https://www.youtube.com/embed/-6Mw-FdcGaI

Nesse vídeo tutorial você aprenderá a enviar dados lidos pelo ScadaBR e apresentá-los no pachube.com.

Esse projeto foi implementado na prática com um Arduino Uno e funcionou muito bem, mas para ter mais comodidade eu fiz um circuito no Isís do Proteus para se comunicar com o ScadaBR.

Nosso primeiro passo, foi implentar o protcolo modbus dentro do Arduino. Você pode baixar

no www.mundoarduino.com o arquivo pde responsável por essa etapa.

Depois criamos o Data Source e Data Point no ScadaBR para poder receber os dados enviado pelo circuito do proteus ao ScadaBR.Também há um tutorial no mundoarduino.com explicando como fazer isso.

A comunicação entre esses dois programa, foi obtida pela virtualização de portas seriais com o Virtual Serial Ports Emulator.

No site pachube.com você deve criar uma conta e criar um Feed. Há muitos vídeos no youtube ensinando como fazer isso. É bastante intuitivo.

Devemos guardar a chave key(obtida clicando no nome do perfil da sua conta e depois clicando em key), a identificação do Feed(no meu caso foi 71253) e o Datastream(0,1,2,3 etc depende de quantas variáveis você tem prá lê , eu só queria lê a entrada A0 do Arduino).Essas informações serão aplicadas no ScadaBR.

No ScadaBR, depois de corretamente configurado o protocolo Modbus serial e o Data Point pra lê a entrada analógica, você deve clicar no ícone Publishers no menu superior do ScadaBR para configurá-lo com os dados que guardou do pachube.com. Uma vez ativo o Publishers você estará exibindo no pachube.com o valor das tags do ScadaBR.

Exibições: 347

Responder esta

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço