Olá pessoal,

Estou estudando um circuito para controlar um carro pelo pc e no circuito tem um transistor TIP 120 e 125 em ponte H, só que não habilita com tensão de 5v, alguém poderia me ajudar ?

Obrigada

Exibições: 2006

Responder esta

Respostas a este tópico

Estou anexando o layout

Anexos

Olá Flávia, eu já trabalhei com ponte H e usei um CI L293D, ele possui 2 pontes H. Dai vc precisa ver o quanto de corrente seu motor consome, pois este CI fornece até 1A.

http://elf.cs.pub.ro/pm/wiki/_media/pm/prj2009/ca/motor-driver.jpg este link mostra o esquemático da ligação.

Fica ai uma dica, espero ter ajudar em algo. 

Qualquer coisa estou a disposição.

Flavia, verifique o circuito novamente veja que o acionamento vem de um 74ls07 é um BUFFER/DRIVER com saída em coletor aberto isso possibilita comutar cargas com maior tensão e corrente em sua saída..

Verificando o circuito pode se ver que o CI esta alimentado pelo pino 14, através de um regulador serie (Resistor de 18R e Zener de 5,1V).

Obs. CIs da serie 74XX (TTL - Logica Transistor Transistor), devem ser alimentados com uma tensão de  5V. 

No lab de garagem tem o 4-power que tem duas pontes prontas para utilizar com o Arduíno.

http://loja.labdegaragem.com.br/4-power.html

Espero ter lhe ajudado.

Flavia e Maurício,

Vejam se estou enganado, mas como o buffer é coletor aberto, estão faltando pull-ups dos pontos E1 e E2 para o 9V, não é isso?

Obs.: pull-up é um resistor que entre o ponto do circuito para o VCC, no caso, 9V.

Falvia, você está algum software para simular o circuito?

Abraço!

OLá,

Obrigada pelas respostas.

Vou fazer uns testes e depois retorno!

 

Vc tem razão precisa de pullup

Cesar Osaka e Mauricio de Souza, ela tmb n iria precisar de uns diodos de proteção  nesa ponte n, ou o CI ja tem essa função tmb?

Sim, entre coletor e emissor de cada transistor de saída, pois os capacitores em paralelo do motor retiram os ruídos gerados pela comutação.

Olá amigos obrigado pelas dicas!

Vou usar CI L298N que tinha aqui mesmo é mais facil!

obrigada!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço