Arduino - Códigos+Projetos

Informação

Arduino - Códigos+Projetos

Grupo para criar um repositório de códigos e projetos utilizando Arduino. Facilitando a busca e centralização para todos os interessados em desenvolver, aprender e ensinar essa maravilhosa plataforma de prototipagem eletrônica open-source.

Membros: 775
Última atividade: quarta-feira

Definição (Retirado da página Arduino Playgroung)

O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. É destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.O Arduino pode sentir o estado do ambiente que o cerca por meio da recepção de sinais de sensores e pode interagir com os seus arredores, controlando luzes, motores e outros atuadores. O microcontrolador na placa é programado com a linguagem de programação Arduino, baseada na linguagem Wiring, e o ambiente de desenvolvimento Arduino, baseado no ambiente Processing. Os projetos desenvolvidos com o Arduino podem ser autônomos ou podem comunicar-se com um computador para a realização da tarefa, com uso de software específico (ex: Flash, Processing, MaxMSP).As placas podem ser construídas de forma caseira (manualmente) ou adquiridas já montadas e o software pode ser baixado gratuitamente. O projeto do hardware (arquivos de CAD) está disponível sob licença open-source e você é livre para adaptá-lo para as suas necessidades.O Arduino recebeu uma menção honrosa na categoria Comunidades Digitais do prêmio Ars Electronica Prix do ano de 2006.A equipe de concepção do Arduino é formada por: Massimo Banzi, David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis. Créditos.

Fórum de discussão

Consultando Webserver-Site utilizando Rede GSM com Arduino+Shield SIM900

Iniciado por Cesar Augusto 30 Abr. 0 Respostas

Boa noite pessoal. Estou trabalhando em um projeto onde preciso realizar consultas em um Web Server (site). Este projeto funcionava muito bem, porém ele foi paralizado, onde o estou retomando.Já…Continuar

Tags: PHP, GET, Arduino, SIM900, Webserver

Como parar uma interrupção externa temporariamente?

Iniciado por Rafael Poletti. Última resposta de Daniel Amorim 9 Abr. 9 Respostas

Bom dia garagistas!Pessoal por gentileza, estou desenvolvendo um projeto de grande importância para mim onde eu utilizo a interrupção externa zero (e futuramente utilizarei a 1 também), porém…Continuar

Arduino + ENC28J60 + servidor?

Iniciado por Pedro Otávio Mariano Perucelo 5 Abr. 0 Respostas

Amigos estou com uma dúvida, consegui achar uma biblioteca para Arduino com o ENC28J60, e após fazzer a programação reparei que quando utilizava ele como servidor e inseria códigos HTML nele, percebi…Continuar

Problema com temporização

Iniciado por Gustavo de Oliveira Ferreira. Última resposta de Wladyslaw Jan Szkruc 23 Nov, 2018. 2 Respostas

Olá amigos, Sou novo aqui, comecei recentemente a utilizar arduino para um projeto, mas tem algo que quero fazer ainda, já tentei de várias formas e não consigo e gostaria da ajuda de vcs pra…Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Arduino - Códigos+Projetos para adicionar comentários!

Comentário de Jamerson de Souza Martins quarta-feira

Boa noite pessoal 

Se alguém puder me ajudar

Estou procurando um código para Arduino para controle de QTA seria para controle de gerador.

Se alguém souber de um ou onde posso encontrar agradeço 

Comentário de Gabriel Marques Bandeira em 9 julho 2019 às 11:26

Acredito que uma opção é você ter uma variável contendo a velocidade das rodas (0 até 255) que você aumenta ou diminui ao apertar o botão e utilizar essa variável na hora de mandar pros motores.

Na hora de ler o botão você poderia fazer o que chamamos de debounce, ou seja, ao ler que o botão foi pressionado, esperamos um tempo (20 milisegundos, por exemplo) e depois conferimos se ele realmente está apertado ou se não está. Se ele não estiver, provavelmente foi só uma flutuação do sensor. Se ele estiver, pode aumentar ou diminuir a velocidade.

int getDigitalReading(int port) {

    if (digitalRead(port) == HIGH) {

        delay(20);

        if (digitalRead(port) == HIGH) {

            return HIGH;

        }

    }

    return LOW;

}

Depois de conferir o debounce, você faz a leitura do botão aumentando a velocidade. Mas lembra de colocar um delay pra não aumentar ou diminuir instantaneamente a velocidade e uma checagem de mínimo e máximo de velocidade.

int velocidade = 0;

void loop() {

    if (getDigitalReading(port_mais) == HIGH) {

        if (velocidade <= 240) {

            velocidade += 10;

            delay(400);

        }

    }

    if (getDigitalReading(port_menos) == HIGH) {

        if (velocidade >= 10)

            velocidade -= 10;

            delay(400);

        }

    }

    moverMotores(velocidade);

}

Comentário de jose carlos anile em 8 julho 2019 às 14:56

Obrigado pela dica Gabriel Marques.

eu preciso colocar 2 chaves  uma para aumentar a rotação gradativamente ate o maximo e outra para diminuir a velocidade ate parar o motor

voce tem uma dica de como fazer isso e o codigo fonte?

Comentário de Gabriel Marques Bandeira em 8 julho 2019 às 13:57

@jose carlos, eu recomendaria tu primeiro dar uma olhada nesse link, é um tutorial explicando como controlar o Motor DC com Arduino.

https://www.filipeflop.com/blog/motor-dc-arduino-ponte-h-l298n/

Nesse link ele usa o controle digital pro controle básico. Depois que tu fizer isso de boas, eu diria pra tu dar uma olhada nesse outro tutorial:

https://www.filipeflop.com/blog/controle-motor-dc-pwm-arduino-uno/

Onde tu pode usar os pinos PWM da Arduino (marcado com um ~ ao lado do número na placa) com analogWrite ao invés de usar os digitalWrite nos pinos digitais normais e começar a fazer o controle de velocidade também dos motores.

Espero ter ajudado.

Comentário de jose carlos anile em 8 julho 2019 às 12:47

Ola amigos

Alguem pode me ajudar num projeto?

Eu peciso fazer um controle de velocidade de um motor de 12v com um arduino uno r3 e 2 botões + e -,alguem teria um projeto desse tipo?

agradeço desde ja

Comentário de Marcelo Sorge em 22 abril 2019 às 18:38

Olá Pessoal, meu nome é Marcelo Sorge, fundei um instituto chamado IFC - Instituto Frequências de Cura juntamente com meu irmão Marcio Sorge para fomentarmos pesquisas na área das frequências sonoras, lumínicas e eletromagnéticas aplicadas para a cura bioenergética, física, emocional e mental do ser humano. Estamos desenvolvendo nossos primeiros dispositivos quânticos para corrigir deformidades vibratórias no campo vibracional das pessoas, essa é uma técnica extremamente nova que se utiliza dos conhecimentos da biofotônica, biorressonância, da quântica, epigenética e da cimática. Gostaríamos de saber se aqui nesta comunidade existe algum programador interessado em conhecer o projeto para somar conhecimentos e desenvolvermos nossos dispositivos.

A princípio o programador deve entender do C++ , e trabalhar com leds RGB e Bibliotecas Adafruit, NEOPIXEL. Já desenvolvemos o App para os dispositivos e agora temos que integra-lo ao microcontrolador, estamos usando Arduino UNO, NANO, ESP32, e poderemos migrar para outros hardwares no futuro dependendo da necessidade do projeto.

O Conceito do instituto é arrojado e buscamos deixa-lo, para as gerações futuras, por isso estamos trabalhando para que ele cresça e se torne uma entidade sem fins lucrativos, que sirva a humanidade, e que os recurso obtidos com seus projetos sejam revertidos para o próprio instituto, para a sociedade em geral e para seus colaboradores. Se você é um programador com visão de reconstruir uma nova realidade e tem interesse nesses assuntos entre em contato conosco para entender mais dos projetos e de suas necessidades. 

Se você conhece alguém que está buscando um ideal e um propósito, e que se enquadre nessas características peça a ele para entrar em contato conosco pelo WhatsApp (11) 94754-8360. ou pelo e-mail: contato@ifcinstituto.org

Agradecemos a atenção de todos.

MMSorge

Marcelo e Marcio Sorge

Comentário de Wilson Ferreira dos Santos Junio em 18 setembro 2018 às 22:33

Boa noite Pessoal!

Alguém pode mim ajudar a criar um código para ligar e desligar um lede com um botão e uma tecla do controle remoto com arduino UNO R3.

Fazer os dois acionamentos para o mesmo lede

Quando eu clicar uma vez no botão se o lede estiver desligado ele liga se tiver ligado ele desliga o mesmo acontece com a tecla do controle remoto.

Alguém pode mim ajudar a criar um código pra realizar essa tarefa?

Comentário de VALERIO FELIX em 28 agosto 2018 às 12:23

Pessoal,

Gostaria de contactar alguém que tenha projetos com arduino + jarvis para domótica e queira transformar isto em negócio.

Comentário de MacGyver FB em 17 junho 2018 às 19:33

"olá sou novo na área de programação queria ajuda,, to querendo fazer um monitoramento de aquário usando sensor de temperatura a prova de agua DS1820.. ele usa uns relés to querendo aumenta colocar 7rele, 7 sensores, ele usa LCD (16.2). para fazer leitura da temperatura. quando a temperatura abaixar para 28graus. acionar os reles automaticamente.. separadamente o acionamento do relé conforme o sensor de temperatura.. queria colocar via Bluetooth para fica vendo a temperatura e poder acionar manualmente os reles. no meu celular..

Comentário de R. L. C. F. em 19 maio 2018 às 14:31

Boa tarde. Estou precisando muito da ajuda de alguém com mais experiência em um projeto que estou tentando fazer. Alguém pode me ajudar? (http://labdegaragem.com/forum/topics/controle-de-sentido-de-rota-o-...)

Desde já agradeço a atenção.

 

Membros (775)

 
 
 

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2019   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço