Alguém já conseguiu disparar um triac com arduino? fazer um dimmer por exemplo!

Exibições: 5180

Responder esta

Respostas a este tópico

minha ideia final é com um controle remoto poder ligar/desligar e ou controla a intensidade de uma lampada, estou me baseando neste projeto:

http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1230333861

já fiz alguns testes mas ainda não funcionou.

valeu pela dica 

Bom dia Joe, 

Onde você diz:  

1- Para um dimmer é necessário que o fotoacoplador permita o acionamento do triac em qualquer situação dentro do ciclo da senóide da rede elétrica, logo ele não pode ser do tipo zero crossing.

Então não é necessário o circuito detector de passagem por zero ?

É possível fazer o dimmer sem ele?

Olá ! Julio

Existem dois tipos de drives opticos (isoladores) para Triacs os com detectores de passagem pelo zero e os sem detector. Para o caso de projeto de um dimmer é melhor os sem.

Vc pode projetar  um dimmer com potenciometro usando um diac ou uma pequena lâmpada neon, neste caso sua unica preocupação será com uma constante RC.

Para o caso de utilização de microcontroladores existe a necessidade de sincronizar o processamento com o 60HZ da rede elétrica afim de que possa controlar com precisão o momento dentro do ciclo da senóde  de ligar  o TRIAC.

abços

Joe Nova

A grande diferença entre um dimmer analogico feito com potenciometro, diac e triac, e um dimmer digital feito com microcontrolador, 4n25, moc e triac esta basicamente no modo de controle, no analogico voce so consegue controlar 50% da carga, ou seja, voce pode disparar o triac do inicio ate o meio da senoide aonde temos a tensao de pico, se nao dispararmos ate nesse ponto ele nao sera mais disparado, ja o digital se quisermos disparar o triac com a senoide quase acabando, podemos fazer isso facilmente.

Tem também este projeto aqui.

http://www.elektronika.ba/617/ir-light-dimmer-v1/

Só cuidado com a gravação desses pic.

Precisa tomar cuidado para não perder a calibração deles.

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-pic-12f675/802315

A vida as vezes pode ser bastante complicada. Não bastasse eu ter confundido os terminais do TRIAC, fiz as devidas correções na placa de CI padrão, e o troço não funcionou. Revisa todas as conexões, tudo ok, tira o MOC pra testar na protoboard, e o bichinho estava estragado. Não tá fácil pra ninguém.

Então. Quando for tratar com "bichinhos manhosos", antes de monta-los direto no circuito tem que testa-los um-a-um (como é feito nas "empresas sérias" que existem por aí...), uma vez tendo um circuito capaz de testa-los facilmente se houver dúvidas sobre estarem ou não funcionando: Teste!

Comprei um drive de motor de passos outro dia, testei-o (já veio com o motor montado, só faltava por no Vcc e GND). Funcionou bonitinho. Numa segunda tentativa ele "parou"...

Fui a cidade e já comprei 2 "suspeitos" de cada tipo: TIP 122, regulador de tensão...o LM339, não comprei porque tava "caro"..."Eeeeeeeeeeeeehhhh....vai que"...como diz a propaganda...

Desmonta todos os TIPs 122...testa no multímetro: Nada! Estavam bons.

Desmonta o Regulador de 5V....Monta um circuitinho para testar o regulador (capacitor na entrada e na saída), Solda o regulador nuns pinos e põe na proto...liga "a força" ....péééééééiiiiiiiiiiimmmm....nada...estragado.

Monta os reguladores comprados...liga a força..."bão"...

"Toca" a soldar os TIPs e o regulador...

Testa o drive...Jóia!!!!

Dá trabalho...mas vale a pena.

Boa sorte.

Olá  Amigos

Meu pai diria para o Luis.o urubu é preto para todo mundo..rsrsrsrs

Minha mãe costuma dizer, que a alegria no nascimento compensa a dor do parto.

E ai só nos resta concordar com o Euclides, VALE A PENA !

abços

Olá tudo bem?

Tenho uma duvida, eu consigo fazer um Dimmer com MOC3021 + BTA12-600 porem sem o tal do zero-crossing?

Meu problema é portas disponível no Mega para tal função.

Fiz uns testes de acordo com a imagem que o amigo Joe Nova postou aqui nas repostas, porem, sem resultado, só esta fazendo a função On/Off e não dimerizando.

Se alguem puder dar uma luz agradeço!

Abraços

Tiago. O mega não tem portas suficientes para isso????

São 6 portas para interrupção de pinos...

Não dá?

Euclides, tudo bem?

Agradeço o retorno rápido!

Então, o projeto que estou rodando aqui já esta no gargalo de portas, e não gostaria de ter que usar outro arduino (slave) para esse controle.

Na verdade preciso controlar 10 Dimmers, e só tenho essas 10 portas PWM liberadas para uso no meu projeto. E as outras portas digitais/analógicas já estão em uso.

Por isso minha pergunta, se teria como fazer sem esses pedidos de interrupção. (Inclusive já estou usando 4 nesse projeto).

Abraços

RSS

Publicidade

Convide um amigo para o Lab!

Loja Lab de Garagem

curso gratis de arduino

Bluetooth Shield

Por: R$ 108,80

Ou em até 18x de R$ 7,25

SuperKit com Arduino Uno Rev 3

Por: R$ 235,00

Ou em até 18x de R$ 15,66