Alguém já conseguiu disparar um triac com arduino? fazer um dimmer por exemplo!

Exibições: 15497

Responder esta

Respostas a este tópico

Relembrando que PWM com triac é coisa de cinema, não existe, triac uma vez disparado voce perde o controle do mesmo, retomando o controle somente no ponto zerocross aonde a corrente de manutencao é igual a zero.

Uma vez vi um circuito de oscilador baseado em SCR (se não me engano). Será que não seria possível usar um sistema assim para controlar TRIACs???

Se sim, então hipoteticamente seria possível "controlar" o momento do zerocros tambem (transformando um dos lados do oscilador em "adiantador" ou "atrazador" entre os ciclos (o circuito trabalhava com CC). E o outro lado como disparo útil para a carga.

Lembrando que um triac nada mais é do que dois SCR ligados em antiparalelo, triac ou SCR uma vez disparado voce nao possui mais o controle do mesmo, sera necessario a corrente do coletor ser menor que a corrente da base, essa correte é conhecida como corrente de manutencao, aconselho a todos a se aprofundarem em eletronica de potencia pois assim sera capaz de distinguir PWM, dimmer, treem de pulso, etc.

com triac ou SCR o maximo que poderá fazer sera um controle por angulo de disparo, se quiser aplicar um pwm, retifique a senoide e use um mosfet para chavear a carga que obrigatoriamente devera ser CC.

Conseguir com PIC, se quiser algumas dicas...

pode ser, vc pode me enviar o circuito?

Olá Amigos ! Com licença ?!

Gostaria dar algumas sugestões:

 1- Para um dimmer é necessário que o fotoacoplador permita o acionamento do triac em qualquer situação dentro do ciclo da senóide da rede elétrica, logo ele não pode ser do tipo zero crossing.

 2 - Qualquer microcontrolador pode disparar um triac, desde que no pino endereçado para o controle ele tenha capacidade de corrente suficiente(mA).

3- O triac escolhido deve ter capacitade de suportar surtos na rede elétrica, logo deve ser escolhido um de 800V e com capacidade de corrente suficiente para sua aplicação acima de 2 amperes ja é recomendado o uso de disipador de calor.

4- Muito,  mais muito cuidado mesmo na hora do projeto do Layout do circuito impresso, deixe sempre os espaços recomendados entre as linhas AC e DC.

Abraços a todos

Interessante Joe, obrigado!!!

 

Olá !

Não tem de quê , amigo se montar posta uma foto ai...

 

abços

 

cara assim que tudo funcionar vou postar sim

olá amigoo

O Joe te deu uma boa dica e bem assim mesmo, mais amigo necessitamos saber que método de controle você quer fazer, é um Dimmer para Lampada incandescente ???

Abaixo tem um link com controle com PIC http://alexandresell.blogspot.com/2010/06/dimmer-microcontrolador-c...

Mais de ante mão é necessário utilizar o PWM para conseguir chaver o TRIAC nos pulsos correto da senoide coisa entre 1ms e 8 ms por semiciclo.

minha ideia final é com um controle remoto poder ligar/desligar e ou controla a intensidade de uma lampada, estou me baseando neste projeto:

  http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1230333861

já fiz alguns testes mas ainda não funcionou.

valeu pela dica 

Bom dia Joe, 

Onde você diz:  

1- Para um dimmer é necessário que o fotoacoplador permita o acionamento do triac em qualquer situação dentro do ciclo da senóide da rede elétrica, logo ele não pode ser do tipo zero crossing.

Então não é necessário o circuito detector de passagem por zero ?

É possível fazer o dimmer sem ele?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço