Discussão sobre a Idéia:

Walmir Paiva : "Equipamento para monitoramento de vazão de água residencial. Um sensor de vazão, um circuito com transmissão via rádio, alimentação de energia pelo próprio fluxo da água, software para comparação de parâmetros, tudo isso em uma caixinha de pvc que pudesse ser instalada por um encanador comum. Uma utilidade prática: avisar ao proprietário  ou a um sistema de domótica que a vazão da água, por exemplo na saída do medidor da concessionária, está maior do que deveria alertando para possíveis vazamentos ou consumo exagerado. Outra utilidade: associado com uma válvula microcontrolada, controlar o consumo de água para irrigação automatizada."

Exibições: 533

Respostas a este tópico

O sistema de vazão é uma ótima idéia, só tem que ver como se comportará se ficar um longo período inativo, supondo que deve utilizar baterias. Outra coisa, como faria para saber que ninguém está utilizando água no local? pensa em apenas o relatório de fluxo? Se tiver como identificar vazamentos, pode impedir o fluxo de água.
Pensei em algo "escravo', sendo um periférico fazendo a leitura do fluxo e enviando um relatório para tratamento num soft, a decisão sobre esses dados ficaria a cargo do sistema central da casa (no caso de una residência "domotizada") ou do próprio usuário. A decisão de reduzir, aumentar ou cortar o fluxo pode ser implementada posteriormente em outro equipamento tipo válvula acionada a distância ou incorporada no medidor de fluxo, mas aí a coisa se complica um pouco, mas podemos dividir e construir por etapas.
É, se for escravo você vai ter sempre que requisitar o estado, achava melhor você estipular períodos e mandar a informação de acordo com o período(no sistema central da casa pode tratar como uma interrupção de acordo com o tipo de comunicação, recomento rs485 pelas distâncias que pode encontrar) e no soft você faz a análise dos dados coletados. Já viu aqueles medidores de fluxo por indução, sem nada introduzido no tubo?, nesse caso você não precisaria por exemplo substituir uma tubulação existente,poderia adaptar por fora do tubo...(mas isso supondo alimentação externa) acho que ficaria mais fácil para adaptar "tudo em um", uma válvula automática com sensor de fluxo na saída.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço