Preciso saber o valor exato de alguns valores de resistores. O problema é que em valores muito altos (na casa de Mohm) o multímetro não me dá o valor com todos os números. Alguma dica pra fazer um Ohmímetro preciso com arduino ou alguma técnica que faça esse tipo de medição?

Exibições: 493

Responder esta

Respostas a este tópico

Possuindo um resistor conhecido (um que seu multímetro apresente uma precisão que você julgue aceitável), você pode utilizar do método de divisor de tensão para determinar, através do Arduino, o valor da resistência "desconhecida".

Olá.

  Existem vários métodos para medir uma resistência. São metodos indiretos já que o medidor padrão é sempre de corrente (galvanometro) ou de tensão (conversor A/D).

O multímetro liga uma tensão com resistor em série ou  injeta uma corrente constante e mede a tensão.

Para valores mais elevados de resistencia o ideal seria ter tensoes maiores.

Por ex se vc trabalhar com 20V e um resistor de 10MOhms 1% em série e estiver medindo um resistor de 10MOhms debe obter metade da tensão.

Vc pode fazer isso, criar sua escala no multimetro.

Um bom multimetro começa por uma altissima impedancia nas pontas no modo tensao. Caso tenha duvidas vc pode usar um amplificador operacional no modo ganho unitário. (liga o sinal no + e a saída no -).

Enfim, um caminho é criar a escala que te falta. Outro seria comprar um multimetro bom, que vai te acompanhar por muitos anos. Ainda tenho meu ICEL Manaus que usei no técnico, embora tenha viciado nos Fluke. O Fluke 117/15B+/17B+ por ex é são aparelhos fabulosos e não tem um preço tão absurdo. 

Na verdade eu iria medir a resistividade de água destilada no lab. da faculdade (Aproximadamente 20Mohm.cm), mas já tenho os outros parâmetros. Então conseguindo medir a resistência eu consigo achar a resistividade. Eu iria usar os 5V do arduino mesmo. É melhor elevar a tensão pra ter uma melhor precisão então? Precisão na leitura é importante pra mim.

Usando 5V é possivel, mas as correntes serão minimas. Acho mais dificil de medir.

Se vc usar por ex 18V (2 baterias de 9V em série) acredito que fique mais fácil.

Se usar 1cm de distancia vai ter 18V/20M, coisa de 1mA. Ainda super dificil de medir.

Possivelmente vai precisar de distancias menores.

Ainda, veja se o que precisa são 2 pontos em uma placa, 2 varas mergulhadas ou 2 placas. Isso muda bastante a medida.

Por ex se vc puder usar 2 placas de 10cm x 10cm a distancia de 1m esses 20M podem cair bem e fica mais facil medir.

Desculpa a demora, Eduardo. O professor já me deu o sensor: nada mais é do que dois filamentos (acredito ser de inox) a uma distância de 0,5cm de cada dentro de um conector de mangueira e o comprimento do cabo é de 1m exatamente. Ele tinha mandado eu usar um ampop pra montar o circuito mas ainda to na luta pra começar a leitura. A única coisa que eu tenho aqui pra me ajudar quando eu passar pra fase de programação é um condutivímetro pronto já pra calibrar a minha leitura.

Boa tarde Hélio, 

Já pesquisou os métodos atuais de medição da resistividade da água? 

Qual a tensão e corrente usadas ? 

Eu começaria dessa forma. 

Eu chutaria que esses métodos possam usar tensões bem mais elevadas, como 100 ou 200 V. 

Tem que pesquisar e estudar...

Boa tarde, José. Meu professor deu a dica de usar ampop, mas não obtive quase nada de resultados. Eu achei um esquema na internet de um condutivímetro (em anexo). Já tenho as fórmulas e as relações entre condutividade, resistividade, condutância e resistência. O que você acha?

Boa noite, 

Será que esse circuito serve para água destilada ??? Ou seria para água comum?

Você entendeu como funciona o circuito que enviou ?

Eu entendi que tem um gerador de sinais (CD4060) que envia os pulsos para um amplificador(U2A).

O sinal de oscilador passa pela água e é enviado para outro amplificador U2C.

Desse amplificador os pulsos são encaminhados para um (acho) amplificador retificador de onda completa (é isso?). 

O sinal é integrado e vai de a saída para um  circuito de medição de tensão CC. 

Acertei ?

Isso, pelo o que eu entendi os dois amplificadores de baixo fazem a retificação pro sinal DC pro microcontrolador. Eu não entendi muito bem o ampop do gerador porque parece que ele tá atenuando o sinal e não amplificando pela configuração dos dois resistores de 6,8k e 100k. Acho que esse circuito só mete até água potável, no máximo mineral. Ia usar ele como referência mas não sei como prosseguir daí pra obter uma melhor precisão e medir água destilada.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço