Troca de experiecia em fabricação de circuito impresso

Ola a todos.

Minha primeira postagem aqui nesse forum,e gostaria de saber se estou no lugar certo para a troca de experiencias nas varias ténicas de fabricação de circuitos impressos

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Respostas a este tópico

Vc já viu esse:

http://labdegaragem.com/forum/topics/placa-pcb?id=6223006%3ATopic%3...

Tem outros tb. Depende da tecnologia (CNC ou quimica) que vc pretende usar.

Amigo podemos discutir desde o software até a gravação do circuito na placa , mande suas dúvidas.

Estamos aqui para aprender. Estou começando a técnica da tinta foto sensível.

Hoje será minha primeira corrosão. Até agora estou com problemas com o fotolito. A impressora laser fica borrada.

Olá Sidney,

Eu começei a fazer minhas placas no começo da década de 80 e já testei os mais variados métodos, caneta de retroprojetor (agora mais conhecida como marcador de CD), decalques (Letraset), fita adesiva, esmalte de unha, transferência térmica de toner, serigrafia, e fotogravação com tinta UV. 

Eu já apanhei bastante com fotolitos e impressão em laser, e depois descobri que podia usar uma transparência qualquer e imprimir em jato de tinta mesmo, com resultado excelente. 

Estou usando transparências comuns, compro a mais barata que tiver na papelaria da esquina, e faço a impressão do fotolito com minha impressora jato de tinta na maior resolução e qualidade possível.

No início eu imprimia várias cópias e sobrepunha os fotolitos sobre a placa, mas o resultado nas legendas não era bom. Agora eu não sobreponho mais fotolitos, uso apenas um sobre a placa e ajustei (diminuir) o tempo de exposição na luz UV.

O segredo é ajustar o tempo para as suas condições, que variam com a potência da lâmpada, distância para a placa, e a marca da tinta usada. Após a exposição ao UV, revele a placa na solução de carbonato de sódio e se a tinta não sair das áreas que deveria sair diminua o tempo, se a tinta sair das áreas onde deveria ficar aumente o tempo. É por tentativa e erro, mas depois que achar o tempo do seu sistema sempre dá certo. 

Abaixo podemos ver umas placas que fabriquei usando este método.

Estamos ai para trocar informações e se ajudar.

Abraço.

Cara,

Como vc conseguiu fazer a mascara dos componentes e a cor verde da placa?

indica ou poderia fornecer um tutorial do mesmo?

Willian, 

Estou usando tintas foto sensíveis UV, tem várias marcas, PCIsmart, EASYpcb, FASTpcb entre outras inclusive no ebay e Dx. As tintas são basicamente as mesmas, preste atenção que tem um fornecedor que leva uma eternidade para enviar o pedido.

Essas tintas são aplicadas sobre a placa e após a secagem é aplicado um fotolito negativo sobre a mesma e em seguida é feita a exposição sobre luz UV, usei uma lâmpada de luz negra facilmente encontrada em lojas de material elétrico. As áreas que foram expostas à luz são polimerizadas e acabam endurecendo, em seguida a placa é revelada em um banho de solução de carbonato de sódio que dissolve as partes não expostas a luz, Ai é só corroer a placa.

Para a máscara de solda e legendas, tem o verniz bi-componente (tinta+catalizador) em várias cores, verde, vermelho, azul, branco e preta e a máscara resiste a temperatura do ferro de solda da mesma forma que uma placa industrial. Prepara-se o verniz, aplica-se sobre a placa da mesma forma que foi feita para o cobre. O resultado é como o visto acima.

Na minha opinião, se você quiser montar placas com aspecto profissional, vale a pena investir em um kit destas tintas, só pra comparar, eu fiz um orçamento com uma pessoa que está oferecendo serviços de confecção de placas protótipos, e o valor que o cara me cobrou em  apenas duas placas de 10 cm x 8 cm ficou o dobro do que eu gastei com as tintas, a lâmpada, vidro etc que dão para fazer dezenas de placas do mesmo tamanho.

Abraço.

Qual é a marca e modelo do verniz bicomponente que você usou? Obrigado.

Parabens,colega essas placas estão profissionais,qual a tinta que voce usa?

Como voce disse tambem tenho feito placas ja a um bom tempo e por varias tecnicas inclusive a ultima foi um laminador de pcb que fiz com uma sucata de fusor de impressora lexmark,deu certo até um certo tempo mas ai nao consegui ter controle mais sobre a temperatura do fusor a acbei queimando a pelicula do rolo pressor,defeito no termostato,mas eu ja tenho alguma experiencia em fabricaçao de pci por processo fotografico,fiz varias placas e ficaram boas,mas agora estou tendo dificuldades na confeccão do fotolito negativo para gerar a arte final,como abri um topico aqui no forum sobre o assunto acho que vale a pena repetir o que ocorreu.

Comprei uma HP LASER P1102W e ao fazer um teste de impressao em uma transparencia para laser(dessas com tarja branca)o resultado ficou horrivel....transparencia de ma qualidade?mau ajuste da impressora???mau ajuste do operador????rsrsrrsrs

Olá José,

Obrigado pelo elogio.

Nas minhas experiências com transparências em uma impressora Laser Kiocera FS2020D, ocorria que quando era selecionado a qualidade normal a impressão saia bem fraca, apesar do toner ser novo e original. Ao selecionar a melhor qualidade de impressão e a folha para transparência, a mesma começava a derreter e travava dentro da impressora, provavelmente porque usava uma transparência comum ( para retroprojetor ) que não suporta a alta temperatura do processo laser.

Tente rever as opções de ajuste da sua impressora ou trocar a marca da transparência, ou faça como eu, use uma jato de tinta.

Eu estou tendo bons resultados, e com um custo menor que com o uso de impressoras laser, pois posso usar qualquer transparência, a tinta e as impressoras são mais baratos além de dispensar o enegrecedor de toner.

Boa sorte.

Olá,

Eu recomendo estas duas: EASYpcb e PCIsmart.

Convido a todos os colegas que tenham interesse em fabricar seus próprios PCI's que entrem para o grupo "PCB de Garagem": link aqui

Abraços

Wiechert,

te admiro mesmo. Que trabalho maravilhoso. Parabens. Fica com uma qualidade maravilhosa.

Vou testar isso que sugeriu.

até

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