Achei interessante, apesar de ser meio "propaganda" estou somente repassando.

 

William Antunes da Maia<ocoquinho@hotmail.com>



 
Olá pessoal,
boa tarde.
Como comentei com alguns membros no sábado antes do encontro do grupo eu participei do hands on dessa launch pad da Texas, o hands on foi muito construtivo e acredito ter valido cada centavo investido. A  placa é muito interessante também, ela é bastante parecida com a placa oficial vendida no site da arduino. Uma diferença entre os Microcontroladores presentes nas duas placas é que os MSP tem uma gama de periféricos muito grande, com funções que vão dos timmers até a sensores de temperatura internos ao MCU (microcontrolador), fica ai a dica : http://www.techtraining.eng.br/emailmkt/curso_msp/msp.html
O "professor" que ministra o Hands on foi meu professor no CAI do Senai, hoje ele dá aulas na universidade são judas e ministra estes seminários da texas, o cara é bom !
Para quem gosta de microcontroladores tá ai uma boa oportunidade.

Exibições: 964

Respostas a este tópico

Excelente contribuição...

No instituto federal fluminense em quissama, RJ iniciamos um grupo com um prof. de informatica e um de automação para começar a explorar o lauch pad.

abraços

Faz um tempo que postei e ainda mais tempo que esse Hands se foi, mas a Techtrainig tem diversos cursos e ainda mais Hands-on estou com minha launch pad empoeirando faz um tempo =/ mas estou para resolver este problema, este fim de semana estava caçando tudo oq era necessário para instalar o mspgcc no meu ubuntu e estou prestes a dar um start nas novas brincadeiras =D ...

Existe já muito material para a placa na net e a Texas está investindo pesado em propagandas para que esta se torne um "arduino" no futuro e me arrisco dizer que pode chegar se não perto á um patamar de respeito visto o número de pessoas já ingressando e interessadas no assunto...

Quando eu começar a brincar com ela posto aqui alguns resultados !

Ola William, Desepoerou sua launchpad?

Eu tenho aqui uma tb e ja instalei as ferramentas dela no ubuntu 12.04. Caso queira conversar, me procure.

Wagner

Fala Wagner!

Sim... já fiz algumas brincadeiras com ela... não tanto quanto queria ... encontrei algum material de como usar o GCC para a Launchpad no Linux... já testei e vi alguns leds piscarem .... em contra proposta fiz uma ide toda funcional com Eclipse + GCC no windows .. apresentei no ESC... mas no Linux ainda não o fiz ... se tiver algum material será MUITO bem vindo!
=D

E vc?
Tem feito oq de bom com a sua?
Já deu uma olhada nos boosterpacks que a Texas lançou?

bom dia, desculpe a demora na resposta, entao. eu não consegui vir a comunicacao da placa com meu ubuntu e não mexi no fw dela. instalei o compilador, mas nao sei ainda como usa-la por falta de documentacao suficiente para entender o msp430. Eu estava pensando na possibilidade de aprender com alguem um pouco mais esperiente e escrever um blog ou um manual passo-a-passo para usar a launchpad no ubuntu, mas estou esperando a nova versao ficar num estagio pre lançamento para gerar essa "documentação" para quando o ubuntu novo 12.10 sair, já ter no ar como iniciar com a launchpad.

Vi as boosterpacks pelo msp430oh e pelo site da texas, mas falta coragem para investir, estou pensando em montar um relogio binario BCD (como o da thinkGeek) mas ainda não decidi se vou usar a launchad para isso.

Eu acho o eclipse pesaderrrimo, seja no windows como no linux, estou partindo para uma outra abordagem menos ortodoxa como usar o geany ou o Code::Blocks que tem uma cara melhor. (estes programas tem versao para Windows e são bem leves)

o Code::Blocks tem um sistema de assistentes que me deixou beem impressionado, mas nao sei ao certo ainda como adequa-lo a ideia da launchpad, só acho que não existe um grupo organizado para tal empreitada com o mspgcc.

Tens msn ou skype?

Wagner, boa tarde.

Queria que explicasse a frase:

"mas nao sei ainda como usa-la por falta de documentacao suficiente para entender o msp430"

Você procurou algo no site da texas?
Procurou algum treinamento oficial como o Hands on citado nesta conversa?

Entrou em contato com alguém da Texas para pedir algum suporte?

Procurou algum fórum oficial da Texas?

Explique oque queria dizer com a frase, talvez eu possa te mostrar alguma coisa ...

Boa tarde,

baixei muita coisa diferente, mas muito pouco sobre usar a launchpad sob o ponto de vista do linux, o hands on é baseado numa outra placa mais cara, no fim hoje de manha, minha busca pelo santo graal começou a retornar coisas mais interessantes em relacao ao mspgcc, (embora neste momento eu desejaria aprender pelo menos um pouco de assembler sem usar o IAR ou o CCS (que são bem caros) e meus pedidos para a licença de teste não deram o resultado que eu esperava (pedido negado)

Para começar, instalando a launchpad no Ubuntu 12.04

http://sergioprado.org/trabalhando-com-o-msp430-no-linux/

Um segundo tutorial de launchpad no linux (que caiu do céu) chegou tb

http://dbindner.freeshell.org/msp430/#_prepping_for_the_msp430

e fora da documentação um pouco confusa do mspgcc eu achei uma coisa que alegrou o meu fim de semana:


You can use GCC to build assembly language programs, as well as C language ones. If the extension of your assembly language file is '.s', the following command will assemble it:


$ msp430-gcc -D_GNU_ASSEMBLER_ -x assembler-with-cpp -c f.s -o f.o [options]

If the extension of your assembly language file is '.S', following command will assembl it:


$ msp430-gcc -D_GNU_ASSEMBLER_ -c file.s -o file.o [options

e para completar, este link foi o mais interessante sobre o meu problema com linux, a falta de documentacao relativa ao uso com linux, Este docuento forneceu dicas sobre a conversao de programas do CCS para o mspgcc.

http://wiki.noccylabs.info/wiki/Msp:Converting_CCS_to_GCC

Sobre mostrar algo, é mais o que eu consegui coletar sobre o linux e a launchpad, ja compartilhei acima o que eu encontrei pq talvez possa ser útil.

eu participo do fórum da Texas no google, mas não sou de postar nada lá por vergonha de ficar parecendo um preguiçoso que quer tudo na mão, por isso só postarei quando tiver duvidas especificas sobre uma sintaxe ou outra coisa que não esta dando certo.

sobre a frase que deseja saber sobre falta de documentação, eu me fui muito genérico realmente e peço desculpas por causar uma má impressão.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço