Boa noite a todos, 

Estou desenvolvendo um controle para meu ventilador em meu laboratório e como sempre a falta de conhecimento me barrou, mais a ideia do projeto ainda está em andamento.

Vamos aos comentários:

Tenho um ventilador (retirado de micro-ondas) que faz até um bom vento e dá para quebrar uma árvore em dias de calor no meu quartinho/laboratório.

Hoje, ele está fixo, mais já esta em fase de montagem mecânica para fazê-lo deslocar para a direita e para a esquerda em eixos 8mm (com pillow block), sistema de correia e um motor DC."Tudo começou porque tenho a idéia de adaptar ou mesmo fazer um projeto idêntico para um sistema de TimeLapse (Slider), e ai entraria motor de passo com controle de velocidade e mais alguns detalhes que estou ainda em pesquisa." 

O Circuito:

O funcionamento: 

Temos 3 botões, botao1, botao2 e botao3.

Ao pressionar o botao1 o sistema entrará em funcionamento, acionará o rele1 e o motor iniciará o ciclo. O botao1 também se pressionado por 5 segundos deverá desligar o sistema. 

O botao2 deverá acionar o rele1 (pino D2), mais somente em modo pulso, ou seja, se deixar de pressionar o botão, o rele desliga. Ele servirá para deslocar o motor para a direita manualmente. 

O botao3 deverá acionar o rele2 (pino D3), mais somente em modo pulso, ou seja, se deixar de pressionar o botão, o rele desliga. Ele servirá para deslocar o motor para a esquerda manualmente.  

O fim de curso fc1 ao ser acionado deverá desligar o rele1 e ligar o rele2, (fará a inversão de polaridade e consequentemente inverterá o sentido do motor).

O fim de curso fc2 ao ser acionado deverá desligar o rele2 e ligar o rele1, (fará a inversão de polaridade e consequentemente inverterá o sentido do motor).

Resumindo: 

A partir do momento que dou um pulso no botao1, o mesmo inicia para um sentido, o mecanismo (carro) ao atingir o limite máximo pré-estabelecido, aciona o fc1 e inverte a rotação, fazendo com que o carro desloque no sentido contrario, e a mesma coisa acontecerá quando acionar o fc2, fazendo novamente a inversão e com isto fazendo um looping finito.

Somente quando pressionar o botao1 por 5 segundo o sistema desliga, seja onde estiver (direita ou esquerda). 

O botao2 e 3 somente terá algum efeito (pulso no K1 e K2), caso o sistema esteja desligado. Se ao pulsar o botao1 e iniciar o ciclo,  e se pulsar o botao2 ou 3 os mesmos não deverão dar o pulso nos respectivos reles.

Achei um código, o qual servirá de base.

Hoje o código (está incompleto), está fazendo as duas rotações se pressionar o botao1. Falta ainda os botoes 2 e 3 de pulso) e os fc1 e fc2, embora se pulsar o botao1, ele está fazendo a inversão, mais como pretendo utilizar o botao1 para desligar por 5 segundos caso seja pressionado, precisarei utilizar mais duas portas do arduino para fazer  os fcs. 

Espero a colaboração preciosa dos mestres.

Desde já obrigado por lerem o meu tópico, 

José Antonio 

Exibições: 865

Anexos

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Amigo José Antonio, 

Sugiro que use um Keypad para fazer o controle do motor.

https://playground.arduino.cc/Code/Keypad/

https://playground.arduino.cc/Main/KeypadTutorial/

https://playground.arduino.cc/KeypadTutorial/EventKeypad/

Veja as funções :

   case PRESSED:

  case RELEASED:

  case HOLD:

setHoldTime(unsigned int time)

Set the amount of milliseconds the user will have to hold a button until the HOLD state is triggered.

Bom dia amigo José,

Por enquanto irei motorizar um trilho para o meu ventilador, depois farei um slider para celular, como prometido ao meu sobrinho. Os eixos que possuo são de 45cm x 8mm.

Quanto a utilização do keypad não achei uma boa, uma vez que utilizarei 3 botoes somente como explicado acima.

Mais obrigado pela dica. 

Abraços.

J.Antonio

Bom dia JAN,

vou colocar como entendi o seu sistema:

K1 ligado : giro sentido ponteiros do relógio (CW);

K2 ligado : giro sentido contrario ponteiros do relógio (CCW);

Ao pressionar e soltar B1, liga K1 ou K2, (Depende de como estava o sistema anteriormente);

Ao sentir os FCs ,"fins de cursos", os reles K1 e K2 se invertem de " estado" ;

Ao manter B1 pressionado desliga tudo;

Ao pressionar B2, K1 liga, motor gira CW e ao soltar, desliga; 

Ao pressionar B3, K2 liga, motor gira CW e ao soltar, desliga; 

B2 e B3 só funcionam se o sistema estiver parado.

Ao usar os B2 ou B3, ao sentir os FCs o rele K1 ou K2 desligam.

É assim ou tem mais alguma situação que não descrevi?

RV

PS; Se a fonte for de +5V,  (e acho que é por causa dos transistor NPN),

o esquema dos reles está errado;

Os diodos D1 e D2 estão invertidos.

Bom dia RV.

Perfeito é isto mesmo.

Ops foi mal o diodo realmente está invertido. 

Tanks.

JA

Já está reeditado o esquema.

Boa tarde José Antônio, 

Você poderá adaptar os seus botões à bilblioteca Keypad! Ela é configurável. 

A grande vantagem dessa biblioteca é que ela tem funções que poderão resolver as suas necessidades.

Ai sim José, tem uns exemplos bacana da parte mecãnica. 

Depois envio as fotos da parte mecânica da minha humilde slider. 

Aproveitei uns eixos de impressora e também de uns pillow block que tinha no estoque. 

Valeu José. 

JAN, testa esta nova versão.

Nas linhas 10 e 11 você muda a 10 pra HIGH e a 11 pra LOW pra funcionar com o seu circuito.

Deve estar tudo funcionando.

Na linha 14 ajusta o tempo de botão pra desligar.  Deixei com 1000 (1 seg).

RV

Anexos

Atualização do esquema conforme sketch JAN.Slider.V06.ino

Mais uma vez agradeço a paciência e a dedicação do guru Rui Viana (Minerin) RV.

Assim que tiver as fotos postarei para vocês terem idéia do ventilador oscilador o qual também poderá ser utilizado para um Slider. 

 

Bom dia José Antônio, 

O motor do ventilador é CC e 12V? Que beleza hein! 

Depois nos envie as fotos, por que fiquei curioso. 

Veja as fotos do meu projeto do Camera Slider :

https://www.instagram.com/p/Bbb_weyBn7j/

https://www.instagram.com/p/Bbb_3vLBadW/

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço