Olá galera do fórum !!!

Me chamo Daniel, estou acompanhando as vídeo-aulas sobre Arduíno. Ainda não terminei, mas estou achando fantástico. Parabéns pelo trabalho, pelo fórum, e também por divulgar gratuitamente os conhecimentos.

Vou me apresentar brevemente, antes de falar do post...
Me formei em fisioterapia em 2004 pela USP, trabalhei por 5 anos na AACD, com pacientes neurológicos graves, e trabalho até hoje na área atendendo pacientes em domício, vários deles com diversas restrições motoras.
Entre 2008 e 2012, tive um empresa de Home-care de fisioterapia domiciliar, e lá, aprendi a programar em VBA para gerenciar meu próprio negócio. Acabei me aprofundando no conhecimento da programação, gostei tanto que quando me vi eu estava mais interessado em melhorar o sistema da empresa do que captar novos clientes para meu negócio.
O resultado foi que iniciei nova faculdade de Análise de Sistemas, e arrumei um estágio como programador PHP e mysql, muito feliz porque descobri minha verdadeira vocação e identidade profissional.
Um dia desses, estudando programação em geral, conheci o arduíno, e me interessei muito, principalmente pela possibilidade de iniciar uma "pesquisa" doméstica sobre automação residencial.
Acho que posso montar sistemas automatizados para ajudar deficientes físicos, crianças, jovens, velhos, todos, a serem mais independentes dentro de casa.
Por exemplo com uma prancha ou celular sensível ao toque, preso na frente das cadeiras de rodas dos pacientes, e que com 1 toque possam ascender e apagar luzes, dar descarga, tocar um som na copa para alguém vir, e centenas de milhares de outras atividades que hoje precisam que alguém para ajudá-los.
Gostei muito do tema, estou bem motivado e disposto, e e tenho contato bem próximo com essas pessoas que poderão testar os protótipos.....
Minha dúvida é, por onde começo?!?! 
Comprando um kit arduíno e um multímetro? Aceito as mais variadas opiniões e sugestões !
Abraço a todos!!!

Exibições: 2716

Responder esta

Respostas a este tópico

Daniel,

Acho otima sua iniciativa de querer desenvolver produtos voltados para pessoas que possuem dificuldades visuais, motoras, auditivas, etc. Raramente vejo projetos concebidos para essas pessoas. Na minha opinião você deveria, com sua experiencia adquirida com essas pessoas, listar  as necessidade basicas para essas pessoas e assim poder criar produtos para auxilia-las em suas tarefas diarias.

Exemplo: Uma pessoa com dificuldades visuais, poderia ter um aparelho que poderia dizer as horas, ou ligar a TV, simplesmente através de comandos de voz ( isto é possivel com o arduino e um shield ).

Na comunidade do laboratorio de garagem exitem muitos especialistas em muitas areas, que estão disposto a ajuda-lo no que for necessario ( eu inclusive ).

O primeiro passo seria criar um grupo de discusão para projetos voltados para essas pessoas com alguma dificuldade motora, visual, auditiva. Desta maneira as pessoas interessadas vão se juntar a você nesses projetos.

A melhor maneira de iniciar seria ler muito sobre o assunto ( arduino ) e comprar um Arduino para praticar.

Se a grana estiver curta, existem outras alternativas para o arduino a preços no minimo a metade.

Um exemplo é o KIT LaunchPad da TexasInstruments (  existe um grupo criado no LabGaragem ), que atuamente pode ser programado por uma interface identica do arduino ( Energia - http://hackaday.com/2012/07/12/energia-brings-arduino-ide-to-the-ti... ).

Espero ter ajudado.

sds,

Cinesio, obrigado pela resposta!!!

Vou comprar sim um arduíno e outros pequenos componentes para começar a testar e aprender sobre. Quando eu tiver minimamente capaz de acender 1 led, iniciarei projetos mais direcionados para os deficientes físicos e criarei os grupos sugeridos.

Vi alguns posts sobre o Rapsberry Pi. Ele executa a mesma função do Arduíno, só que de outra forma? Ou não tem nada ver, serve para outros propósitos?? Qual é o mais indicado?

Abraços!!

Daniel,

São produtos diferentes. O rapsberry ( comprei um recentemente ) é um computador completo, com CPU ( arm ), GPU, saida de video HDMI, saida de video composto, som, memoria, ethernet, entrada USB host ( para teclado, mouse, bluetooth ), que é "gerenciado" por uma distribuição Linux.Tem também pinos de entrada e saida, serial, que podem ser acessados por programas como o python. Ele tem a mesmas dimensões do arduino. Requer um connhecimento maior, pois é necessário conhecimentos basicos sobre linhas de comando de Linux e programas para programação.

O arduino é baseado em um microcontrolador que gerencia entradas e saidas. Existe uma interface IDE para programação  e é  plug in play. Basta instalar o drive de comunicação e começar a programar.

Por exemplo: para fazer um Led acender, é suficente carregar uma biblioteca que já tem disponivel nos exemplos e fazer upload para o arduino, e pronto está funcionando.

O Rapsberry PI está en torno de R$ 170,00 e o arduino aqui no Lab está  R$ 70,00.

A utilização do rapsberry PI ou arduino depende muito da aplicação, e complexidade do projeto.

Para você que está iniciando, sugiro o arduino, e assistir os diversos videos disponiveis sobre o arduino e para cada aula praticar no arduino.

Sds,

Bem vindo ao grupo !

Acho que é por aih mesmo: Arduino e Multimetro, mais um protoboard e uns componentes básicos.

São 2 conhecimentos (pelo menos) envolvidos: eletrônica e programação. Eh preciso estudar um pouco dos 2.

Se vc tiver um bom ingles para leitura existe muuuito material. Mas em portugues tb tem bastante.

Alem daqui e outros sites vc encontra livros para serem comprados por aih, inclusive na Amazon.com que chegam sem impostos. Em sites de download (emule) vc tb acha mta coisa...

Tenho uma historia particular com deficientes visuais (um amigo de infancia ficou cego, tenho contato com ele até hj.) e por isso sempre tenho uma atenção especial pela causa.

Quanto à sua ideia, acho que seria otimo algo como um Arduino que já viesse como kit para fazer uma automação residencial.. Podiamos desenvover isso aqui, em conjunto, sei lá.

Enfim, algo como:

http://www.projetoarduino.com.br/produto-34-shield_automacao_e_alar...

http://www.projetoarduino.com.br/produto-64-automacao_residencial

Só que podia já vir numa caixa para parafusar proximo ao quadro de força, coisa assim.

E o controle poderia ser todo via web. Assim qualquer celular ou ipad funcionaria como controle remoto. O bolso do deficiente que limitaria..

Ah, lembrei de outra coisa pertinente, não só pra vc mas pra quem tiver a oportunidade (conseguir).

Nosso governo não banca só filmes sobre violencia e outras campanhas... Também banca projetos de produtos de acessibilidade. Acreditem !

Vide:

http://download.finep.gov.br/fundos_setoriais/subvencao/editais/Sub...

Esses investimento é a "fundo perdido". Isso significa que não é dinheiro emprestado e sim dado !

Pontos positivos:

- É dado;

- Paga mão de obra (salários). (Já a Fapesp não paga);

- Baixa contrapartida.

- Paga investimentos em ferramentas e equipamentos;

- Ve como nacional qualquer coisa importada comprada no Brasil;

- Aceita bem a participação de empresas pequenas.

Pontos negativos:

- Se vc ler todo o contrato vai ver que existem pontos mais dificeis de cumprir para quem é gaiato tentando levar uma grana, e vc, de boa intenção, pode não se enquadrar por isso. Entre eles estão: - Alinhamento da proposta à área de atuação da empresa: Ou seja: Sua empresa precisa já ter produtos para deficientes; - Defesa oral, feita no RJ;

- Existe um acompanhamento, via relatorios, de como foi gasto. Por ex comprovante de pagamento de funcionários e impostos precisam ser guardados e contabilizados.

- Importados só podem ser pagos com o dinheiro dele se vc for um importador (na documentação). (isso implica a não aceitar importações do tipo compra pela internet pessoa fisica... Vc precisa pedir pra uma empresa com importação (e RADAR) comprar e te vender. Acho isso irrelevante e fácil de resolver.. Só não aceitam aquele invoice como se fosse uma nota fiscal. Vc precisa de uma nota fiscal de verdade. Só arrumar...

A empresa precisa tb ter pelo menos 2 anos de vida. Isso é para evitar que as pessoas inventem a empresa pra fazer o projeto...

Enfim. Quem já tem CNPJ com 2 anos e faz alguma coisa comercial comprovável na área (a comprovação é por notas fiscais) tem uma otima oportunidade.

Existem várias áreas alem da acessibilidade. Vide:

http://www.finep.gov.br//fundos_setoriais/subvencao_economica/edita...

Todas essas chamadas que citei estão com os prazos vencidos.. Não adianta se animar.

No entanto para 2013 vem novas chamadas.

Fiquem atentos !

Eduardo, bom dia.

Obrigado pelo retorno.

Sim, os cegos também podem se beneficiar muito !! Não tinha pensado neles, pois meu contato maior são com os deficientes físicos mesmo, mas claro que podemos enquadrar todos eles na mesma categoria de dificuldades...

Quando você diz fazer um Kit, apenas para ser "conectado" na caixa de força, significa que podemos fazer todas as montagens necessárias para atingir a automação necessária, e depois criar "placas padrão" para esta finalidade?? 

Abraços!!

Sim, mas isso ajudaria a instalacao, mas ainda assim precisaria de gente capacitada pra instalar e programar. Nao existem 2 casas iguais...

O chato justamente eh isso: Nao tem quem instale. Se o kra eh ruim eh ruim (eletricistas e zeladores em geral) se o kra eh bom nao quer se rebaixar a ir nas casas dos clientes passar fio...

Na verdade esse tipo de produto ja existe a muitos anos, so nao chega nos nossos olhos pq sao absurdamente caros. Um dos kras que faz isso no Brasil eh o Leonardo Senna (www.ihouse.com.br) e um dos maiores fabricantes mundiais eh a www.Control4.com 

Soh que eh simplesmente proibitivo.

Existem ainda solucoes mto baratas e simples, para poucas cargas:

- Usar um controle de portao. Os bons (quase todos) tem um strap onde vc configura se o rele vai ser pulso ou liga/desliga. Aih vc liga a lampada no receptor de controle e ja tem um controle sem fio que permite multiplos transmissorres. Aih vc pode colocar um desses dentro da caixa de passagem para acender regularmente e outro na cadeira de rodas. Tem de 1, 2, 6 e 8 Reles. Fabricados aqui. Ex: 

http://voipequipamentos.com.br/produtos.asp?lang=pt_BR&tipo_bus...

Ou se vc quiser algo mais incrementado com controle pela web=pc+smartphone+tablet parte pra um Arduino+Placa de reles ou compra tudo pronto da Control4 ou concorrentes.

Enfim, dah pra fazer projetos de R$100,00 (2 lampadas controladas por controle de portao de garagem) a R$20.000,00 (uma casa inteira montada pela Control4). Mas o barato seria fazer o mesmo que a segunda opcao gastando uns R$500,00 por ex...

Enfim, eh uma area empolgante mas problematica, especialmente quando o cliente eh impaciente e acha que eh o dono do mundo (cliente padrao de automacao cara), problemas que nao devem acontecer para o deficiente, que ja teria outro problema: Limitacao de investimento.

Outra, e se fosse feito mesmo como kit monte vc mesmo ??? Algo como: Todo o aparelho teria que ser como um filtro de linha:

http://www.patola.com.br/?pagina=info_produto.php&produto_id=47...

Aih vc teria por ex 10 acionamentos com nomes customizaveis, mais outros acionamentos (quantos quiser e comprar a parte) com caixinhas remotas que falariam por radio:

http://www.patola.com.br/?pagina=info_produto.php&produto_id=80...

Poderia ter ainda uma versao pelada que iria dentro da caixa do interruptor.

Fora isso ainda poderia ter um receptor e transmissor IR, que poderia ser feito com um fio de uns 2m pra vc deixar ele ao alcance do seu controle e de forma que ele possa comandar seus aparelhos. Algo como recebe IR pela frente e transmite pelas costas. Qualquer pezinho de borracha jah vira gabinete...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço