Depois de muito ter ouvido falar sobre este motor vi um anuncio comercial a respeito de um produto utilizando o princípio (Link AQUI), esta sendo fabricado na Holanda, se dá certo lá será que não daria certo aqui tb ?

Afinal temos mas sol do que os holandeses. A idéia é converter o calor do sol diretamente em energia, e armazenar o calor restante em forma de agua aquecida para uso doméstico.

 

 

 

 

O fabricante é a REMEHA, proponho a discussão deste tema para que os colegas que conheçam algo  sobre esse assunto exponham para nós.

 

Abraços

 

 

 

 

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Respostas a este tópico

Não conheço muita coisa sobre isso, mas sou um entusiasta de motores. A idéia do principio desse motor é muito legal... Acho que poderia dar muito certo aqui no Brasil, sim!

Mas uma duvida: se no proprio post da wikipedia diz "Teoricamente, o motor Stirling é uma máquina térmica o mais eficiente possível. Alguns protótipos construídos pela empresa holandesa Phillips nos anos 50 e 60 chegaram a índices de 45%, superando facilmente os motores a gasolina, diesel e as máquinas a vapor (eficiência entre 20% e 30%)."

 

Porque não vemos esses motores por ai, ja que é mais eficiente que o proprio motor 4 tempos (ciclo de Otto) a gasolina ou o motor a diesel que são a grande maioria??

 

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Olá Marcelo.

 

O grande lance deste motor é que pode funcionar sem a queima de combustivel, ele utiliza combustão externa, No caso do da REMEHA, utiliza calor solar.

 

A diferença de temperatura entre o coletor solar e e água encanada,  dilata e retrai o gas da camara de "combustão" fazendo com que o motor rode gerando energia elétrica.

 

A conversão calor - movimento - eletrecidade, e feita por um gerador.

 

Como resultado do processo temos agua aquecida que pode ser utilizada para uso doméstico como é feita com os tradicionais painéis solares para aquecimento da água.

 

 

Refiro-me ao Brasil, pelo fato de termos muito sol quente, região equatorial.

 

 

Abraços

Oi Joe,

 

Entendi o funcionamento do motor, so não entendo que se desde os anos 50 protótipos alcançaram eficiencia muito superior que motores a gasolina Porque não vemos motores stirling em fabricas, por exemplo? acho estranho...será que nenhum protótipo saiu confiável ou com resultado de performance satisfatório suficiente, ou ainda economicamente viável? deve ter alguma barreira da 'indústria do petroleo' por trás disso. heheheh

 

Existem ainda outros motores que utilizam a mesma gasolina dos motores convencionais de 4 tempos, mas que são muito mais eficientes. O Senhor deve conhecer um exemplo, como o motor triangular. Outros tantos existem, mas a maioria são apenas princípios teóricos ainda sem um prototipo pronto ou de qualidade.

 

Abraços do Marcelo!

Oi Marcelo,

sou novo no site, mas vai uma explicação que li a respeito do motor stirling: a sua maneira de construção não permite um controle de  seu controle de velocidade como o dos motores de combustão interna. Mas é muito aplicavél a energia auternativa.

abraço

 

 

 

Olá Marcelo

 

Pois é ! porque algo tão simples e eficiente fica no papel por tantos anos..., isto aconteceu tb com a tubina a vapor (jato) foi inventada durante o império romano, mas não despertou interesse na época, a mão de obra escrava era o grande negócio.

 

O carro elétrico ja é realidade em Los Angeles (E.U.A) e em Pequim (CHINA) nos taxis,  Vi a pouco tempo atrás o presidente de uma grande fabrica de automóveis dizendo numa entrevista que o que impedia a industrialização massiva de carros elétricos eram os impostos vindos da industria do petróleo dos quais os políticos não querem abrir mão.

 

Mas há luz no fim do túnel, na Europa a Alemanha esta tomando a liderença e já esta reduzindo os impostos sobre o carro elétrico. Aqui pelas américas os politicos ainda preferem queimar o planeta e se afogar na fumaça.

 

Voltando ao motor, talvez a dificuldade esteja no custo do gás ideal e na isolação térmica entre as cameras de compressão/descompresão. Não entendo de motores minha especialidade é Telecom mas as vezes me da vontade de montar um na garagem modificando um compressor de geladeira e adaptando  um dinâmo de bicicleta...rsrsrsr

 

abraços

 

 

 

.

Tenho "flertado" com motores Stirling a alguns anos, minha idéia é, com eles, coletores eólicos e qq forma que possa mover um eixo, comprimir ar. Ar comprimido é usado em grandes máquinas pelo mundo, mas usando compressores elétricos!

Olá Johnny

Os motores Stirling, são uma grande promessa para o futuro, imagine um colocado na lua , um pistão na sombra outro no sol, movimento   perpetúo...rsrsrs

No site abaixo há uma matéria interessante

http://news.cnet.com/8301-11128_3-10439709-54.html

abços

Ola Joe, sou novo aqui e também tenho uma queda por Stirlings!

Também ja tinha pensado em usar um motor stirling solar no espaço e uns caras la da NASA também ja quiseram usar, so que com energia nuclear:

https://www.youtube.com/watch?v=P1FwrDZKfKk

abraços

Olá Arthur

Até incorporei ai...muito bom !

Olá Pessoal !

Há tempos, que não passava por aqui, confesso que fiquei surpreso com o no. de exibições, afinal ninguém vive só do Arduino rsrsrs...

Em tempos de energia cara, acredito que este assunto voltará a tona,  a pouco tempo um amigo procurou-me para falarmos sobre células de combustíveis em automóveis, ele converte energia elétrica da bateria em hidrogênio através de um processo de eletrolise, e injeta o hidrogênio na câmara de combustão pela entrada de ar.

A princípio creio que é trocar 6 por meia dúzia pois a energia adicionada a queima do combustível fóssil pela queima do hidrogênio é irrisória, e não compensa a energia gasta para carregar a bateria. Bem é o meu ponto de vista não fiz nenhum estudo aprofundado para certifica-me da viabilidade do processo.

Alguém já fez ?

Acredito que uma boa idéia seria converter o calor do motor de combustão em eletricidade via um motor de stirling, quebrar a molécula de agua por eletrólise e queimar o hidrogênio na camera de combustão, ai sim teriamos algum lucro !

Mais sobre o motor de  Stirling aqui abaixo:


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