ?) de erros na própria biblioteca RF24-Master.

Depois que passei a utilizar a biblioteca RadioHead, acabaram os problemas de compilação, mas também não conseguí fazer a comunicação. Como pode ser observado na imagem abaixo, compilado, carregado, duas interfaces seriais abertas, mas nada acontece.

Na imagem acima, estou usando o exemplo ask (ask-receiver e ask_transmitter), da biblioteca Radio-Head.

Alguma ideia ? Alguma outra informação necessária para que se possa tentar me ajudar ?

Desde já obrigado !

Exibições: 1097

Respostas a este tópico

"Depois que passei a utilizar a biblioteca RadioHead, acabaram os problemas de compilação, mas também não conseguí fazer a comunicação. Como pode ser observado na imagem abaixo, compilado, carregado, duas interfaces seriais abertas, mas nada acontece."

Com a biblioteca Radio-Head, acabaram ALGUNS problemas de compilação, em vários sketches de exemplo os problemas de compilação continuam :(

Carlos,

    Como dito a algum tempo atras pelo grande mestre wiechert:" os nrf24l01 são excelentes radios, porem, todo suporte de bibliotecas é feito pela comunidade e não pelo fabricante."

    Logo, existem diversas bibliotecas pra trabalhar com eles, como a RadioHead, a Mirf, a Avrlib e por ai vai.

    Porem, as minhas duas favoritas são as RF24 e a RF24Network,  sendo a RF24 para quando preciso comunicar até no maximo 6 radios, e a RF24Network pra um numero acima disso.

    Te aconselho então a tentar usar essas bibliotecas e ir estudando os exemplos que já vem com elas,  por exemplo, junto da biblioteca RF24 vem um exemplo super legal chamado PINGPAIR,  ele permite que cada radio tanto possa emitir como receber mensagens ao mesmo tempo.

   O truque esta em abrir as bibliotecas e ir lendo linha a linha e vendo o que elas fazem,  eu por exemplo como tenho um ingles super mediano,  costumo traduzir os textos dos comentarios no google translator.

   Depois vou mudando os exemplos pra coisas minhas e vou aprendendo.

   Bem, tenta ai e fala os resultados,  tenta mudar a biblioteca ok.

Valeu Weider,

Obrigado pela dica. Assim que voltar a brincar com eles eu farei isso.

No momento estou ocupado com os ESP8266, e, por enquanto, meu tempo ainda é limitado.

Abrax...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço