Bom dia Pessoal,

Este com um pequeno projeto onde utilizo uma valvula solenoide com diafragma. Seu principio de funiconamento é o seguinte: Quando alimento ele com uma tensão de 5v por aproxidamente dez segundo  ela fecha, e para abr-la devo inverter a polaridade. Tentei utilizar uma ponte H com transitores TIPs mas não tive exito alguém poderia me ajudar. Dando-me uma diga de algum circuito que consiga inverte as polaridade de alimentação para controlar esta valvula com um arduino uno?

Exibições: 1210

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde Everton,

Poste seu diagrama e mais detalhes. Esta válvula é alimentada por uma fonte externa ? Se for diretamente pelo arduino corre o risco de queimá-lo.

No aguardo, 

Bom dia Jose Antonio,

Estes é o link com os dados técnicos da válvula: http://www.alibaba.com/product-detail/Valve-Solenoid-6V-1-2-Inch_60....

Como preciso inverter a polaridade da alimentação na valvula utilizarei um circuito com alimentação externa.

Oi E, bom dia,

faltou voce dizer a corrente da sua valvula, mas use o CI L293, ele é uma ponte H.

Ele suporta até 1,2 A de pico.

Rui

Bom dia Rui,

Obrigado pela resposta. Para abertura e fechamento da valvula necessito de um tensão de 6vdc e uma corrente de 375 mA por 25 ms. 

Oi E, boa noite,

se a operação não for muito repetitiva, voce pode tambem usar um rele com dois 

contatos reversiveis, ao inves de uma ponte H.

Mas a solução com a ponte H ,e mais limpa, mais duradoura e talvez até mais barata.

Rui

Oi Rui,

Bom dia,

No principio usei um modulo relé de 5v, http://www.lojaarduino.com.br/pd-d01e9-arduino-brick-modulo-rele-1-... mais ao acionar a valvula o arduino estava resetando. Acredito que devido a alguma interferencia  no circuito. Daí optei pela ponte H. 

Everton

Normalmente válvulas solenoides não precisam de ponte H.

Elas tem um "normal", pode ex "Normalmente fechado" (mais comum). Quando vc energiza ela vai para o outro estado, ou seja: Abre. Ainda mais se é uma válvula de diafragma (igual de máquina de lavar roupa).

Tenho aqui uma que é realmente abre e fecha, ela tem um motor que vc aciona para um lado ou para o outro. Chamo de valvula para manobra. Isso pq se vc desligar a alimentação ela fica no ultimo estado. Eh um registro de esfera+motor+redutor+fim de curso dos dois lados. 

Acredito que sua válvula não seja dessas pelo tamanho e preço.

Enfim, sugiro liga-la direto na fonte, para teste, e soprar. Entender se basta ligar e desligar ou se realmente é preciso inverter a tensão.

Se bastar ligar e desligar vc precisará somente de 1 rele (out transistor) e um diodo de proteção reversa.

Olá 

Eduardo,

Fiz este teste. quando alimento ela com a tensão ela fecha e ao retirar a alimentação ela fica mesmo no mesmo estado. Para abri preciso inverter a polaridade da fonte. Por esta razão pensei em utilizar a ponte H . 

Então não tem jeito.

Apenas uma ponte H resolve sua questão.

Se a sua não funcionou provavelmente tem algum erro de montagem, coisa como supor a pinagem dos componentes sem consultar o manual (achar que a base é no meio para qualquer transistor), inverter posicionamentos ou ligações.

Ter um multimetro é fundamental para achar o que está errado. Com ele vc poderia forçar estados e ver se o comportamento da ponte H é o esperado para cada trecho.

Ou vc poderia comprar pronto, embora saia um pouco mais caro.

Seria mais ou menos isto ? 

Pode funcionar, mas na minha opiniao é um circuito muito ruim e perigoso.

Acontece que se vc acionar ao mesmo tempo seja por vontade, por erro, por falha, durante o reset, etc, um transistor PNP e um NPN do mesmo lado vc provoca um curto circuito na fonte.

Não ha proteçao alguma.

Ainda, para o correto funcionamento dos transistores PNP o acionamento na base dele precisa ser de 0 (liga) e VCC (desliga), me referindo ao vcc da ponte. Entao o VCC da ponte precisa ser 5V. Penso que seria um fator limitante para a maioria dos projetos. O seu parece ser menos sensível (aceita 5V).

Veja como acoisa pode complicar:

http://www.talkingelectronics.com/projects/H-Bridge/H-Bridge-1.html

Por isso em geral se usa um CI, ele vem para facilitar e não para complicar. Especialmente quando é preciso acionamento contínuo (não é seu caso) e acontece aquecimento. Os integrados tem sistemas internos mais eficientes em geral, aquecendo menos, alem de proteção e simplificação para uso de PWM (que vc tb nao precisa).

Bom dia Eduardo,

Foi justamente isto que aconteceu comigo quando montei o circuito semelhante ao seu. A fonte ficava em curto. Então troquei a posição dos transitores e ai consegui acionar a ponte H, mas na carga a tensão não era suficiente para acionar a válvula.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço