Técnicos Mecatrônicos, e Engenheiros Mecatrônicos: profissionais pouco conhecidos?

Senhores, eu sou técnico mecatrônico formado, agora fazendo estágio, começo a perceber uma coisa que eu e muitos amigos já desconfiávamos: os "mecatrônicos" são pouco conhecidos, bom, pelo menos na região metropolitana de Belo Horizonte, MG. Eu por exemplo, sou contratado como projetista elétrico; e pelo que discuto com amigos, nas empresas em que trabalham também mecatrônicos representam "mistério". E por esta região, engenharia mecatrônica só existe em uma faculdade, havendo alguns cursos de tecnólogos em mecatrônica em outras, enquanto nas outras faculdades é comum elétrica, mecânica, e eletrônica.

É claro que há empresas mais modernas em que o mecatrônico é reconhecido com tal.

Com o avanço da tecnologia se fez preciso a criação de funcionários capacitados a trabalhar com eletrônica e mecânica (automação geral), agora se faz necessária uma melhor divulgação, bom pelo menos na minha opinião.

Sem mais delongas, senhores, técnicos, engenheiros e estudantes da área, o que sabem e acham a respeito? O que já vivenciaram? Onde os senhores trabalham e estudam acontece o mesmo que aqui?

 

Abraços a todos, 

Guilherme R. da Cruz

Técnico Mecatrônico

(exercendo a função de projetista de bancos de capacitores automáticos).

Exibições: 3121

Respostas a este tópico

Olá Guilherme,

Estou no meio do curso de Engenharia de Controle e Automação (quando entrei ainda era Engenharia Mecatrônica, mas depois a universidade mudou o nome e parte da grade). Concordo com você no que disse, mas sabemos que essa profissão é recente então ainda acho isso normal. E outra: mecatrônica realmente é um curso que envolve vários outros cursos, então é normal que um tecnico ou engenheiro mecatrônico acabe por vez ou outra assumindo um cargo com outro nome.

Moro em Manaus-AM, e aqui também é assim. Muitas empresas do Polo industrial abrem vagas para um certo curso, mas abacam admitindo mecatrônicos. Outras ja deixam explicito as vagas para mecatrônica.

Acredito que por ser relativamente nova ainda esteja ganhando seu espaço, e não vejo isso que acontece como um problema.

 

Abraços do Marcelo!

Sou estudante de Mecatrônica

 

Aqui em São Paulo SP, o que observei . . .  temos divulgação de  vagas para "Mecatronicos" já outras empresas... mencionam as vagas para somente alguma area especifica. Como por exemplo eletrônica, então entre os entre linhas vem: é desejavel conhecimento em mecanica, microcontroladores, programação etc etc etc.

Mas as vagas mais divulgadas geralmente são especificas: eletrônica, mecanica pneumatica hidraulica como sendo  separado dependendo do foco de trabalho da própria empresa.

 

Por favor, não interprete o que mencionei acima como regra, mas somente o que percebi por aqui, mas não costumo procurar trabalhos na area constantemente portanto posso estar equivocado.

Caros boa tarde alguém consegue fazer esta esteira no teto deste restaurante que aparece neste video ?http://www.youtube.com/watch?v=kUXOrTqYvdg

Também sou estudante da área...

Como o nosso amigo Guilherme falou, o curso Mecatrônica é relativamente novo. Antigamente quem cuidava dessa área era o profissional em Eletrônica. Outra questão também é que, na maioria das vezes, apenas grandes empresas, como indústrias, têm a real necessidade de um técnico em Mecatrônica, e já como nosso curso é bem versátil, nós conseguimos desempenhar um bom papel nas áreas de eltrônica, mecânica e informática, até um certo ponto é claro.

Boa Noite,

Meu nome é Anderson e moro em Uberlândia MG, curso o 5º período de Engenharia de Controle e Automação, na FPU - Faculdade Politécnica de Uberlândia. Antes o curso era conhecido como Mecatrônica, a única diferença é a base do curso, uns focam na mecânica enquanto outros focam mais na eletrônica, porém o curso é reconhecido pelo MEC como Controle e Automação e na verdade não difere muito se falamos Mecatrônica ou Controle e Automação. Na prática os dois profissionais formados, executam a mesma função. Aqui na  minha cidade o curso é bem reconhecido mas há uma grande dificuldade de se posicionar no mercado de trabalho mesmo no estágio. Por ser um curso bem atual, há uma grande vantagem, para nós estudantes e futuros engenheiros, possui um mercado de trabalho bem promissor. Por haver uma grande necessidade e haver um déficit de engenheiros no Brasil, os Engenheiros Mecatrônicos acabam sendo contratados para executarem outras funções. Mas ao meu ver isso deve ser evitado, devemos dar força a nossa área de formação.

Sim meu caro, eu também sou estudante técnico em mecatrônica. Moro no Rio de Janeiro e estou passando um sufoco para conseguir um estagio de mecatrônica. No ano que vem vou incluir na minha grade curricular o curso de automação pra ver se aumenta o meu campo e as minhas chances de conseguir um bom emprego.

Concordo com você e acho que devemos divulgar mais a nossa profissão.

Abraços

Vivivane Olimpio

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço