Treinamento de retrabalho manual em SMD problemas. Alguém pode me ajudar a entender?

Boa tarde pessoal.

Montei um treinamento de retrabalho em SMD e não vejo interesse dos técnicos e engenheiros em participar.

Alguém pode me dizer o porquê?

Caro, não é, mantenho o mesmo investimento a dois anos, além do que, existe o parcelamento.

Vídeos disponíveis na rede e a concorrência é grande (??) , pode ser, mas vejo muita coisa em SMD na rede que me dá até medo !! Desde prender o CI Quad Flat ( QFP) com fita crepe até gente que ensina a soldagem terminal a terminal. Muitas coisas que vejo nem servem de material didático do treinamento!!

Clientes mal atendidos? Não é  caso, pelo menos não parece ser isso. Fui a uma feira e encontrei um ex-participante e ele me elogiou pelo trabalho. As avaliações dos participantes são boas.

Basta compra as ferramentas, soprador e estação de soldagem,  e sair soldando? Pelo que sei, de jeito nenhum !!

Eu acredito que esteja havendo uma migração de necessidade de se saber soldar!! Vejo que tudo que se relaciona a Arduíno já está montado e basta encaixar, usar (programar) e só isto já está de bom tamanho. Procurei em vários sites sobre uma PCB limpa de kit Arduíno e não encontrei nada, principalmente porque não sabemos soldar estes componentes ???

Preciso de ajuda para entender o que acontece. Se vcs puderem me dizer, agradeço.

Luis Fernando.

Exibições: 1137

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi L2FB, boa tarde.

Vejo pelo menos 2 situações no seu tópico.

1a.

Antes de ouvir, você disse o que pensa e já deu as respostas para os problemas.

Eu diria:

Aprenda ouvir.  Pense no que o pessoal tem a dizer.   As respostas são pra você mesmo.

Não vá contestar o que o pessoal der de sugestões, pois assim espanta nos "sugeridores".

2a.

Qual é o seu público alvo. Você só citou as formações técnicas.

São profissionais de reparo em placas com SMD, ou amadores.

Se forem profissionais, o ROI é grande e a curto prazo?

Se for mostre isto pra seu publico alvo.($$)

Se forem amadores, o custo beneficio justifica o investimento?

Se for, monte um comparativo mostrando a vantagem.($$)

Rui

Oi Rui, obrigado pela sua rápida resposta.

Realmente fiquei surpreendido com algumas situações relacionadas ao treinamento no ambiente de trabalho e,  já fui respondendo algumas perguntas pelo retorno que já tive, na ideia de economizar tempo dos "sugeridores" e o meu tempo.

Mas o pedido de ajuda é sincero e honesto. Tenha certeza disso.

Sobre o treinamento encurtei alguns dados pois não queria fazer divulgação no forum. Não sei como funciona direito e preferi que fosse assim.  

O treinamento é para profissionais, mas nada impede que um hobista o faça. Já trabalhei na LG e aprendi o rework com coreanos e tenho convicção de que sabendo soldar SMDs com a mesma prática dos convencionais (PTH) abriríamos o mercado e o campo de trabalho para muitas pessoas.

O RoI (Return of Investiment) (colocação perfeita !!) já chegou a ser pago em  03 (três) dias, para quatro participantes, dos 46 que já o fizeram, mas numa média verificada com os participantes, isso ocorre com todos eles em  até seis meses, sem exceção.

E obrigado novamente pelas dicas finais. Seguirei este caminho.

LF

Oi L2FB, bom dia. 

Legal. boa sorte.

Rui

Oi Rui, bom dia.

Pensando no que vc me disse, vou me planejar para um treinamento de retrabalho em SMDs para Hobistas. Tenho que aumentar o mercado!! rs.

Aumento a quantidade de participantes mas o treinamento pode ser reduzido !!

Obrigado Rui !

Faltou um grande detalhe. Peço que me desculpe pelo modo que escrevi, não tive esta intenção.

LF

Tenho bastante prática em solda manual, é tanto que consigo trabalhar com CI usando encapsulamento QFN, TQFP, TSSOP, VSSOP, SOIC, com apenas um ferro de 30W (com ponteira fina), ainda não trabalhei com BGA, creio que só com ar quente.

Gosto de fazer montagem manual, mas é demorada pois eu separo em etapas.

Soldar um componente depende muito da habilidade e da experiência da pessoa, particularmente não fiz curso de soldagem, mas fiz um para operar algumas máquinas LPKF.

Já trabalhei com máquinas de montagem semi automática (Zelplace), é um pouco ruim tem que ficar ajustando a altura do bocal com o componente, minha opinião que essa máquina deva ser utilizada para BGA, com apenas um part numb para evitar ajuste.

A questão de soldar vai da necessidade de cada um, porque as pessoas compram uma placa toda soldada? Na minha opinião é a praticidade, algumas pessoas tem "medo" de componente SMD e preferem usar PTH, como já falei isso vai da experiencia de cada um.

Ganhei meu primeiro ferro de soldar aos 15 anos e desde então venho praticando.

Onde estou, não tenho mercado.

Oi Flávio, bom dia.

Gostei de sua pergunta: Porque as pessoas compram uma placa soldada?

Por que:

A) é difícil encontrar SMDs?  Relativamente não.

B) é difícil soldar? Não, é meio chato e o processo é sistemático. Mas as "capacidades" dos circuitos montados em SMD é muito maior, por causa da alta  integração utilizada para montar o CI. Isso sem falar na confiabilidade, e em aplicações de RF. Não dá para montar um micro transmissor de FM mais estável sem considerar SMDs.

C) Eu tb acredito que nesta ideia de uso de SMDs há o fator de capacidade tecnológica inclusa. O grau de liberdade de ações que temos em executar montagens em PTH é bem grande e em SMD,  beira o quase nulo no Brasil.

A idéia tirada daqui do LdG para o treinamento é criar um módulo só para hobistas. Com montagem funcional, no final não trabalharemos com sucatas, de um kit de desenvolvimento de Arduíno,  microcontrolador, FPGA ou algo assim, considerando o nível de habilidade praticada.

Só para brincar, eu aprendi a usar a ponta de estação de solda tipo K, segue o link de como utilizá-las:

https://www.hakko.com/english/tip_selection/type_k.html

Obrigado por seus comentários.

LF

Luis Fernando bom dia. 

Minhas colocações : 

- A filosofia de produtos atualmente é pifou, joga fora e compre outro. Exemplo : minha filha tinha um Notebook super moderno daqueles bem fininhos . No primeiro ano, pifou e a Samsung trocou a placa principal. 

No segundo ano pifou de novo ! A garantia tinha expirado, e a Samsung me deu um orçamento de 2/3 do valor de um novo! Ele esta encostado aqui em minha casa. Comprei um MAC para ela ...

Outro detalhe importante. Se procurasse um oficina especializada em troca de BGAs (chip de processador por exemplo) , eles provavelmente usariam um chip usado, retirado de outra placa. Acho que aqui no Brasil, a obtenção de chips é muito difícil e cara. 

Talvez por isso, não tenha encontrado mercado. 

Se tem a manha em reparos SMD, sugiro que monte uma oficina de reparos de Notebooks, videogames, etc. 

Boa sorte ! 

Oi José Gustavo, bom dia.

Verdade !! É uma produção de resíduos gigante!! Mas há equipamentos e situações em que isso não se aplica. Por exemplo equipamentos em garantia e de alto custo, estes pontos podem estar conectados ou não.

Por exemplo equipamentos médicos e os aeronáuticos não embarcados. No primeiro caso são os equipamentos que envolvem um custo maior, não são de "consumo" e no segundo há uma valorização pela qualidade.

São mercados de alto nível de profissionalização, que exigem muitas habilidades desenvolvidas.

Mas como se pode desenvolver habilidades se uma competência tão básica quanto soldar não tem como ser desenvolvida?

Um colega acima disse que ganhou um ferro de solda aos 15 anos e que gostava muito de eletrônica, aí ele foi bastante longe com o desenvolvimento disso. Mas e quem só vive encaixando as coisas e fazendo a programação e para por aí?

Hoje nem ferro de solda tem nas escolas técnicas.

Sobre montar uma oficina,seria interessante, mas como tenho um emprego de 8 h diárias e só faço a instrução deste treinamento no meu banco de horas, eu não tenho este tempo todo disponível, rs.

Obrigado pelas suas considerações, Gustavo.

Bom dia Luis Fernando , 

Estava vendo esse vídeo sobre essa estação de solda de componentes SMD e gostei ! 

É uma estação pequena para  pequenos reparos. E parece ser muito boa. 

Gostei dela, pois tem o controle de temperatura e as ferramentas adequadas. 

Poderia me responder essas questões por favor ? 

- Existe alguma estação similar à essa no Brasil ? Com preço acessível ?

- Qual o nome da pasta de solda ? Conhece alguma marca boa ? Onde encontra-la ?

- O que é um removedor de fluxo ? Onde encontrá-lo ?

Muito obrigado !

Essa técnica com ferro de soldar parece mágica. 

O profissional passa uma pasta removedora de solda  antes de soldar ?

Bem, vamos lá!!

O treinamento de retrabalho que aplicamos é bem parecido com estes processos que vc colocou acima.

Sobre a sua pergunta, o que ele aplica é um produto de limpeza, que pode muito bem ser o nosso conhecido álcool isopropílico.  É fundamental para o retrabalho em SMD a limpeza e  capricho para fazer o serviço.

No vídeo, o profissional usa uma ponta de estação de solda em corte de cone, eu refiro a faca, como mostrei num comentário deste fórum. Inclusive o fabricante apresenta alguns modos de uso !!

https://www.hakko.com/english/tip_selection/type_k.html

Acho mais fácil de utilizar e a distribuição do calor é bem melhor, na minha simples opinião,rs. Tenho utilizado esta ponta somente por 16 anos, nunca precisei trocar o modelo, me atende muito bem!!

No vídeo, por volta de 0:50 min até 1:28 min é o que aprendi como processo lento de soldagem.

No processo rápido a soldagem tem que ser feita na base de 40 terminais a cada 5 segundos!! Com a ponta faca que escrevi acima, dá para ser feito!

Sobre o QFP, novamente,rs, no vídeo 1:30min  até 2:20min, utilizo  processos semelhantes  mas com solda em fio de 0,5mm, sem fluxo ou com pouco fluxo, se não me engano. E essa situação de prender o CI com uma fita, kapton ou outra qualquer, não vejo como muito prática, ele mostrou o CI JÁ preso, não ele colocando a fita,rs. Soldo este CI sem fita! É mais rápido e mais seguro, ainda por cima não corro o risco de amassar os terminais pressionando demais o CI contra a PCB!!

Depois ele aplica novamente a solda em pasta, tudo bem ..... é um CI com espaçamento 1mm entre terminais !! Aí é fácil !  Em espaçamento de 0,2mm a situação muda totalmente!!

Soldo quase desta forma, veja o link da ponta, está melhor explicado como é; mas utilizo solda em fio mesmo, de 0,5 mm, 183ºC,  Best ou Cobix (desculpe aí gente,rs).

Para ele fazer isso tem todo um arranjo de calor, ponta de estação de solda, ponto de fusão da solda, fluxo, espaçamento, invólucro e velocidade para ser feito. Como costumo dizer, isso é bem na linha de "auto ajuda", mostra O QUE se pode fazer MAS não se mostra COMO pode ser feito !! Nos últimos minutos a Photo Gallery dá uma finalizada nisso, mostrando o que ele fez, o resultado; não o processo, claro,rs.

Espero ter respondido bem a sua pergunta, e se mais alguém puder me auxiliar na resposta com seus comentários, agradeço.

Um  abraço, José Gustavo..

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço