Prezados,
Sou do Instituto Mamirauá (www.mamiraua.org.br), uma unidade de pesquisas vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e iniciaremos um projeto de rastreamento aqui na Amazônia, que deverá servir para rastreamento tanto de animais quanto de embarcações.

Buscamos uma parceria para um possível desenvolvimento de uma solução baseada em ZigBee + GPS. Desta forma, queremos consultá-los sobre interesse neste projeto. Abaixo passo algumas informações iniciais para avaliação.

O projeto tem objetivo de fazer o rastreamento de animais dentro da floresta amazônica, e para isso, avaliamos o ZigBee tendo possibilidades de uso. Não conhecemos esta tecnologia, e por isso consultamos esta comunidade.

O modo de funcionamento seria o seguinte:

O sistema deverá ser acoplado em coleiras que serão fixadas em animais, e por isso, deverão ter excelente autonomia de bateria e baixo peso.

Como ponto inicial do projeto, a autonomia de bateria deverá ficar em torno 6 meses, e o peso do equipamento não deverá ultrapassar 150g.

Funcionamento:
O equipamento deverá ficar desligado para economizar energia, e a cada 2 horas ele liga automaticamente, grava e armazena o ponto GPS, aguarda 5 minutos e depois se desliga automaticamente, voltando ligar somente depois de 2 horas, repetindo o processo.

Para transmitir os dados, optamos por via rede wireless (não temos cobertura GSM/GPRS na região), e a solução satelital tem valor bem elevado. Pode ser 900Mhz, e como já temos um backbone wireless-900 na região, poderemos utilizar a rede para coletar os dados armazenados.

Para a coleta de dados, poderemos tem uma aplicação rodando em um PC, que estará conectado à rede principal (backbone), e ficará monitorando o rádio wireless do rastreador (dando ping). Quando o rádio wireless no rastreador responder o ping, significa que ele está na cobertura de nossa rede wireless, e deverá disparar um aplicativo no PC para copiar os dados no GPS. Após a coleta de dados, o PC deverá fazer o teste de ping somente após 24 horas. Vejam modelo que envio em anexo.

Buscamos interessados neste projeto, pagando pelo desenvolvimento e projeto. Caso haja interessem é só entrar em contato para maiores detalhes.

Cordialmente,

Francisco Jr.
Coordenador de TI
jr@mamiraua.org.br

Exibições: 675

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite.Tenho interesse em participar do projeto.Já possuo aplicação de rastreamento de uso dual (civil militar).

Eu ha algum tempo iniciei a desenvolver um sistema de defesa e rastreamento de alvos moveis em tempo real.Precisando apenas do hardware,o qual,poderei desenvolver brevemente.Esta seria  oportunidade de ouro para meu sistema de uso dual,onde,na versão civil ,poderia ser rastreamento por radiofrequencia de alvos moveis (animais).

Veja aplicativo:

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço