Galera gostaria de saber qual a melhor opção para interface de controle para usuário, no caso a minha duvida seria entre usar um WebClient ou um WebServer ambos no arduino, gostaria de saber qual o mais fácil de usar e mais seguro, a principio estou testando um WebClient mas não estou achando muito material de como ligar e desligar leds através de comando do meu site interno, sei que com o WebServer é bem tranquilo de fazer isso, mas queria ter um site onde eu pudesse controlar vários arduinos, e não cada arduino com um site dentro. Estou aberto a quaisquer opnião!

Agradeço desde jah!

Exibições: 2373

Responder esta

Respostas a este tópico

Faz mais sentido trabalhar com o Arduino como server, eu acho. E vc pode ter um site que acesse vários Arduinos, cada um deles como server.

Mauro gostei dessa sua ideia, mas como seria? Pois até onde meu pouco conhecimento sabe no WebServer eu consigo escrever um site dentro dele e através do ip setado eu acesso esse site, a sua ideia seria um site onde eu escolhesse o Arduíno e ele me redirecionaria para o ip desejado? Seria isso se eu entendi bem?

Pelo que entendi, não creio que seja possível um webClient ter controle sobre algo... Sei um pouco de redes e penso que quando se diz webClient, é apenas as configurações para que o host (no caso, o arduino), tenha acesso à rede. Para que tenha funções (controlar lâmpadas, relès, etc...), deve-se ter um WebServer,  onde se configura cada uma das funções. Porém, acho que o WebServer do arduino possui limitações... 

Wendell estou começando meus testes agora com o Shield Ethernet, então minha experiencia é minima, você poderia estar me citando algumas dessas limitações que o WebServer possui?

Isso é possível.Mas não seria fácil explicar numa postagem e nem em poucas linhas.

Almir teria algum lugar onde eu poderia estar encontrando algo didático para aprender como se faz isso? Porque jah procurei bastante e encontrei muita pouca coisa sobre WebClient.

Depende o objetivo final do seu projeto.

Como Servidor você teria que implementar diretivas de segurança, controle de usuário, tens o limite de 4 conexões do w5100, etc, etc...

Com um servidor PC ou similar, tens as vantagens do sistema operacional.

Se for pra automatizar funções de comodidade de uma casa: lâmpadas, cortinas, eletrônicos,... raramente terás os problemas acima citados. Mas se for para monitorar uma linha de produção, coleta remota de dados, etc... pode ser um sério problema. Tens que avaliar os pontos críticos do teu projeto.

Pra certos projetos um Arduino atuando como servidor e controlando os dispositivos era mais que o suficiente.

Pra outros, era mais indicado trabalhar com um servidor de banco de dados que confiar em um arquivinho CSV no cartão SD.

Certo Jonatas, obrigado pela explicação, realmente não sabia desse limite de 4 conexões do Wiznet, no meu caso estou usando um HanRun saberia me dizer o limite de conexões desse modelo? Sabe se esse modelo que possuo é inferior ao Wiznet?

No caso se eu usar o Arduíno como servidor estaria criando um site dentro dele, se eu quisesse estar usando imagens nesse site como eu faria para coloca-las no Arduíno ou então estar exportando elas de um SD? Seria esta a melhor alternativa?

Pela minha experiência e de colegas, deixa as imagens na internet, apenas linke elas no seu html. O esforço para carregar as imagens do SD será bem maior que de um download, mesmo em conexões mais lentas.

Para um programa exemplo de biblioteca é imperceptível esse problema, mas quando o sistema toma forma fica complicado. Vai virar um I/O-bound.

Podes deixar no SD só como backup em caso de perda de conexão com a internet (e caso o sistema tbm deva se manter localmente operante nestas condições).

O Mauro Assis e o Jonatas te orientou certo com o uso do Arduino.Trabalhando ele como "webserver",ou seja,o arduino sendo o servidor apenas.No meu caso,eu usaria tanto em "Webserver" ou "Webclient" mas poderia usar apenas um arquivos ou arquivos csv (relacional) com controle interservidores via metodo get em "webservice"

Fiz experimento com pic apenas.Creio que funciona com atmega.

(Csv relacional onde pode haver transação entre arquivos,mas isso demora muito).Tal tutorial demoraria semanas e normalmente ninguem se interessa,apenas eu mesmo.

*Você consegue controlar o servidor até com um "WEBClient" criado no bloco de notas.

Veja como funciona o WEB Client (que poderia ser uma requisição de um pic,atmega ou arduino para um servidor no pc)

http://www.youtube.com/watch?v=c5l3Np1EWMY

Com ele estou planejando criar um web Cloud para supervisorio e uma placa que poderia enviar dados para o servidor cloud,de acordo com usuários.

Aplicativo pode ser baixado gratuitamente.

Mauro achei bem interessante sua explicação como um bom viciado em aprendizagem gostaria de aprender mais sobre o uso do WebClient nem que seja apenas para didática mesmo, o link que você postou não consegui abrir poderia estar postando novamente? Ou então só me passa como posso procurar no youtube!

Vlu Obrigado!!

O cliente (webclient) é o usuário que acessa o servidor remoto usando metodos de http ou outro protocolo e tecnologia.

Imagina que você tem um servidor arduino conectado na sua rede (no Brasil).

Você do Japão,abrirá um bloco de nota e criará no seu desktop do Japão uma pagina html com um link

cuja a referencia seja seu servidor arduino no Brasil:(exemplo  http://meu_webservice_arduino/formulario.html?sua_tag=sua_variavel)

Ao clicar na sua pagina html do seu desktop do japão,o browser vai te direcionar para seu servidor arduino no Brasil,aplicando a "sua_tag" a "sua_variavel" que poderá ser tratada pelo seu arduino como comando ou coisa qualquer.

Um arduino (atemga ou pic) no japão poderá fazer isso de forma automática sem necessidade de clicar na "pagina html" do seu desktop japones.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço