Garagistas.

Tenho acompanhado aqui no fórum a busca pelo desenvolvimento dos mais diversos projetos com o arduíno por usuários mais avançados ou mesmo ainda pelos novatos que buscam aprender e dominar toda tecnologia envolvida.

Com todo respeito aqueles que estão envolvidos no desenvolvimento:

- Por serem estudantes  e  que se dão por satisfeitos entendendo o conceito  vendo uns leds piscarem.

-  Também pelos que o fazem, por  hobby, pelo prazer de ter um gadget de uso pessoal feito pelas próprias mãos.

Pergunto:

- Quantos desenvolveram algum projeto (útil) que virou produto comercial ?

- Quantos vivem de projetos e produção comercial de hardware com arduíno ,  pic´s e outros microcontroladores ?

Ou sendo mais prático e específico:

Quem está tendo sucesso desenvolvendo e vivendo de microinformática (hardware) sendo um empreendedor ? ( Essa pergunta não vale para funcionários de indústrias do meio ou de grandes empresas) 

Não achei tópico semelhante a este.

Se quiserem colaborar contando sua experiência seria muito interessante ler alguns testemunhos...

Abraços!

Exibições: 5304

Responder esta

Respostas a este tópico

Thiago obrigado.

É verdade o debate faz parte de toda comunidade civilizada, bairro, município, pais, em fim... E se feito com respeito objetivando construir e colaborar, todos que participam só tem a ganhar com o resultado das opiniões, já que cada um no final forma a sua própria.

Realmente o Alexandre fez uma pergunta e derivou nesta discussão, bem vinda é claro.

Concordo com você, é bom as pessoas se perguntarem se podem fazer disso uma fonte de renda, uma independência para o trabalho por conta própria, mas convenhamos, não é somente aprendendo como enviar um código para Arduíno que alguém vai obter isso, e sim traduzindo isso em uma iniciativa econômica que precisa de investimento econômico e humano, e principalmente, fazer algo que cubra uma solução para alguém que tem um problema, em vendas sempre digo aos meus funcionários que todas as empresas vendem soluções para um problema, alguns compram, outros vendem a solução, mas todos fazemos isso, é a roda que faz girar o universo econômico mundial, tenho um problema, compro uma solução.

Grande abraço!

Resumindo:

 Trabalho a muito tempo com software online e mobile. Hoje criando sistemas mobile para integrar com hardware..

 Abri empresa SA Tecnologia para comercializar o projeto de automação residencial que funciona sem fio para os acionamentos e app mobile para enviar os comandos para acionamentos..

 

 Nesse meio tempo, desenvolvi alguns projetos integrando mobile e hardware. https://www.youtube.com/rogerim

Mas como o tema é empreendedorismo, venho pisando nessa tecla a algum tempo e financiando alguns projetos pessoais para a empresa seguir caminhando sozinha.

Amigos, acho que realmente ainda não há muitas pessoas que fazem projetos de automacão com o uso de arduino, e bem, posso dizer que já fiz vários projetos com o uso do arduino, principalmente de automaçào industrial.

porém acho que pela limitação da placa ser muito suceptivel a ruidos ( pelo menos essa foi e é a maior dificuldade que tenho encontrado) para você conseguir fazer projetos comerciais de automação com ardiuno envolve você ter conhecimentos em três áreas: Elétrica, eletrônica e programacão, sendo que a mais facil é a programacão. Digo isso, porque para programação em arduino você tem um material muito grande para pesquisar na internet, e uma vez programado o arduino acabou a dor de cabeça com essa etapa. Eletrônica, também não tem muito a ser dito, a não ser pelo fato do uso de isoladores óticos( nas saidas e entradas do arduino) se você quiser que seu arduino não tenha o perigo de queimar daqui a algum tempo, e você tenha dor de cabeça com o cliente. agora acho que o mais critico, é o fato de que cada cliente tem uma instalação elétrica diferente, e isso você não consegue prever até instalar no cliente. As vezes vc testa o projeto em casa, um arduino comandando um display por exemplo, e chega no cliente, principalmente industrial, e oficinas, e tem um monte de ruido na rede, o display fica louco, o arduino reseta, os picos de corrente fazem o arduino ter açòes inesperadas, e ai você tem que ir aplicando filtros nos pontos que criam essas correntes, sem contar que voce deve instalar a placa dentro de uma caixa metálica muito bem aterrada dependendo do cliente., já fiz vários projetos diferentes com arduino e a grande dor de cabeça que enfrento é essa. conseguindo mitigar isso, é uma excelente plataforma pela flexibilidade, e módulos que podem ser adicionados!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço