Olá pessoal,

Estou estudando um circuito para controlar um carro pelo pc e no circuito tem um transistor TIP 120 e 125 em ponte H, só que não habilita com tensão de 5v, alguém poderia me ajudar ?

Obrigada

Exibições: 2006

Responder esta

Respostas a este tópico

Estou anexando o layout

Anexos

Olá Flávia, eu já trabalhei com ponte H e usei um CI L293D, ele possui 2 pontes H. Dai vc precisa ver o quanto de corrente seu motor consome, pois este CI fornece até 1A.

http://elf.cs.pub.ro/pm/wiki/_media/pm/prj2009/ca/motor-driver.jpg este link mostra o esquemático da ligação.

Fica ai uma dica, espero ter ajudar em algo. 

Qualquer coisa estou a disposição.

Flavia, verifique o circuito novamente veja que o acionamento vem de um 74ls07 é um BUFFER/DRIVER com saída em coletor aberto isso possibilita comutar cargas com maior tensão e corrente em sua saída..

Verificando o circuito pode se ver que o CI esta alimentado pelo pino 14, através de um regulador serie (Resistor de 18R e Zener de 5,1V).

Obs. CIs da serie 74XX (TTL - Logica Transistor Transistor), devem ser alimentados com uma tensão de  5V. 

No lab de garagem tem o 4-power que tem duas pontes prontas para utilizar com o Arduíno.

http://loja.labdegaragem.com.br/4-power.html

Espero ter lhe ajudado.

Flavia e Maurício,

Vejam se estou enganado, mas como o buffer é coletor aberto, estão faltando pull-ups dos pontos E1 e E2 para o 9V, não é isso?

Obs.: pull-up é um resistor que entre o ponto do circuito para o VCC, no caso, 9V.

Falvia, você está algum software para simular o circuito?

Abraço!

OLá,

Obrigada pelas respostas.

Vou fazer uns testes e depois retorno!

 

Vc tem razão precisa de pullup

Cesar Osaka e Mauricio de Souza, ela tmb n iria precisar de uns diodos de proteção  nesa ponte n, ou o CI ja tem essa função tmb?

Sim, entre coletor e emissor de cada transistor de saída, pois os capacitores em paralelo do motor retiram os ruídos gerados pela comutação.

Olá amigos obrigado pelas dicas!