Caros,

Eu me pergunto muitas vezes, se algumas das máquinas que se apresentam ou são classificadas como moto-perpétuo e energia free são, de fato, uma aberração às leis da física ou se na verdade, são contradições a algumas teorias científicas. Coloco isto meio como advogado do diabo, pois filosoficamente, há uma clara, mas não óbvia, distinção entre leis, que na ciência são poucas, e teorias, que comportam a grande maioria do nosso conhecimento natural.

Em síntese, a primeira é inviolável e a segunda não. Sendo assim, a teoria é aquela "quase lei", que fica no limiar do nosso conhecimento, e que como tal, pode ser detonada por uma nova observação de um fenômeno natural qualquer, antes não elaborado ou não compreendido pela perspectiva racional vigente.

Sendo assim, dentro das fronteiras da ciência e das tecnologias derivadas, o magnetismo, como o próprio Ênio já colocou, é uma dessas áreas de conhecimento em que se deve tomar muito cuidado em estigmatizar algumas "propostas" como moto-contínuo, inviabilizando no meio acadêmico uma abordagem verdadeiramente científica, visto que, no meu entender, neste campo o nosso domínio ainda é primário.

Para exemplificar o que coloco, vejo um grande desafio em explicar os fenômenos físicos que envolvem um experimento simples, denominado "Gaussian Gun" ou "arma gaussiana".

Para quem não conhece essa coisinha linda e intrigante, vai um vídeo do u-tube:

Alguns já classificam este fenômeno como paradoxo da aceleração magnética. Vejam outra demonstração interessante:

Para mim, por analogia, quando se observa estes eventos poderíamos dizer que há, de certa forma, uma energia potencial (magnética) que está "acumulada" no imã. Então, se esta inferência for validada, cada imã se comportaria como uma "bateria" magnética e sendo assim, para efeito de coerência com os princípios de conservação conhecidos, esse potencial "gaussiano" deveria decair em cada simulação do experimento. Para tanto, e pra dificultar, suspeito também que o arranjo físico dos elementos, estas "baterias magnéticas", assume grande importância em como o mecanismo de transformação da energia magnética para cinética se dará. Em suma, não bastaria arranjar de qualquer maneira os elementos e crer que o evento de transformação energética se repetirá. Há de se achar a conformação ideal para que a energia magnética se transforme em energia cinética, através de um mecanismo bem engendrado. 

Um destes arranjos criativos e que creio, pouco explorado na eficientização de motores eletromagnéticos ou mesmo na inovação para ruptura do padrão tecnológica dos próprios é o "halbach array".

Sobre este arranjo, há uma panacéia de experimentos simples, mas não simplórios, e que não deixam dúvidas da capacidade criativa humana, mas também de nossa capacidade refratária sobre novas abordagens. Então, para colorir o assunto, outra maluquice, agora baseada no hallbach array:

Ainda neste campo do magnetismo, há bem pouco tempo, um dos dogmas era que o imã, no que tange ao campo magnético observado, era indivisível, ou seja, por mais que se partisse um ao meio, as partes resultantes sempre teriam um pólo norte e um pólo sul.

Bem, ao que parece esse dogma caiu por terra, o que confirma que em matéria científica, a única regra que se pode levar a sério é de que dogmas não combinam com ciência!

Para maiores detalhes, um artigo sobre monopólos magnéticos:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=m...

Finalizando, no frigir dos ovos, eu ainda prefiro acreditar, com fé, que para um garagista que se preze, o impossível é somente uma questão de opinião.

Está difícil de convencer os outros? Vai pra garagem e faz!

[]s

Paulo Ganns

Exibições: 2316

Respostas a este tópico

Com certeza não passa nem perto de moto perpetuo !

Se vc fizer uma rampinha com variações de inclinação o objeto terá o mesmo comportamento , mas como a rampa é visivel , vc não vai achar nada de mais. A energia potencial da altura da rampa foi convertida em cinetica , causando o movimento.

Intuitivamente vc sabe o resultado.

O experimento com os magnetos é o mesmo , só que a rampa é magnética , invisível , o olho incauto , não enxerga a rampa magnética e acredita que a energia é criada do nada , pois aparentemente o objeto pode até subir uma pequena rampa mecanica , mas na verdade está descendo outra maiior , só que magnética.

É só tentar colocar de volta o magneto que rola, de volta no ponto inicial , sem gastar energia , que vc verá que não funciona , pois para voltar para a posição inicial ele tem que subir a rampa magnetica !

MITO DETONADO !

vejam  o mesmo esperimento por outro angulo

A bolinha dourada é o magneto , as cromadas são de ferro ou aço não magnetizado.

O campo magnetico é forte perto da bolinha dourada , mas fraco no outro extremo de onde partirá a bolinha veloz.

Quando a bolinha lenta é lançada conta o magneto , ao se aproximar deste , acelera violentamente , devido ao forte campo magnetico perto da bolinha dourada.Ao colidir com o sistema , transfere por colisão elastica sua energia cinetica que absorveu do magneto para a bolinha com a ligação fraca na outra ponta , que sai em disparada.

A energia total se mantém , pois antes havia um desbalanceamento do campo magnetico e agora não há mais.

A energia potencial armazenada no campo magnético se transformou em energia cinetica , da mesma maneira que se fizessemos o experimento com uma mola e um gatilho. A energia potencial armazenada na mola empurraria a bolinha do mesmo jeito que a bolinha magnetizada o fez.

A ilusão de que se gerou energia do nada é porque não podemos VER o campo magnetico.

Se as bolinhas forem da mesma cor , então a ilusão é ainda maior , pois a aparencia antes e depois do conjunto de bolinhas paradas é o mesmo , e o cérebro acredita que houve criação de energia , pois não considera o campo magnetico antes e depois da colisão.

Observe neste experimento , na segunda colisão , com a bolinha dourada (magneto) no meio , não funciona , a bolinha da ponta não sai em disparada !

MITO DETONADO !

não sei se seria para o mesmo post.

mas podem me dizer o que acham desses dois videos?

Ha ha ha ha , os caras são mesmo criativos !

E o problema de energia do mundo foi resolvido por um circuito fechado de elétrons gerados por uma bobina de um isqueiro! Já vou ali ligar a fase na terra. hehehe

mas tem alguma explicação possivel pra isso que eles fazem? ou eh completamente absurdo?

um truque! Capacitores ou baterias embutidas, um buraco na mesa com um fio escondido, efeito especial no vídeo, enfim, as possibilidades são muitas, mas definitivamente esses caras são sérios candidatos a mágicos de festa de aniversário!

é, infelizmente apenas um truque....

seria interessante.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço