Topologias para Automação Residencial: Centralizado X Distribuído

Oi, pessoal do LDG, 

Estou abrindo este tópico para discutirmos as vantagens e desvantagens de sistemas de automação que utilizam topologias centralizadas ou distribuídas.

Um pouco de explicação:

Sistemas de Automação centralizados são aqueles em que o sistema de automação possui todos os dispositivos e recursos concentrados em um único ponto da residência.

Ex: Todos os relés, triacs e sistema de controle estão em um quadro de força em algum lugar da casa, e os condutores que vão para as lampadas, motores, interruptores e etc saem dessa caixa de força para controlar a casa.

Sistemas de Automação distribuídos são aqueles onde o sistema se distribui por toda a casa: os atuadores, sensores e controladores estão distribuídos pela residência e estão, geralmente, interligados por uma rede de comunicação, como Z-wave, Zigbee, RS485 ou Ethernet.

Ex: vários interruptores inteligentes são distribuídos pela casa e em uma rede Z-wave: todos se comunicam entre si através de ondas de rádio.

Obviamente existem prós e contras para os dois sistemas, então vou começar a listar alguns e gostaria que vocês discutissem nos comentários e também colocassem seus prós e contras.

Centralizado:

PRÓS: 

- Custo relativo dos equipamento mais baixo;

- Fácil manutenção, já que tudo está em um lugar,

- Fácil Implementação;

CONTRAS:

- Requer modificação no sistema elétrico;

- Instalação requer mão de obra para efetuar a reforma (as vezes o custo não compensa a economia com os equipamentos);

- Em caso de falha no sistema de automação, toda a residência sofre;

Distribuído:

PRÓS:

- Instalação pode ser feita pelo usuário;

- Pode utilizar o sistema elétrico já existente na casa;

- Sistema mais confiável, em caso de falha de um dos componentes (como é o caso de uma rede wireless tipo mesh, como no zigbee ou z-wave);

CONTRAS:

- Custo maior, pois cada dispositivo deve ter inteligencia embutida em forma de um sistema microprocessado;

- Dificuldade de manutenção, já que vários dispositivos precisam ser configurados

 VEREDITO PESSOAL:

O sistema de automação centralizado é utilizado, normalmente, em residencias de alto padrão, onde o usuário prefere reformar a decoração da residência para implementar um sistema de automação. Os sistemas de automação centralizados são mais profissionais e são adotados por grandes empresas, como a Bticino.

O sistema distribuído tem a vantagem de não necessitar de reformas para ser instalado, mas é utilizado, normalmente, em residências de menor padrão. Nos Estados Unidos e em outros países, estes sistemas estão se difundindo entre usuários de classe média.

Pessoalmente, eu voto nos sistema centralizado, pois investir em um sistema de automação só tem um real sentido se a residencia tiver toda a infraestrutura e decoração que justifiquem um sistema desse porte. Não adiantaria investir em um sistema de automação para controlar apenas uma lampada em um cômodo.

No entanto, creio que a automação residencial será a próxima moda entre as classes média a alta nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. A tendência é que todos os aspectos das nossas vidas daqui pra frente contem com a presença de tecnologia. Já existem sistemas intrincados nos celulares, nos tablet e etc. É natural as casas e apartamentos sejam, também, afetados pela tecnologia. Creio que sistemas distribuídos terão um papel importantíssimo para a difusão dessa nova moda na sociedade. 

Exibições: 3783

Responder esta

Respostas a este tópico

Diogo,

obrigado pela postagem. Vamos estudar.

Isaac,

na discussão sobre a automação residencial, especialmente usando o scadabr chegamos à solução descentralizada. Um dos principais fatores vem da complexidade da comunicação entre as várias partes.

Mas um dos pontos mais valorizados foi a instalação por partes, ou seja, o crescimento da rede aos poucos.

Vou ler o material postado para chegar a uma opinião mais formada.

Poxa, bem interessante esse material. Vou estudá-lo com interesse.

Ótimo questionamento.

Eu ainda estou estudando e começando a implementar algumas coisas para viabilizar meu projeto. Contudo, optei por utilizar a topologia descentralizada unicamente pelo fato dela permitir trabalhar com comunicação sem fio, o que pra mim é melhor do que cabeado. Na minha visão o único meio de comunicação da topologia centralizada é com fio, corrijam-me se estiver errado. Embora uma residencia estruturada para receber uma automação de grande porte não dê dificuldades para implementar um sistema com fio, imagino que a manutenção disso será uma tarefa muito trabalhosa.

Quanto ao fato das falha no sistema centralizado interferir em toda a residencia eu discordo. Todos os pontos estão interligados mas a central sabe distinguir todos eles. Havendo problemas em um, simplesmente ele não irá funcionar, os outros sim.

Vamos amadurecer nossas ideias neste tópico.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço