Bom dia pessoal,

Tive um problema que alguns colegas relataram aqui com o meu ESP, o problema é que o modulo depois de um tempo perdia a conexão Wi Fi e deixava de enviar informação, percebi que bastava reiniciar a fonte e novamente voltava a normalidade, o que me levou a conclusão que o mesmo deveria entrar em modo de hibernação, já que fonte e demais coisas estavam normais, e não perdia nada da programação.

Lendo a folha de dados que já compartilhei aqui com todos no meu Google Drive, recorri a parte do retângulo que tem o titulo ESP8266 CORE.

Nesta parte, se explica como fazer o ESP hibernar, bem como acordar, modo este muito útil em aplicações onde se requer economia de energia.

Percebi que colocando o pino 16 via um resistor de 470 ohms no GND, o ESP hiberna, e ao retirar, ele acorda, sem perder nenhum dado, também vi a explicação de que o pino 16 (Wakeup) é responsável por mater o ESP acordado se estiver no estado LOW, e ainda vi que o pino GPIO 0, que apenas colocamos no GND para entrar no modo programação, e depois o deixamos flutuando, segundo o fabricante tem dois modos, GND programação e Vcc Run, o que significaria que se não esta em programação devera estar HIGH, e não flutuar.

Como minha intenção não é que ele hiberne, e sim que nunca o faça, decidi o seguinte:

Coloquei o pino 16 Wakeup através de uma R de 470 ligado no GND, o pino esta em LOW, e liguei o GPIO 0 no Vcc Run, desta forma o ESP não dormiu mais até o presente.

Eu creio que fz todo sentido olhando a folha do fabricante, e estou fazendo meus testes e tratarei de atualizar aqui caso volte a ter o problema mesmo com esta configuração, se alguém quiser fazer o mesmo faça por sua conta e risco, já que estou baseando tudo em meu conhecimento e minha responsabilidade, embora não vejo inconveniente algum.

Embora o documento esta compartilhado aqui na pagina corresponde a documentação segue o link para baixar do meu Google Drive.

https://drive.google.com/file/d/0B71RPmv45vX6UWR6eHNJMU1hWXc/view?u...

Abs.

Exibições: 3911

Respostas a este tópico

Ótima informação !

Ainda não cheguei a esse ponto - Ter uma aplicação rodando a tanto tempo que passe a hibernar - Mas, certamente, eu iria esbarrar nesse problema, mais cedo ou mais tarde.

Abrax...

Com certeza! por isso digo sempre, que entre todos estamos fazendo laboratório de pesquisa, mas compartilhando com todos, o que é bom claro.

Abs.

Obrigado por compartilhar Carlos, mas pude perceber que esse lance do pino 16 ser ligado ao GND com um resistor é pra ESP-12, correto?

Eu ainda estou engatinhando com o ESP-01 e não há pino 16 nele. Vou ver se acho alguma coisa referente a hibernação do módulo ESP-01

Mas fiquei aqui pensando: hibernar quando a plaquinha está sem uso há algum tempo, tudo bem, até entendo que isso serviria pra poupar energia. Mas entrar em hibernação de repente, enquanto o ESP8266 ainda está sendo usada, isso não me soa correto. Não faz sentido hibernar. Pois é isso que está ocorrendo comigo: meu sketch está programado pra enviar dados a cada 60 segundos e, após algumas horas funcionando de repente, ele hiberna, mesmo sabendo que as solicitações vinham sendo feitas a cada 60 segundos até aquele momento.

Mas estamos aprendendo ainda, precisamos entender melhor essa questão de confiabilidade/estabilidade e sanar definitivamente esse problema

Noticia triste, meu saiu do ar mesmo tendo feito isso que o Carlos passou. Liguei de manhã e até o almoço já estava off.

Uma pena, aqui segue funcionando, mas se em um não deu certo.... Esse não deve ser o caminho, grande problema para seguir investigando até resolver.

Abs.

No meu caso, o ESP8266 está desde +/-18hs de ontem até o momento, isto é, já fazem cerca de 19horas que não entrou em hibernação, mas eu não apliquei nenhuma técnica pra manter acordado.

Porém já houve situação em que em menos de 3h o ESP8266 hibernou. Já houve situação que ficou mais de 24hs sem hibernar. Até o momento não consegui perceber nenhum padrão aparente pro módulo hibernar, isto é, pra mim está parecendo muito errático, hiberna conforme seu próprio "humor"

Por hora, o que tem me salvado é o relé que foi instalado pra cortar temporariamente a energia e logo em seguida voltar a alimentar o módulo.

Adilson,

Para tirar uma duvida, por favor faça o seguinte, quando ele dormir, ( Perder a comunicação, ou seja lá o que for) coloque o fio RST com um R de 470 ohms a massa (GND) por um segundo e veja se volta ao normal, ou seja, se pisca o led azul quando da o RST, se  conecta novamente normal.

Abs.

Oi ihmugo,

Realmente não tem o  pino 16 igual ao -12, mas veja este documento, vou analisar mais tarde porque estou no trabalho e aproveitei a parada para almoço, mas compartilho aqui, parece ser interessante pelo pouco eu li existe modos de dormir e acordar também, talvez por default ele venha para dormir depois de x tempo.

Segue link para baixar no meu Google Drive.

https://drive.google.com/file/d/0B71RPmv45vX6a2h2WlJGLTZpbTg/view?u...

Abs.

obrigado Carlos, vamos lendo e juntando informações. Quem sabe uma hora chegamos a uma solução.

De nada ihmugo,

Acho que é por ai, a gente chega lá como sempre.

Abs.

Bom turma,

Para participar do teste, enquanto não tenho nada melhor para usar, coloquei um módulo ESP8266-01 no "ar", conectei à minha rede Wi-Fi, e coloquei o meu computador fazendo um "ataque" de ping nele.

Toda a configuração do ESP8266 foi feita com comandos AT.

O teste começou às 16:12, depois vou pstando os resultados.

Abrax...

Ótimo!

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço