Alguém já conseguiu disparar um triac com arduino? fazer um dimmer por exemplo!

Exibições: 15502

Responder esta

Respostas a este tópico

Euclides, é um rele de estado sólido.

O papel do triac quando acionado o gate é "dar contato" nas outras duas pernas.

Neste caso só temos uma fase ligada no "To Lamp" esperando um "contato" do triac a outra fase vai direto pra lampada.

A grosso modo esse esquema é como se fosse um interruptor.

Abraços

de uma olhada no meu experimento

http://labdegaragem.com/video/triac-arduino-nossa-placa

sds

Sanches

Da pra fazer sem usar o PWM ! 

http://www.youtube.com/watch?v=CmU2u2kHH1U

Sim Andrey, estou fazendo sem PWM.

No inicio achei que só com PWM, mas depois vi que para AC não faz diferença.

E conforme o código acima, dá para fazer sem o TimerOne tbm.

Abraços

Olá pessoal ! Tudo bem! Estive olhando os diversos projetos e percorri esse tópico de ponta a ponta. Estou tentando construir um dimmer acionado pelo PWM do Arduino e meu maior problema é na parte eletronica. Estou tentando modular a potencia de um chuveiro eletrico de 5500W e não usando para isso um BTA41600 (Chuveiro em 220 V , 32 a 35 A na média). Queimei varios resistores...capacitores... enfim...sou leigo em eletronica e sei que deve haver uma equalização desses componentes no circuito. Alguem poderia me ajudar no dimensionamento? O Euclides Rezende postou um esqueminha que adotei como base. Mas, pra baixa corrente.

Grato!

Willians.

A princípio, um TRIAC é um curto circuito "controlado" eletrônicamente.

Inicialmente, coloque a resistência dentro da água, e isolada do circuito (não ponha a mão lá nem sobre tortura).

Com o TRIAC ligado corretamente entre a tomada de força e a resistência, pegue uma pilha de 9 Volts e ligue 2 fios a ela, com estes 2 fios, teste o TRIAC colocando a pilha entre o gate e uma das outras pernas do TRIAC.

Se tudo estiver bem, a resistência começara a fazer ruído de chuveiro e após alguns segundos a água começará a aquecer.

Com isso, vc. saberá se o TRIAC escolhido aguentará o tranco.

Quanto ao dimensionamento dos resistores, precisará passar mais informações, pois quais resistores de qual circuito vc. está falando? Precisa ver se não está causando curto na ponte de diodos, antes de enviar para o opto. Se a ponte esta corretamente montada ou se for montada, se está posicionada da forma correta, em relação ao circuito.

Curtos geram EM e podem destruir componentes que nem estejam ligados ao circuito. Precisa-se testar os optos se ainda estão bons. Um passinho de cada vez...

Euclides.

Willians,

No meu blog tem uns posts sobre o assunto: http://automatobr.blogspot.com.br.

Grato Mauro, estarei verificando!

William se você é leigo, não recomendo esse tipo de projeto.

Existe alto risco de choque elétrico. Pode ser fatal....

Agua, 220v , etc 

Ok ! Quando eu disse leigo, foi no quesito "dificuldade para calculo de circuito RLC. Quanto ao projeto desenvolvido, é bem extenso. Estou implantando um ajuste de temperatura de chuveiro utilizando um Arduino, Lógica Fuzzy que por sua vez terá a resposta de saida entre a vazão do chuveiro e o Delta T (ºC) de retorno em Potencia Eletrica. Ex. X W de potencia por segundo, para aquecer X L/s de agua, se o Delta T for de X ºC. Tudo isso já implantado e testado no Matlab, Labview e Arduino variando o PWM com o estimulo dessas variaveis de entrada. Agora eu preciso converter o PWM em potencia e só consigo fazer isso com auxilio de um Dimmer. Como pesquisei varios esquemas eletricos e todos me levam a dimmer com pwm para baixa potencia, tentei adaptar o circuito para uma potencia maior, no caso 5500W do meu chuveiro de testes. O Triac utilizado, eu tenho certeza que aguenta a corrente, já testei ele num circuito convencional de potenciometro, só que... no convencional só consigo controlar 50% da potencia já que uso um DIAC para detectar o zero cross q faz isso uma vez a cada ciclo. Ja com o PWM eu conseguiria sincronizar com a rede usando um optoacoplador Tipo 4N35 por exemplo, e variando o PWM , vario a potencia .
O Problema é que não consigo fazer o calculo de qual capacitor e qual resistencia utilizar para que eu tenha um sistema efetivo.

Estou querendo adaptar o circuito encontrado nesse video:
http://www.youtube.com/watch?v=XdCvJ1wZ0bA

Meu esquema inicial basea-se nesse aqui, que como podem observar só vai ate 4 A.


Grato pela atençao!

Nunca que um circuito desses será bom para o que vc. pretende fazer.

Aqui a variação de luminosidade de um LED está acionando um LDR que através do RC faz de controle de nível para o gate do TRIAC. só por isso está fazendo o controle dessa luminosidade por PWM (Que acredito nem funcione porque uma coisa é a persistência visual da retina e outra é um circuito digital, muito mais sensível e preciso).

A idéia de Dimmer microprocessado é muito mais poderosa que isso. E começa com um sensor que identifica a passagem da senoide por zero e a partir desse ponto, passa a tratar o que é necessário baseando tudo no tempo (da senóide) e trata esse funcionamento dentro de milissegundos.

O site do Mauro, mostra isso com detalhes. Dê uma procurada lá.

Euclides.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço