Olá galera

Estou modificando uma impressora comum para imprimir layout direto na placa fenolite virgem, já consegui um pequeno progresso onde a mesma já consegue imprimir diretamente na placa só que a tinta do cartucho quando impressa no cobre não seca.

Alguém sabe de uma tinta  que pode ser carregada nos cartuchos de impressora para quando eu imprimir ela secar mesmo que demore alguns minutos?

Segue as fotos, uma delas está impresso com tinta colorida (impressão muito ruim por não ter tinta preta e a colorida já está no final),No começo...

Depois de algumas modificações...

Essa reguá com essas fitas são improvisadas só para teste, caso eu consiga a tinta terminarei as adaptações e farei o acabamento.

O primeiro teste, impressão com nome Windows XP, bem claro devido a falta de tinta preta e a colorida está só a rapa...

Exibições: 1495

Responder esta

Respostas a este tópico

Ótima idéia !

Se conseguir essa proeza, vai ganhar dinheiro!

Será que se usasse, a resina dessas impressoras 3D daria certo?

Ela colaria no cobre, mas e depois para retirar? 

Deveria usar um produto que dissolvesse a resina

E se usar uma substancia tipo graxa?

Depois usaria um solvente para retirar.

Gostei! Boa sorte.

Valew.

Só que eu estava pensando a principio em um método mais fácil, apenas conseguir uma tinta que possa ser carregada em um cartucho comum que seque ao entrar em contato com o cobre, pois a tinta original das impressoras não seca.

Baca as suas idéias, só que eu teria que fazer muitas modificações, a resina seria interessante e creio eu que sairia sim do cobre utilizando um removedor.

Valeu pela resposta e caso não consiga a tinta vou passar para outro método e analizarei sua dica.

Leandro,

O grande problema nesta solução, é realmente a tinta. Dependendo da tinta que utilizar nos cartuchos, irá entupir os cabeçotes ( impressoras epson e HP ). Você poderia testar com as tintas utilizadas nas plotter de vinil. Porém é necessário que a placa tenha uma certa porosidade. Antes de imprimir, coloque a placa para correr por alguns minutos.

Teste também com tintas pigmentadas ( utilizadas em sublimação - estampas de camiseta e canecas ) como a Dura Bright da Epson

Se você que fazer PCI pode utilizar os seguintes métodos:

1- Processo térmico - imprimir o lay-out em papel glossy e transferir para a placa com um ferro elétrico ou laminador caseiro ou laminador comercial modificado.

2- Silk screen

3- Utilizar o método fotográfico - tinta fotossensível + revelação

4 - Fresar com uma router CNC

5- Ou fazer na "unha" com caneta de retroprojetor.

O método utilizado dependerá de seus recursos, qualidade necessária e tempo.

Sds,

Obrigado pelas dicas, vou procurar saber mais sobre a tinta Dura Bright.

Já testei quase todos esses métodos, menos fresar com cnc.

No processo térmico utilizo "sobra papel de etiqueta A4 Pimaco", aquela parte do papel que sobra quando se retira a etiqueta "parte lisa" e utilizo o ferro de passar par transferir,funciona blz.

No silk o bom é para uma produção em massa, pois aproveita se mais a tela.

O método fotográfico é mais demorado porém com ótimos resultados.

Na CNC nunca fiz testes pois não tenho (agora estou começando a pensar em montar uma) .

E na "unha" era o que eu sempre fazia até uns 2 anos atrás, desde 14 anos eu fazia sempre assim na "unha" e a qualidade não era muito legal porém não era tão ruim assim e os projetos sempre funcionou perfeitamente.

O intuito dessa adaptação seria para agilizar o processo quando eu precisar, vou fazer mais alguns testes e pesquisar algumas tintas como a citada por vc e ver se vai ser viável continuar.

Obrigado pela atenção.

Bom dia Leandro, a Epson tem uma linha de tinta aprova d'agua, assim será possível imprimir a placa e mergulhar ela na solução de percloreto de ferro. Nunca fiz e possível dar certo.

 Vou procurar saber sobre essa tinta.

Obrigado pela atenção!!!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço