Bom finalmente consegui chegar na solução para leitura do Transdutor

O problema todo era que eu estava fornecendo 12V para o transdutor.

O transdutor tem um faixa de operação de 10-30V, significando que precisa no mínimo de 10V para operar.

Como estava fornecendo 12V, e colocando um resistor de tolerância de 249 ohms, a tensão que o Transdutor estava operando era de 7,2V e não 10V, isso fazia com que não opera-se corretamente.

O link a seguir foi o que "abriu a mente" para saber disso.

http://www.ni.com/white-paper/6940/en

Foi o primeiro lugar onde me fez entender sobre o que era os 10-30V do transdutor e a queda de 5V sobre o resistor.

Passei a usar uma fonte de 22V e agora está funcionando "lindo do pai"

Agora o calculo que estou usando para fazer a medição da pressão.

float LeituraPressao()
{
float sensorValue = 0; // value read from the pot
int TryRead = 20;
float outputValue = 0;
float ReadValue = 0;
int ReadTimes = 0;
Serial.println("Leituras ");
for (int i =0; i < 10; i++)
{
ReadValue = analogRead(analogInPin);
Serial.println(ReadValue);
if (ReadValue > 0)
{
sensorValue = sensorValue + ReadValue;
ReadTimes++;
delay(2);
}
}
outputValue = sensorValue / ReadTimes;
outputValue = (outputValue - 208)* 0.0245f;
return outputValue;
}

Como a faixa da corrente é entre 4 e 20ma a queda no resistor tenho que remover o 1V referente aos 4mA.

0.0245 = 5 / (1024 - 208)

onde 1024 = 20bar e 208 = 0bar

Então com um resultado de 560 do analogRead:

(560 - 208) * 0.0245 = 8,624bar

 

Bom, se não ficou muito claro, eu volto a editar esse tópico, que talvez em algum momento alguêm precise disso, e não precise passar 6 meses batendo cabeça como eu...

Este é o circuito que estou usando para fazer as leituras.

 

Ps: Agora parece meio óbvio que precisa alimentar com mais que 15V o transdutor...

 

Olá a todos, 
Já tentei de várias maneiras, mas não obtive sucesso.
Adquiri um Transmissor de pressão 4-20mA 0-20bar, para monitorar remotamente a pressão em um compressor, verifiquei todas as fontes possíveis sobre isso,
e todas mostram a leitura dos equipamentos 4-20mA, usando um resistor de 250R, tentei utiliza-lo, mas a "tensão" que cai no transmissor de pressão é sempre a mesma, variando sempre entre 2.48 e 2.66 volts, como estou alimentando com 12V, na pressão mais baixa possível deveria ficar perto de 9V e na mais alta, chegar a 2V.
Entrei em contato com o fornecedor, e a única coisa que ele me disse era testar com um amperímetro e verificar se está fazendo as leituras normalmente.
Quando coloquei o multímetro em modo amperímetro com escala de 20mA, realmente as leituras estão corretas, sendo 10mA = 2bar e 16mA em 15bar, que seriam as leituras em miliamperes e convertidas para 4-20mA.
Dentro desse Transmissor de pressão, há mais que um sensor pizoelétrico, há todo um circuito dentro dele, então, não há como "ler" a resistência dele.
Então se alguém souber de alguma forma de eu criar um amperímetro com arduino para que eu possa "ler" a corrente nesse Transmissor de Pressão eu agradeço.

PS. 
1. Não há datasheet desse Transmissor de pressão, pois ele é como diriam "plug and play" se eu estivesse usando um equipamento adequado.
2. Há a opção desse tipo de equipamento fornecendo 0-5V, mas no regime e local onde ele será usado essa possibilidade é inviável.

Exibições: 33339

Responder esta

Respostas a este tópico

cara, é super suave, apenas tem que saber qual vai ser a tensão mínima que vai fornecer para o sensor, eu aconselho se ele for 10-30V você colocar uma fonte de 20V a 25V e usar um resistor de 249R ou 250R, com o duemilanove e uno você consegue ler 6 deles sem multiplexar.

Se precisar de mais de 6 deles ai acho que só com um 4051 mesmo.

Que bom. Os sensores que vou estudar são os da nivetec, pH, condutividade, etc.

dá uma olhadinha. Vejo que vários tem saída de 4 a 20 mA.

Então pensei em usá-los para monitorar a hidroponia ou a psicultura. Vou cotar o valor para ter ideia do preço.

Acha que é viável então?

Poe os links dos q esta pensando, pois tem uma infinidade deles...

EU ESTOU LENDO UM TÓPICO SEU SOBRE TRANSMISSOR DE PRESSÃO QUAL FOI O MODELO DE TRANDUTOR QUE VC UTILIZOU?

É esse daqui.

http://www.contemp.com.br/produtos/transmissores-de-pressao-relativ...

Foi o mais barato que encontrei, o meu é de 0-20bar - 4-20mA 10-30V.

Desculpa a pergunta, mas quanto foi?

Obrigado!

Que lembro foi R$450,00 foi o mais barato que achei, se vc for na danffos custa quase R$1300,00

olá marcelo,usei um lm 358 para fazer a conversão de 1-5 para 4-20 mA,baseado neste esquema do gustavo,ele sai 4 a 20mA na saída,mas quando uso em um posicionador ele não abre toda a valvula pode me ajudar?

No seu PWM em 255 está chegando aos 5V?

Pois se estiver usando uma USB para alimentar ele não chega a 5V então não chega aos 20mA depois da conversão, outra coisa é a fonte q está usando, é de qtos volts?

para alimentar o arduino estou usando uma bateria de 9 volts,e 24 para alimentar o lm358,estava pensando em usar um capacitor em paralelo na saída será que resolverria?

obrigado

Como está seu filtro para transformar o PWM em VOLTS?

Eu uso um assim

Vc mediu a saída antes do lm358?
Quanto está com 255 onde seria esperado os 5V

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço