Estou querendo adquirir alguns CIs que são TSSOP 38 pinos. Mas não quero ter que fazer placas SMD e gostaria de poder usar estes CIs em placa padrão (ainda mais para montar protótipos). Mesmo que a preço razoável gostaria de saber se existe algum tipo de soquete especial DIP que me permita colocar sobre ele este tipo de componente (TSSOP)?

Estou vendo que vai chegar o dia que não será mais possível prototipar mais nada se não tiver algum mecanismo automático/mecanizado de colocação de componentes sobre placas e acompanhamento com microscópios eletrônicos, pois a miniaturização está levando estas coisas para os laboratórios da NASA.

Obrigado se alguem souber de alguma solução.

Exibições: 936

Responder esta

Respostas a este tópico

Ola Euclides, voce pode fazer um adaptador com uma placa de circuito impresso, usando uma placa de cobre e desenhando sobre ela as trilhas, e soldando uma barra de pinos para ligar em uma protoboard.... tem lugar que vende adaptador mais e meio salgado...

olha um exemplo...

http://www.desmoines-classifieds.com/Downtown-/Industrial-Machinery...


espero que seja util para ti!

Aqui para mim só apareceu uma foto. Você sabe onde se possa comprar isso no Brasil? Ví que no exterior tem até site onde se compra "o serviço" de enviar o componente e a empresa entrega desta forma mostrada na foto.

Será que isso teria "futuro" no Brasil? Adaptar circuitos difíceis de soldar ou usar com este tipo de solução?

Seria possível fazer uma máquina com este tipo de precisão (milimétrica) para automatizar este tipo de solda?

Caro Euclides,

os soquetes adaptadores chegam a custar em torno de R$ 1000,00. mas tem soluções mais baratas, como a que o colega Cleimar mostrou, Você encontra outros no Mercado Livre, por exemplo esse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-427859513-placa-adaptadora-s...

Ainda assim, vai suar para soldar os pinos na placa. Na empresa onde trabalho, os técnicos utilizam alguns macetes para fazer isso. Um deles é "afiar" a ponta do ferro de solda, se não me engano fizeram isso num esmeril. O segundo é abusar de usar uma "fita" metálica trançada, especial para esse fim, que remove o excesso de solda que eventualmente fica no CI (Eu não sei o processo todo...). O terceiro, é usar uma lupa bem potente ou um microscópio adaptado para visualizar o que você está fazendo. Por último, e o pior, é ter uma mão muito firme!!! ( E um olho afiado!)

Eu enfrento o mesmo drama toda vez que começo um projeto novo... Um dia, não vai mais dar para prototipar. Até lá, a genta vai se virando!

Boa sorte! Abraço!

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Olá Henrique.

Isso tudo que você disse me pareceu uma previsão daquelas bíblicas...

Eu acho que miniaturizar é bom, bacana e necessário mas para equipamentos portáteis. Para desenvolvimento de máquinas e outros produtos é uma grande besteira. Só aumenta o custo de manutenção, desenvolvimento e suporte ao produto, alem de dificultar a vida de quem vai cuidar de tudo isso. Obrigado pelas respostas.

legal...

para soldar fazer manutencao em componentes smd eu uso fluxo de solda liquido, solda em pasta (estanho pastoso) e estacao de solda com ar quente...

agora tem outros metodos como disse o henrique que usei por bastante tempo... minha maior dificuldade era espalhar o estanho para soldar os contatos dos chips sempre ficava demais e fechava um contato com outro ai tinha que fazer denovo... rssss mais com o tempo vai adiquirindo pratica. para praticar soldagem com componente smd e bom usar uma placa mae velha.. rssss

sucessos

legal...

para soldar fazer manutencao em componentes smd eu uso fluxo de solda liquido, solda em pasta (estanho pastoso) e estacao de solda com ar quente...

agora tem outros metodos como disse o henrique que usei por bastante tempo... minha maior dificuldade era espalhar o estanho para soldar os contatos dos chips sempre ficava demais e fechava um contato com outro ai tinha que fazer denovo... rssss mais com o tempo vai adiquirindo pratica. para praticar soldagem com componente smd e bom usar uma placa mae velha.. rssss

sucessos

Mas não era para ser assim né????...imagine a eficiência e capricho de uma solda depender da "destreza" e "material caro"...????...sendo que não há motivo nenhum para que um circuito seja microscópico (a não ser como disse acima se for um equipamento portátil). O pessoal que não tem equipamento automático pra fazer isso em produção como ficam???? Parece-me que é de propósito.

da pra ficar fulo da vida com isso....

hoje em dia, fazem tudo pequeno minusculo para ocupar menos espaco e reduzir custos com materia prima...

estendo bem o seu lado, fica completamente inviavel voce trabalhar ou fazer omprototipo de um projeto com o que oferece hoje em dia.

mais vaja so omoado bom da coisa, imagina se tudo fosse grande, no caso do jurasquico eniac, hoje teriamos em nossa casa um desktop monstro com mais de 10 toneladas rssss

mais este ci que vc ta procurando, voce nao conseguiu achar ele em dip nao?

ja tentou no ebay? la acha tudo... bom quase rsss

Não acha em DIP. É o A4989 só existe em TSSOP. O que existe é instalado nestas placas adaptadoras. Estou vendo se acho alguem (um louco) que faça este tipo de trabalho (solda SMD para placa adaptadora), Aí posso alterar meu projeto para "receber" uma placa dessas como se fosse um CI DIP...e bola pra frente. Aí é só manter um "estoque" de "DIPs" para encaixe e venda. É o jeito (48 anos...o "zoinho" só consegue ver o Pânico na Band...e olha lá....).

Olá Euclides,

Você tem o circuito com os componentes para montar esse CI?

Ainda não. Estou tentando obte-los (Os CIs) junto aos distribuidores no Brasil. Irei ver se consigo uma (ou muitas...) placas adaptadoras dessas e achar quem possa monta-las para mim.

Com a placa adaptadora eu posso sentar "tranquilo" e continuar meu protótipo, sabendo que este não será mais um problema (até precisar de mais...).

Mas porque? Você tem "as manhas" de fazer este tipo de soldagem?...Só um curso para "aprender" a fazer isso é uma fortuna (fora os equipamentos e materiais que até onde sei não são baratos)....

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço