Boa noite!

Estou abrindo este topico para receber dicas e ajuda para um sistema de telemetria para meu carro um
Fiat Palio 1998 1.0.


Estou na fase se testes, o objetivo e dar Ignicao no motor usando uma placa automation board controlada por um dispositivo android com bluetooth.

Meus primeiros passos estou usando uma automation board, porem com tensao 110/220v, mas com a ajuda dos membros daqui fiz uma adaptacao para ligar em 5v.

Em meus testes estou ligando o cilindro mestre de ignicao do carro na placa. A ligacao e o seguinte: O positivo e ligado nos dois reles, os negativos do 'start', 'painel' e 'acessorios' em um rele, e o negativo do motor de arranque em outro, nas medicoea, a amperagem variou entre 6 e 9 amperes, dependendo do peso do motor.

Preciso montar um sistema para detectar a posicao do trambulador do carro com intuito de nao permitir a partida remota caso o cambio esteja engatado, estou usando chaves de fim de curso em cada uma das posicoes de engate da marcha. Nos testei ligo o NA da chave no pino 9 digital da placa(ja configurado como entrada no codigo) e o Comum no GND, porem mesmo com a chave aberta o arduino sempre retorna High, estou ligando a chave de forma errada?

O codigo vou colocar de cabeca, pous estou sem computador, estou postando pela internet do celular, so tenho tempo para programar as quartas e sabados quando tennho acesso ao escritorio.

Codigo de teste1: Teste com Neutro

int chgeral = 5; // rele chave geral
Int chign = 8; // rele de teste para acionar ignicao

const int neutro = 9; // leitura para indicacao da posicao da marcha
// teste apenas com uma chave fim de curso, nesse
// caso, LOW indica nenhuma marcha, neutro, HIGH, alguma marcha engatada

void setup {

pinMode(chgeral, OUTPUT);
pinMode(chign, OUTPUT);
pinMode(neutro, INPUT);

}

void loop {

checarNeutro = digitalRead(neutro);
aux = 0;

digitalWrite(chgeral, HIGH);
delay(5000);

while aux = 0 {
if (checarNeutro == LOW {
digitalWrite(chign, HIGH);
delay(1500); // tempo de acionamento do motor
digitalWrite(chign, LOW);
aux = 1; // motor ligou interrompe loop
}
}

}

O codigo acima lembrei de algumas partes que coloquei, o unico probelma que encontro e que a chave fim de curso sempre retorna high, mesmo aberta, o erro nao seria a ligacao no arduino? Devo colicar resistor nos fios?






Outra parte, e obter os status de rotacao do motor para cortar a ignicao do motor de partida assim que o motor do carro 'pegar', em alguns projetos vi que se liga um dos fios de sinais da bobina em um optoaclopador ou transistor, regulando a tensao de 12v para 5v, porem meu carro, possui 2 bobinas separadas, cada uma recebe 2 fios, creio que seja positivo e negativo, quero saber, como obter resposta por esses fios, e qual optoaclopador comprar. Aguardo contato!

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Respostas a este tópico

Boa noite! Uma pergunta "ligando o cilindro mestre para dar partida" o que e? Para dar partida e o motor de partida .Para saber a posicao da alavanca de marcha pode usar a chave fim de curso , mas depende do programa , poste o programa para sabermos por que o erro, E o status do motor voce pode tirar o sinal da primeira bobina , mas tera que dividir em dois para saber um giro completo no motor , a primeira bobina da dois disparos , uma vez no primeiro cilindro e outro no quarto ou no cilindro que tiver conectado. O primeiro cilindro e o que esta perto das correias do motor , mas depende de carrro para carro.

ASC, boa noite.
A sua explicação está bem confusa.
Sugiro ler o tópico http://labdegaragem.com/forum/topics/sugest-o-de-como-postar
e refazer o seu tópico.
Rui

Se entendi as duvidas...

- Vc quer ligar o carro a distancia, acionando diretamente um fio... Saiba que isso pode ser muito perigoso, não é recomendado nem útil, mas enfim, vejo que está se preparando para evitar partidas com o cambio engatado.

O ponto clássico pra isso é o solenoide do motor de arranque. Aqui alguns chamam de Bendix,

vide:

http://omecanico.com.br/reparo-do-motor-de-partida/

Mas a corrente desse solenoide é bem alta, seria preciso um relê bem reforçado. Ele é responsável por engatar o motor de arranque no volante do motor e tb a fechar o contato entre bateria e motor de arranque.

- Vc pode usar praticamente qualquer optoacoplador, desde o clássico 4N25 muito usado em meio academico e industrial aos moderninhos e baratos PC817 que são encotrados em eletrodomesticos.

Vide:

http://www.sharp-world.com/products/device/lineup/data/pdf/datashee...

O pino do microcontrolador quando desligado lê nivel 1 mesmo. Se vc colocar um fio sem ligar a lugar nenhum ele vai ler ruído. Para evitar isso se usam os pullups. O atmega possui pullups internos. Recomendo ligar e fazer uma ligação do pino ao GND. Como vc terá varias chaves elas podem ser ligadas em paralelo. Qualquer uma que acione já gera gnd para o pino.

Quanto a rotação, não conheco o palio, mas esse sistema de 2 bobinas foi inventado para economizar o distribuidor. Ele dá 2 fagulhas por ciclo em 2 cilindros. Um deles está no ponto para receber uma fagulha e o outro está no ponto oposto (disperdiça a fagulha). Enfim, deve dar certinho pq o motor 4t daria os 4 pulsos em 2 voltas. Esse dá 2 pulsos em 2 voltas. Acho que vai indicar diretamente o RPM. Se não for é pq realmente não conheço o palio e vc no codigo vai ter que dividir ou multiplicar.

Obrigado pelo contato Eduardo!

Desculpa os erros da postagem, mas mesmo assim voce intendeu tudo, e me deu muita dicas, assim que puder vou testar. Fui obrigado a conhecer bem o motor de arranque desse carro, ainda e o original, na verdade ja tive que dar varios trancos ate arruma-lo'. Neste modelo, a amperagem do solenoide fica entre 75 e 90 amperes, sua potencia e 0.98kw. Ja testei na placa e funcionou bem. Quanto as chaves vou testar nas outras entradas assim que possivel. Ja ia perguntar se eu poderia colocar todas as chaves em uma so entrada mas vo ja respondeu. :). Por enquanto, poderia me dar mais dicas que comi fazer a ligacao. Como exemplor, devo ligar o fio positivo de uma das bobinas no 4n25, e em umas das saidas diretamente em uma porta do arduino? Agradeco desde ja, e agradeceria mais se detalhasse esta ligacao.

Nossa, achava que era menos... Em carros antigos o contato da chave energizava esse solenoide que funcionava como rele para fechar o contato do motor de arranque e ao mesmo tempo engatar mecanicamente esse motor no motor do carro. Acho que não chega a tanta corrente.

Coisa como 90A ou mais devem passar entre o positivo da bateria e o motor de arranque, corrente que faz virar o motor. Essa corrente vc não deveria precisar controlar.

Enfim, no minimo 2 fios devem entrar no motor de arranque (fora o GND pela carcaça). Um fino e um grosso. Esqueça o grosso, ele vem direto da bateria. Vc controla o fino. Ligando 12V nele o arranque atraca e roda. Não sei se isso é valido para o pálio, mas seria válido para um carro antigo. Veja o esquema.

Boa Noite Eduardo!

Na verdade uso o contato da chave mesmo, como atualizei no post, busco o positivo e negativo da ignicao do cilindro mestre, la a corrente e entre 6 e 9 amperes. A parte do start e ignicao do carro esta pronta, falta apenas a parte bluetooth. Nesse caminho, agora, preciso buscar a rotacao do motor, poderia me ajudar na conexao da bobina e arduino, se possivel detalhado. MAs uma vez, obrigado pelo contato!

Use também o sensor do freio de mão (todo carro tem) , para ter certeza que o carro esta freado corretamente.

Boa dica Jose, ja tinha pensado nisso, na telemetria tambem quero obter informacoes do nivel de oleo, agua, temperaturas, e nivel de combustivel(achei esse mais dificil). Esse sensor de freio de mao esta de facil acesso, a conexao seria ligar o fio do sensor diretamente em qualquer porta do arduino? Devo usar as portas com pull up? Estive pensando em tentar obter essas informacoes atraves da conexao obd do carro, mas por ele ja ser modelo mais velho, fico receioso de investir nos conectores e nao ter o resultado esperado.

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