Olá pessoal,

Preciso bola algo para desligar a bomba quando faltar agua no poço para evitar que a bomba venha a trabalhar seca e se queimar.

O acionamento e  com boia eletrica mais um dijuntor de 15A 

Para incrementar pensei em um rele acionado por um arduino uno(que ja tenho) que limitaria o tempo maximo de funcionamento dessa bomba em alguns minutos e depois de determinado tempo o arduino aciona o sistemo novamente dando tempo para ajuntar agua no poço (poço caipira na chacara) 

Alguém tem alguma ideia melhor de como fazer isso?

Exibições: 1843

Responder esta

Respostas a este tópico

existe alguma garantia de que após alguns minutos a água acumula novamente?

Poderia por acaso ocorrer da água acumular em pequena quantidade e então o arduino acionar a bomba por um tempo e a água se esgotar porque havia água insuficiente no poço, resultando em queima da bomba ?

Penso que usar a "variável tempo" como ferramenta para decidir quando ligar ou não a bomba não resolverá seu problema de possibilidade de queima. A menos que vc estabeleça tempos beeeeem espaçados para religamento da bomba e tempo beeeem curto para desligamento dela. Só que se fizer isso, vc corre o risco de ficar desabastecido em momentos de pico de uso.

Então por que não usar um sensor de nível igual o mostrado pela Natacha nesse link aqui?

A idéia por trás de usar tal sensor é conhecer o nível de água mínimo no qual a bomba seria desligada e conhecer o nível de água "alto", a partir do qual a bomba poderia ser acionada com segurança em caso de necessidade.

Achei esse aparato fantástico e com certeza vou implementá-lo numa caixa d´água de 3.000 L que tenho, que considero superdimensionada porque o uso de água dessa caixa é pequeno, e não gosto que a água fique acumulada por muito tempo na caixa. Dessa forma, eu aguardaria a água da caixa ficar quase vazia para então voltar a enchê-la, e também eu a encheria até mais ou menos a metade apenas. Irei a princípio ligar tais sensores a um arduino que controlará uma válvula solenóide, que por sua vez fará o enchimento dessa caixa...

 Olá imuhgo, pensado bem voce tem razao sobre essa de usar a variavel tempo para resolver meu problema nao seria muito eficiente, mas gostei de sua dica e tambem vou implementar aqui muito obrigado pela ajuda!

Oi George, bom dia.

Além das dicas do Inhugo e do Gustavo, posso surgerir uso sensores comerciais.

Aqui no poço do prédio, são  usados uns sensores simples, que voce encontra em

qq loja de peças e bombas dágua, parecido com estes,: 

http://www.comprara.com.br/eletrodo-de-nivel-tipo-snp-digimec-p184,

use 2 para detectar o fim de água, e pode usar uma montagem simples como esta.

http://www.te1.com.br/2011/07/circuito-controle-automatico-bomba-ag...

Rui

Sinceramente,

Considerando o custo de uma bomba, e as derivações que provocam sua queima, ocasionando problemas diversos, e considerando que uma montagem deste tipo seria na base tentativa e erro, e sempre correria o risco porque você mesmo sera a "cobaia" do seu projeto, os resultados saberia depois de levar o tombo e não antes, eu sugiro que aplique o que existe no mercado pronto para uso, testado e aprovado, uma chave contactora de marca reconhecida com modulo de proteção térmica, que desligara a bomba se trabalha em vazio, e somente volta a funcionar uma vez resetada via botão de abertura do térmico bimetal, estes produtos estão testados como os da WEG, Siemens, etc.  e cobrem todas as gamas de corrente de sobrecarga dos motores de bomba, e para caso de curto circuito dimensionar o disjuntor que tem atualmente de acordo a carga aplicando a formula de valor de pico no arranque, já que se trata de um motor.

Desta forma evitara dor de cabeça, mas por outro lado, pode implementar um projeto paralelo para ir realizando testes com Arduino, assim poderá ter seu produto testado e livre de falhas, que somente com o tempo poderá conseguir, mas sem ter consequências indesejáveis para sua bomba em quanto aprimora seu projeto.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço