falai Garaginos de plantão,

Bem to com uma mega duvida:

To fazendo um Projeto de automação com Controle IR, consegui toda a parte de ligar e desligar aparelhos e tudo mais (com Relé), só que preciso arrumar um jeito de controlar a velocidade de um ventilador de parede (que utiliza um potenciômetro para aumentar),e gostaria de saber como eu controlo um ventilador (110V) com o Arduino.

Alguem pode me ajudar nessa ?

Exibições: 1670

Responder esta

Respostas a este tópico

Se já controla aparelhos tipo ON/OFF, (dependendo do circuito controlador do ventilador) poderia alterar ligar em paralelo ao potenciômetro outros reles com resistores.  assim teras a cada acionamento de um rele uma diminuição da resistência em contrapartida a  velocidade. adicione qts reles achar necessário para ter uma gama de velocidade. mas é so uma ideia..

aguarde os amigos do arduino

Na verdade sua ideia é boa mas eu queria algo que me desse "Espaço" uma coisa menor sabe ? :S

Amigo, segue um link para resolver seu problema eu ja fiz e funciona perfeitamente tanto para lampadas incandecente quanto para motores( ventilador). 

 

LINK REMOVIDO POR VIOLAÇÕES AOS TERMOS DE SERVIÇO

 

LINK REMOVIDO POR VIOLAÇÕES AOS TERMOS DE SERVIÇO

 

 

O link foi removido amigo manda por email.

icaro.contato@gmail.com

 vlw

Acabei de enviar amigo........ espero que de certo e boa sorte!

Vlw amigo estudei isso obrigado ;)

Boa Tarde Rodrigo,
Tudo bem????
Tem possibilidade de você me passar esse projeto também, eu estou implementando alguns testes na minha residência. Desde Agradeço a paciência e a atenção.

Email: danilosan_tos@globomail.com
Obrigado e grande abraço

Boa tarde Rodrigo, estou iniciando agora, e estou com um projeto que necessito aumentar e diminuir a velocidade de um ventilador, e a densidade de lampadas. 

vi nesse tópico que você postou um link, porém foi removido..
se não for incomodo poderia me enviar por e-mail??

iria ajudar muito..
obrigado desde já

regin.almeida@hotmail.com 

Caso a solução do outro amigo não funcione, eu tenho uma solução, utilizando um circuito cujo elemento principal é o TRIAC. Qualquer coisa...Abç

Boa Tarde Marcelo, 
tudo bem?!?!
será que você poderia me passar essa solução?!?! estou começando agora a brincar com arduino.
Desde já agradeço a atenção.
Grande Abraço

Tá aqui um exemplo de circuito controlando uma lâmpada. Serve também para motores: http://automatobr.blogspot.com.br/2013/05/controle-de-potencia-em-c...

Boa noite Icaro.

Você conseguiu sanar seu problema ? A minha duvida é parecida com a sua. Gostaria de controlar uma lâmpada através do controle remoto (teclas a toa no controle) e também através de 2 botões um para aumentar e outro para diminuir a intensidade, isto tudo via IR. Se tiver algum material, por favor me envie em MP para analisar ok. Grato.

RSS

© 2016   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço