olá, gostava de esclarecer uma duvida.

eu tenho um equipamento que é alimentado por uma bateria de carro (12V - 70A) o problema é que não sei quando a bateria está chegando ao fim. A ideia era fazer uma espécie de voltímetro utilizando um micro-controlador picaxe 40X2, funcionaria mais ao menos assim, quando a tensão de entrada no micro fosse menor que 6 volt acenderia um led de pré-aviso.

esta a pensar fazer este circuito:

A minha duvida é que não sei se o micro aguenta com tanta tensão e corrente...

Desde já obrigado : )

Exibições: 2002

Responder esta

Respostas a este tópico

nao vc  tera que fazer um divisor de tensao pra cair pra 5v e um resistor pra cair a corrente

cara, posso me ter explicado mal, o micro-controlador é alimentado com 5 volts. este circuito funciona muito bem eu já utilizei para montes de coisas mas sempre para baterias de corrente máxima de 12 V e 700mA. A minha única dúvida é se preciso de arranjar uma forma de reduzir a corrente ou não.

Este circuito eléctrico é utilizado por exemplo no bot'n roll one c.

não manjo muito mas já trabalhei com eletrônica.

ate onde estou ciente o equipamento usa o que necessita mAh,

pode observar um equipamento qualquer por exemplo de um carro, o rádio, ele exige uma certa mAh, mas a bateria que o carro exige para funcionar e superior ao que o rádio pede.

agora para carregar bateria e diferente, por isso não pode violar por exemplo a mAh que a bateria do celular suporta, pode reduzir drasticamente a vida útil como também ocasionar algo pior como explodir ou ter vazamentos...

espero ter ajudado, ate mais....

Pode usar tranquilo.

Esse 70A nunca vão passar pelo seu circuito.

Na verdade são 70Ah ou 70 Amperes * Hora. Que representa a quantidade de energia que ela consegue fornecer (acumular). 

Esta querendo dar um tiro de canhão em um mosquito.

Não precisará de um PIC  para acender um led.

Use um chip LM3914..

Obs - com a tensão de 11V, a bateria já esta descarregada ! (no caso de automóveis) 

http://www.yotatech.com/f116/dual-battery-system-248421/

Essa tem sido uma duvida frequente aqui no fórum; A tensão sempre devera ser a que o circuito demanda, entre a máxima e a minima, ( Alguns circuitos operam com tensão desde 5V a 3,3V por exemplo) caso ultrapasse a tensão de alimentação, ira danificar os componentes.

Já a corrente que o circuito ira demandar, sera consumida (Neste caso onde existe a resistência própria do circuito) de acordo a necessidade do mesmo, por tanto não importa se a bateria é de 1000 amperes hora, ou de 70Ah, o circuito somente ira drenar a corrente que precisa para funcionar em seu conjunto.

Diferente seria se fosse usar uma carga X, que  vai funcionar com uma tensão Y, mas não tem nada que impeça que a corrente aumente sem controle, neste caso sim, deveria ter uma R que limitaria a corrente que ira arrevessar a carga, um caso bem alusivo seria um LED, que precisa de um resistor em serie para limitar a corrente máxima que ira atravessa-lo em 20mA por exemplo, R esta, que será  calculada de acordo a tensão que será utilizada para alimentar o LED.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço