[WIRELESS] Mais uma opção no mercado pra comunicação entre arduino sem fio só que com 1.800m

Olá Galera,

    A galera aqui quando vê algo novo e legal, curte repassar o conhecimento,  visto que ninguem no mundo tem a obrigação de saber tudo, logo, compartilhar e trocar ideias e conhecimentos é o que nos faz mais fortes.

    Bem, dentro dessa filosofia, e dentro da ideia do que já citei, que quando falamos de comunicação sem fio, não existe essa de um radio ser melhor que outro, o que existe é ser mais ou menos adequado a alguma aplicação.

   Logo, mesmo sabendo que existem opções consolidadas como ESP8266, Xbee, Nrf24l01 e outros, a intenção aqui não é divulgar conhecimento ok.

   Dessa forma apresento para vocês o HC-12

Veja sobre ele aqui: http://www.instructables.com/id/Long-Range-18km-Arduino-to-Arduino-...

   CARACTERISTICAS:

  O HC-12 é Modulo comunicação Wireless via Porta Serial - O que isso quer dizer?  Quer dizer que diferente de modulos como os Nrf24l01 que precisam de biblioteca especifica, e varias linhas de codigo para configurar, no caso do HC-12 é só ligar no RX e TX do arduino e sair se comunicando, pois segundo indicado ele já vem pre configurado.

   Entretanto isso não quer dizer que o modulo não possua configurações, pra não haver confitos, ele pode ser configurado previamente, utilizando comandos AT,  assim como os XBEE, e como isso dá pra setar várias coisas.

  Veja um o user manual *** AQUI ***

  

  Os HC-12 são bem interessantes em suas caracteristicas, ele podem chegar a alcançar quase 2km de alcançe dependendo da configuração e do local usado, tem tamanho reduzido e um bom controle do consumo eletrico.

   O preço é muito convidativo tambem.

    E ai o que acharam desse novo item pra nossa menu de opções de comunicação sem fio?

Exibições: 143

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Weider Duarte 

Por acaso adquiri este modulo de comunicação devido as suas características em relação a distância de comunicação ,pois cá em casa com este conjunto de emissor e receptor não consegui grandes progressos por causa da distância, bastava afastar 2 ou 3 metros (utilizando antena) e lá se ia a comunicação.

Eu gostaria de saber se você ou alguém aqui no Laboratório de Garagem sabe se é possível comunicar com o emissor FS1000a e utilizar HC-12 como receptor.

Cumprimentos

Hugo,

    Eu não conheço os modulos citados, mas com base nos meus estudos de radios, com 90% de certeza a resposta é NÃO !

     O motivo é que a não ser radios que utilizem mesmas tecnologias de codificação, como por exemplo, radios ZIGBEE de diferentes fabricantes, ou radios WI-FI 802.11 de diferentes fabricantes,  no caso dos componentes radios, como o HC-12 ele provavelmente só deverá falar entre dois radios da mesma familia.

     Porem, tenho uma sugestão pra você,  se seu problema não paredes, o segredo é procurar radios de boa potencia, mas que trabalhem em frequencias ainda que ISM, mas mais baixas.

      Dessa forma aconselho pra você os radios RFM69H.  veja *** AQUI ***

      Ao contrario da maioria dos radios como nrf24l01, xbee, e tantos outros que trabalham em 2.4Ghz, os RFM69 trabalham em OUTRAS frenquencias,  sendo a mais indicada pra seu caso a de 433Mhz.

  

       Mas porque isso?   A resposta é que radios que trabalham em 2.4Ghz tendem a ter maior capacidade de transito de dados, ou seja, dá pra mandar muito mais dados,  porem, eles sérias restrições a barreiras, como paredes.

        Já radios que trabalham em frequencias mais baixas, na faixa de MHZ,  tem capacidade menor de pacotes, porem, atravessam barreiras com mais propriedade que os radios da faixa dos GHZ.

         Dá uma testada, e diz o que achou ok.

Vou seguir o seu conselho.

Mas ainda vai demorar um pouco para dizer algo, pois ainda vou procurar e encomendar o tal RFM69H.

Já agora, quais são as diferenças entre RFM69H, RFM69W e RFM69HW  ??

Cumprimentos

RSS

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2017   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço