Temperatura indoor em Tempo Real com mbed - São Paulo

Caros colegas, estou somente escrevendo para demonstrar mais uma das aplicações do mbed.

Seguindo a linha dos outros experimentos realizados com o mbed já postados no blog do Labdegaragem, esta vez simplesmente são realizadas leituras da temperatura a cada 30 segundos de um ambiente, localizado no Jardim Bonfiglioli, Zona Oeste de São Paulo e estes dados são enviados a um servidor que disponibiliza estes em tempo real em forma gráfica e numérica. Os dados estão em graus celcius.

Para quem tiver o interesse de verificar o funcionamento é só acessar o link a baixo:

https://cosm.com/feeds/62705

A baixo uma imagem do circuito montado em proto-board

OBS: Mais uma vez, informo, que as bibliotecas utilizadas e os códigos fontes não são de minha autoria, somente tive o trabalho de pesquisar e fundir alguns código para estes realizarem o quê eu desejava.

Mais Informações:

http://www.mbed.org

Exibições: 452

Responder esta

Respostas a este tópico

Muito interessante Celso, principalmente por você estar publicando os dados diretamente no Pachube (Cosm).

Qual é a vantagem do mbed sobre o Arduino? Me parece que o mbed é ARM (que é uma vantagem), mas o Arduino é bem mais barato.

Sim o mbed LPC1768 utiliza um ARM Cortex - M3. Em relação ao arduino o mbed é um kit completo não sendo necessário adquirir shields para agregar algumas funções, tanto que ele mesmo por si só já vem com hardware necessário para acessar a internet, sendo que o único hardware extra é o conector RJ45.

Acredito que ambos os kits (mbed e arduino), possuem seus pontos altos e baixos, sendo que o mbed facilita muito quem queira se aventurar no mundo dos microcontroladores de 32-bits, pois a comunidade é muito grande e ativa que nem a do arduino. Ao meu ver um dos poucos pontos negativos do mbed e que a pouco tempo foi remediado é a necessidade de utilizar o compilador on-line, mas como falei foi agregado uma função para exportar o projeto para ser trabalhado de maneira off.

Vou continuar testando outras possibilidades e assim que possivel irei adquirir um ethernet shield para o meu arduino mega e tentarei criar bibliotecas neste a partir das bibliotecas existentes no mbed.

Esqueci de comentar que não irei ficar enviando dados 24 por dia para o Pachube, assim quem se interessar por favor entre em contato, para que possa ligar o circuito, até por que fico utilizando o mesmo para outras aplicações.

 

Legal, obrigado por compartilhar estas informações

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço