TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTOCOLO OPC VIA ETHERNET

A motivação para este trabalho está no fato de não ter encontrado, nas minhas pesquisas, conteúdo nacional que se referisse a utilização do protocolo OPC com o arduíno.
Este protocolo é amplamente utilizado na industria por ser de tráfego leve , muito robusto e de fácil utilização por CLP's, Scada's diversos, instrumentos inteligentes e outros.


Iniciando:


A biblioteca OPC que utilizarei para comunicar com o Arduíno é do Martinez e está disponível no meu site (www.daltro.eng.br/arduino/arduinoopcserver_1_6.zip ). Junto com a biblioteca está o servidor OPC "ArduinoOPCServer" na versão 1.6 que possibilita a comunicação via ethernet, cabo ou wireless e pelas portas seriais.

Um servidor OPC é básicamente um software que faz a comunicação entre o Arduíno e o computador. Todo e qualquer equipamento que quizer receber ou enviar dados para o Arduíno é um cliente OPC. Portanto, sistemas scadas, CLP's e outros equipamentos serão os clientes deste servidor. Neste tutorial utilizaremos como cliente o software MatrikomOPC EXplorer que também está disponível em meu site ( www.daltro.eng.br/arduino/simulador_opc.zip ). Este produto simula o recebimento e envio de informações para o Servidor e por consequencia para a placa do Arduíno.

Cabe esclarecer que o MatricomOPC é composto de 03 sistemas, o servidor, o cliente e o analisador, nós utilizaremos o cliente neste tutorial.

Depois de baixado os softwares, é necessário que a biblioteca OPC seja instalada na IDE do Arduíno. Copie então a pasta "OPC", que está junto com o opcserver, para a pasta "libraries" da IDE e inclua-a ao seu sistema.

Transferido o Sketch para o Arduíno, abra o servidor OPC. Ao lado do relógio do windows, aparecerá o símbolo do Arduíno. Clique duas vezes sobre ele e a interface do servidor se abrirá. Vá na aba "configuration". Clique em "Arduíno Ethernet" e coloque o endereço IP da sua placa, depois clique em "save configuration". Só isso, nada mais !

Clique na aba "info" e você verá as seguintes informações:
data e hora do sistema > Running OPC Server from "caminho em sua máquina"
data e hora do sistema > Waiting for OPC clients to connect...

Tudo está OK...

Abra agora o MAtrikonOPC EXplorer, diminua a tela, caso necesário e veja que no quadro LOCALHOST tem o nome de sua máquina e logo abaixo o ArduínoOPCServer.1 e também o Matrikon.OPC.Simulador.1.

Clique sobre o AeduinoOPCServer.1 e o botão de conexão ficará ativo. Clique nele...
Você verá que os itens disponíveis em sua placa do Arduíno serão listados no painel "info" do OPCServer...

Clique agora em "Add Tags". A tela será substituída e os itens listados no OPCServer estarão listados no quadro inferior esquerdo... clique 2 vezes sobre cada item e ele será transferido para o quadro superior direito.

Na barra de ferramentas do Matrikon, clique no primeiro botão (um simbolo verde com o sinal +).

Neste momento o cliente começa a solicitar informações ao servidor e serão apresentados os valores das entradas e saídas de vosso sistema.

Já no OPCServer, você poderá o fluxo das informações solicitadas...

Tudo o que está descrito aqui, está disponível no meu canal do Youtube pelo endereço https://www.youtube.com/watch?v=2leE3PcHGVA .

Estou trabalhando no sistema Scada que se integrará com o servidor OPC... assim que ele estiver pronto eu disponibilizarei para os colegas.

SDS
Daltro

Exibições: 3592

Responder esta

Respostas a este tópico

Ja li sobre OPC e é um framework que trabalha na formatação dos dados.

Como o Sr citou não tem nada de conteudo nacional.Como não gosto de tal termo,desde 3 anos iniciei um projeto independente chamado P-Noise (topologia) que se usa de barramento (em teste de 12v) e que terá uso de arquitetura Mestre/escravo.O formato dos dados é baseado em um protocolo diferente de OPC ,chamado CQL que é um sistema de scripts para Banco de Dados e WEB Server integrado a um framework independente de Supervisorio.

Ainda vai demorar uns 2 anos para ter um uso pratico,mas eu nunca desisto.

Sobre o CQL você pode ver no meu blog: http://adltecnologia.blogspot.com.br

(**Conteudo totalmente nacional)

Boa tarde!
Estou utilizando o Arduino Uno, e um sensor de temperatura e umidade DHT11 na entrada digital D3..

Quando abro o OPC Server, ele não encontrar nenhuma variaveil digital

9/13/2016 4:06:59 PM > Asking for available OPCItems from ArduinoEthernet0
9/13/2016 4:07:00 PM > Frame: 0...

Vocês podem me ajudar?

Como faço para descobrir o IP do Arduino?

Jéssica,

O endereço IP e a mascara de rede são definidos no seu programa do Arduino...

Você certamente está usando uma LIB ethernet... e nas especificações desta lib, no seu programa, está definido o endereçamento IP e máscara de rede...

Tbm não se esqueça que a porta ethernet do seu computador deve estar na mesma faixa de IP da sua placa.

Um abraço

Daltro

 

Boa tarde,
Eu sou da Colômbia, use google tradutor, desculpe a minha gramática.

Estou tentando ligar as Opções Arduino com o cliente, mas não conseguiu, eu usei a MatriconOPC como ensinado em seus vídeos, e NI, com tanto obter o mesmo resultado. O pino placa emite pin a resposta, mas quando a conexão para o cliente, na guia informações Arduino quaisquer avanços de linha OPC “
Asking for available OPCItems from ArduinoEthernet0".

Eu queria perguntar se você tem uma resposta para por que isso está acontecendo, e testado com a versão 1.6 e 1.9, o meu SO é Win10 - Arduino Escudo Wisnet Um e W5100.

Jorge,

Servidor OPC no funciona en el WIN10 !

Saludos,

Daltro

gracias,

voy a probar otro sistemas operativos

Boa noite,
desculpe a minha gramática usar o google tradutor, falhar a mensagem em espanhol.
Estou escrevendo para discutir as minhas experiências e dificuldades.
E eu poderia conectar corretamente o OPC Arduino com clientes de ambas Matrikon como o cliente rápida Labview no Windows 10 Pro, O problema que eu apresentar a última vez que o resolva baixado novamente OPC Arduino, mas agora apresentar uma outra desvantagem que, após um vez que o cliente deixa de atualizar o tac e eu tenho que reiniciar o Arduino, embora o registro OPC mostrado que o cliente pede para os tags.

Porque as minhas restrições do projeto que não posso usar no módulo LabVIEW DSC, eu estou lendo dados usando DataSocket, mas como com o cliente OPC depois de um tempo pára atualizar as tags, eu sou muito novo no utilizando o LabVIEW e eu aceito sugestões sobre como realizar a HMI e banco de dados de VS.
Muito obrigado Eu estarei esperando por suas sugestões e apoio

Buenas noches,
Escribo para comentar mis experiencias y dificultades.
E podido conectar correctamente el OPC Arduino con los Clientes tanto matrikon como el Quick Client de Labview en Windows 10 Pro,
  El problema que presento la vez anterior los solucione descargado de nuevo el OPC de Arduino, Pero ahora presento otro inconveniente,  que después de un tiempo  el cliente deja de actualizar los tac y tengo que reiniciar el Arduino, aunque en el registro del OPC se muestra que el cliente pregunta por los tags.

Debido a mis restricciones del proyecto
  no puedo utilizar en módulo DSC de Labview, Estoy leyendo los datos mediante el uso de datasocket,  pero igual que con el OPC client después de un tiempo deja de actualizar los tags, estoy muy nuevo en el uso de Labview y acepto sugerencias de cómo realizar el HMI y base de datos que no sea VS.

Muchas gracias estaré esperando sus sugerencias y ayudas

Boa tarde Daltro, tudo bem ?

Segue seu tutorial, porem quando abro o Sketch de exemplo " Arduino Ethernet ", quando mando carregar ele da erro na compilação, tenho usar também o Sketch " UNO " pela serial, sem conectar o W5100 e também apresenta erro de compilação, o que poderia ser ?

Obrigado desde ja,

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço