Boa Tarde, então estou a tempos procurando pelo menos o circuito eletronico de um DCC, para as locomotivas de ferreomodelismo , ou algo parecido para ter uma ideia para montar algo parecido, unica coisa que sei , que usam o 60Hz, como portadora, agora que tipo de modulação fazem , isso que seria a minha duvida, se facil fazer com  circuitos discretos , ou existe um circuito dedicado que faça isso, era bom saber para acabar com monopolio de poucos que fazem esse circuito...

Exibições: 804

Respostas a este tópico

Aqui tem as normas que definem o funcionamento do DCC é fácil implementar o protocolo com um Arduino .
O hardware também é super simples 1fonte de tensão e 4 FETs em ponte , para gerar o sinal bipolar
http://www.nmra.org/standards/DCC/standards_rps/DCCStds.html
Este cara postou algumas idéias de como implementar um DCC Decoder
http://dcctrains.netne.net/Dcc%20Decoder_eng.html
Sérgio , não tem portadora nem modulação nenhuma no trilho !
A alimentação muda alternadamente de +12V para -12V em alta frequencia , dentro da locomotiva é retificada em onda completa e vira fonte para a eletrônica e motor da loco.
As inversões da alimentação são o sinal digital , que deve ser decodificao sob a forma de comandos endereçados a cada locomotiva.
Para jogar este sinal no trilho vc precisa de uma fonte de 12V e uma ponte com 4 FETs que invertem a polaridade dos trilhos conforme o protocolo de comunicação , que é gerado por um microcontrolador (Arduino)

Pode-se usar um modulo motor shield (com o mesmo L298) que possui 2 pontes H, e saida para 2 motores, que que a saida dos motores será usada para o sinal codificado para cada trilho. Um dos trilhos funciona como principal e o outro como programa. Pode-se usar a combinação arduino UNO e Motor shield ou Ard mega 2560 e

motor shield.  Mais info em https://sites.google.com/site/dccppsite/the-system

Programas e configurações em https://github.com/DccPlusPlus

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço