Boas  malta, alguém aqui sabe como posso fazer um temporizador com o 555? A ideia era que sempre que ligo um interruptor on/off-road o led ligue apenas durante 7 segundos mesmo que o interruptor continue ligado... Ideias? 

Exibições: 297

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia TF,

este circuito deve fazer o que vc precisa.

Calcule o tempo na fórmula apresentada, e mude o tipo do botão para um interruptor.

RV

Mas ao colocar um botão on/off-road o impulso vai ser positivo durante um tempo indeterminado... O circuito integrado vai receber 5v na entrada durante todo o tempo em que o botão estiver ligado. O que eu queria Era ligar uma máquina e criar um circuito auxiliar que estivesse ligado apenas 7 segundos para fazer um motor funcionar durante esse tempo.. 

Indique um link que mostre um botão on/off-road para que eu entenda o que você

chama de botão on/off-road.

RV

É um botão on/off convencional que liga e desliga todo o equipamento

O efeito Seria equivalente ao temporizador de velas de um carro diesel... Em que quando ligamos a chave na posição 1 (que está sempre ligada) aquece as velas durante aproximadamente 5 segundos... Mas no caso no lugar das velas seria um motorzinho e um led...

No circuito que o mineirin RV enviou vc pode adicionar um circuito no lugar do botão que transforme o "on" em um pulso de disparo (um on por milisegundos).

Como é seu equipamento ? 12V 220V AC, DC, como ?

Se for 12V, por ex, se vc ligar o fio que vai a 12V quando liga a uma sequencia Resistor de 10K e capacitor de 1uF (valor chutado) na base de um transistor esse RC vai condizir por um intervalo de tempo. Só que vai gerar um puso alto. O circuito precisa de um pulso baixo. Para fazer o resto vc precisa de um transistor.

Fica algo assim:

Só que em Rb vc colocaria o resistor e o capacitor em série.

Ref:

https://www.quora.com/How-does-a-transistor-act-as-a-switch

À saída do transformador é 12v Ac e depois tem uma placa que rectifica e estabiliza a corrente a 9v DC

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço