Boa noite a todos garagistas, 

Esta semana estava organizando minha oficina e encontrei diversos motores de passo, alguns bipolar, unipolares,  motorzinhos diversos etc.. 

Resolvi fazer então um microscópio, baseado numa mini câmera que possuo. Pensei em controlar a altura através de um motor de DVD, como este aqui da figura: 

    

Porém, não tinha um circuitinho legal para testar os motores e resolvi vasculhar a net. 

(Já foi até apresentado aqui com outro formato, inclusive eu revisei o desenho). 

Apresento a vocês um teste simples, controlado por dois botões (esquerda e direita), com um atmega328P-PU stand-alone e um CI conhecido que é o L293.

Ainda estou em estudo, o circuito está legal mais a lógica ainda não consegui ajustá-la.

Aí vái:

  

Em anexo o código.

(Desculpem, copiei o código e não tenho habilidade em programação, então se não estiver comentado não me culpem). O código está funcionando mais não ao meu contento.

O que está acontecendo é que ao pressionar um dos botões (esquerda ou direita), e de acordo com o switch selecionado, ele dá diversas voltas completas, mesmo quando retiro o dedo do botão e depois pára. Para meu microscópio gostaria que o eixo girasse somente quando pressionar o botão, e quando parasse de pressionar ele parasse, o que não está acontecendo. 

Mais enfim meio caminho andado e um excelente teste fácil para motores bipolares.

Espero ter dado o meu contributo.

JA

Exibições: 2803

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia meu amigo José, 

tenho sim, ainda estou na dúvida se utilizarei uma mini câmera ou uma câmera sonda:

 

   


  

Se optar pela mini câmera, terei de adquirir um display TFT 

 

A segunda opção pela sonda, tem 2 porém: 

1. Tenho de arrumar um celular usado

2. Vou sacrificar minha câmera sonda

Ainda estou por decidir, talvez optarei pela sonda ou qual tiver melhor resolução. 

Bom carnaval. 

José Antonio

Amigo, José, 

Essas cameras que citou não permitem grande ampliação (microscópio).

Vai usar algum sistema de lentes ? 

O monitor TFT vai ser conectado em um Raspberry Pi ? 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço