[WIRELESS] Mais uma opção no mercado pra comunicação entre arduino sem fio só que com 1.800m

Olá Galera,

    A galera aqui quando vê algo novo e legal, curte repassar o conhecimento,  visto que ninguem no mundo tem a obrigação de saber tudo, logo, compartilhar e trocar ideias e conhecimentos é o que nos faz mais fortes.

    Bem, dentro dessa filosofia, e dentro da ideia do que já citei, que quando falamos de comunicação sem fio, não existe essa de um radio ser melhor que outro, o que existe é ser mais ou menos adequado a alguma aplicação.

   Logo, mesmo sabendo que existem opções consolidadas como ESP8266, Xbee, Nrf24l01 e outros, a intenção aqui não é divulgar conhecimento ok.

   Dessa forma apresento para vocês o HC-12

Veja sobre ele aqui: http://www.instructables.com/id/Long-Range-18km-Arduino-to-Arduino-...

   CARACTERISTICAS:

  O HC-12 é Modulo comunicação Wireless via Porta Serial - O que isso quer dizer?  Quer dizer que diferente de modulos como os Nrf24l01 que precisam de biblioteca especifica, e varias linhas de codigo para configurar, no caso do HC-12 é só ligar no RX e TX do arduino e sair se comunicando, pois segundo indicado ele já vem pre configurado.

   Entretanto isso não quer dizer que o modulo não possua configurações, pra não haver confitos, ele pode ser configurado previamente, utilizando comandos AT,  assim como os XBEE, e como isso dá pra setar várias coisas.

  Veja um o user manual *** AQUI ***

  

  Os HC-12 são bem interessantes em suas caracteristicas, ele podem chegar a alcançar quase 2km de alcançe dependendo da configuração e do local usado, tem tamanho reduzido e um bom controle do consumo eletrico.

   O preço é muito convidativo tambem.

    E ai o que acharam desse novo item pra nossa menu de opções de comunicação sem fio?

Exibições: 946

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Weider Duarte 

Por acaso adquiri este modulo de comunicação devido as suas características em relação a distância de comunicação ,pois cá em casa com este conjunto de emissor e receptor não consegui grandes progressos por causa da distância, bastava afastar 2 ou 3 metros (utilizando antena) e lá se ia a comunicação.

Eu gostaria de saber se você ou alguém aqui no Laboratório de Garagem sabe se é possível comunicar com o emissor FS1000a e utilizar HC-12 como receptor.

Cumprimentos

Hugo,

    Eu não conheço os modulos citados, mas com base nos meus estudos de radios, com 90% de certeza a resposta é NÃO !

     O motivo é que a não ser radios que utilizem mesmas tecnologias de codificação, como por exemplo, radios ZIGBEE de diferentes fabricantes, ou radios WI-FI 802.11 de diferentes fabricantes,  no caso dos componentes radios, como o HC-12 ele provavelmente só deverá falar entre dois radios da mesma familia.

     Porem, tenho uma sugestão pra você,  se seu problema não paredes, o segredo é procurar radios de boa potencia, mas que trabalhem em frequencias ainda que ISM, mas mais baixas.

      Dessa forma aconselho pra você os radios RFM69H.  veja *** AQUI ***

      Ao contrario da maioria dos radios como nrf24l01, xbee, e tantos outros que trabalham em 2.4Ghz, os RFM69 trabalham em OUTRAS frenquencias,  sendo a mais indicada pra seu caso a de 433Mhz.

  

       Mas porque isso?   A resposta é que radios que trabalham em 2.4Ghz tendem a ter maior capacidade de transito de dados, ou seja, dá pra mandar muito mais dados,  porem, eles sérias restrições a barreiras, como paredes.

        Já radios que trabalham em frequencias mais baixas, na faixa de MHZ,  tem capacidade menor de pacotes, porem, atravessam barreiras com mais propriedade que os radios da faixa dos GHZ.

         Dá uma testada, e diz o que achou ok.

Vou seguir o seu conselho.

Mas ainda vai demorar um pouco para dizer algo, pois ainda vou procurar e encomendar o tal RFM69H.

Já agora, quais são as diferenças entre RFM69H, RFM69W e RFM69HW  ??

Cumprimentos

Olá Weider

Finalmente já tenho o RFM69H que me aconselhou.

Agora preciso de umas dicas sobre ele, você pode me dar?

Eu já pesquisei, já experimentei códigos mas não o consigo pôr a funcionar.

Há algum teste simples para saber se o RFM69H está a funcionar??

Cumprimentos

Olá Hugo,

    Putz, de junho só vim ver essa mensagem agora kkkk

    E ai, conseguiu colocar os RFM69 pra funcionar ?

   

Olá Weider
Ainda não consegui meter os rfm69 a funcionar. Preciso de ajuda.
Tenho estado a utilizar HC-12 nos meus projetos.

Hugo,

   Meus RFM69 chegaram, assim como meus sx1278,  mas só agora que tô voltando a pegar nos radios pra estuda-los.

   Mas apesar de não ter ainda sentado pra desembalar os RFM69, eu já fui lendo e vendo como é a coisa.

   Algumas coisas que li e entendi foi:

   1- Ao contrario dos NRF24L01 que são tolerantes a 5v em suas portas de comunicação, mesmo sendo alimentados por 3.3v,  os RFM69 tem que em todas as portas utilizar 3.3v,  o que esbarra na maneira de conseguir esses 3.3v pois devemos lembrar que todo radio pede mais ou menos corrente de acordo com o que estiver fazendo.

     Logo, encontrei 3 soluções pra esse problema, visto que quero testa-los utilizando o arduino UNO e não o arduino mini 3.3v.

    A primeira solução é o shield RFM69, que é feito para o UNO, eu mandei pegar 2 deles e ainda estou aguardando chegar, veja eles **** AQUI ****

   A segunda, é usar um conversor de nível logico um exemplo **** AQUI *****

   Já eu fiz um adaptadorzinho com divisor de tensão baseado em resistores, mas não testei ainda.

    Ademais é um tutorial como esses daqui

http://www.instructables.com/id/RFM69-Arduino-Pro-Mini-Having-Livel...

ou

https://www.allaboutcircuits.com/projects/introduction-to-the-rfm69...

 Weider

Eu utilizei o método do divisor de tensão para a comunicação com o arduino , como mostra__AQUI__.

Para os testar baseei-me em 2 sites o Mysensors e RFM69HCW Hookup Guide.

Mas algo correu mal porque não consegui nenhuma comunicação. Gostaria de saber se existe algum método de confirmar se a placa esta boa ou queimada.

Na minha opinião , a melhor opção para trabalhar com o RFM69 é utilizar uma shield mais pequena que a que mostraste para o UNO (eu trabalho mais com Arduino NANO), ja com a conversor logico e e um regulador de tensão . Se alguém vir uma em conta que poste aqui.

Pelo que li do RFM69 são óptimos na comunicação entre vários módulos RFM69, nao precisamos de estar a mudar as config para alternar a comunicação . Assemelho a isto uma rede domestica de internet onde todos os pcs dessa rede se comunicam. Já o o modulo HC-12 ganha na distancia de comunicação e na opção SLEEP  para o adormecer. Aqui tem o __MANUAL__ do HC-12.

Cumprimentos

Hugo,

    Cara, você não sabe a alegria que sinto toda vez que encontro um fuçador, curioso e inteligente como você, parabens amigo.

     Bem, vamos lá,  a minha ideia de mandar vir o Shield para o arduino UNO é na verdade pra Hackea-la, ,ou seja, a ideia é ver quais os componentes usados, tipo qual o conversor de tensão, onde eles colocaram capacitores, e tudo mais, e com base nisso fazer minhas proprias placas.

     Você gosta do NANO, já eu vou de montagem stand alone mesmo, gosto de desenhar minhas placas no CAD EAGLE e fazer a coisa de ponta a ponta,  tipo, projetar, rotear, imprimir transparencia, revelar com tinta ultravioleta, meter na barrilha pra ver a alegria das trilhas aparecendo, e ai percloreto, e depois de uma bela observada com uma boa lupa para confirmar que não tem falhas, meter a mascara de solda, pra depois furar e colocar os componentes e só ai sair pra programar e correr pra alegria, UFA!!!!  

   Falando como falei acima parece dificil,  e realmente é um pouco, mas é prazeroso, nos ultimos dias estou desenvolvendo um tipo especial de shield pra o UNO, são shield testes,  são shields que contem display, rele, botoes, potenciometros, buzzers, e entrada para radio. 

   Já desenvolvi 3 modelos, cada um com um modelo diferente de display.

   Amanhã se der tempo volto ao estudo dos radios, mas vou estar voltando primeiro pelo NRF24L01, preciso matar uma charadas.

   O RFM69 só vou pegar quando chegarem as shields pra o Uno.

    Quanto a questão de potencia, veja o que esse cara abaixo conseguiu com um radio NRF24L01+PA+LNA,  é incrivel, veja:

https://www.youtube.com./watch?v=TGnOn5YThg8 

Weider sempre mandando bem!

Grande Gustavão,

     Cara é uma honra receber um elogio de um fera como você, ainda tá naquela loucura toda?

     Bem, nunca usei esse recurso, mas aqui no forum parece que da pra mandar mensagem particular, tö te enviando o numero do meu zap zap pra gente voltar trocar ideias, tem muita coisa nova que rolou desde aquele tempo que conversamos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço