Bom dia pessoal!... Estou pra escrever o pré-projeto do meu tcc. Vou desenvolve-lo no primeiro semestre de 2013. Gostaria de saber se alguém aqui tem algum projeto ou experimento para que eu possa aplicar na disciplina de Física, especificamente na materia Eletricidade, utilizando o Arduino?

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Da pra fazer muita coisa com Arduino relacionado a experimentos de física. Eu diria que se o Einstein tivesse um Arduino ele teria inventado a bomba atômica.

Primeiramente: Que curso estas fazendo?

Segundamente: Dentro deste curso, tens alguma área de interesse específica? Deu pra entender que é na grande área de Eletricidade. Mas o que?  Geração, distribuição, consumo, eletrônica aplicada, eletromagnetismo,...

O legal, mesmo um TCC não tendo essa obrigatoriedade, é "inventar" um modo novo de efetuar um experimento de um novo modo.

Licenciatura em Informática - IFES/ES - 7º Período.

Não estudei disciplinas que fizessem esta ponte entre a eletricidade e a informática.

Minha ideia quando conheci o arduino (a pouco tempo), era em utiliza-lo no meu tcc, mas como? Então tive conversando com minha orientadora, que me propos trabalhar com ferramentas da informática educacional em alguma disciplina da educação básica, junto com um professor. O professor escolhido foi o de Física, e a materia que ele vai trabalhar no Ensino Médio no primeiro semestre de 2013 é a ELETRICIDADE. Eu já encontrei muitos objetos de aprendizagem na internet para utilizar na sala de aula e auxiliar a aprendizagem dos alunos, mas eu queria muito usar o ARDUINO para isso também.

Obrigado!

Podes pensar em um 'laboratório portátil" que permitam experimentos do tipo: leis de kirchhoff, circuitos RC.,etc, essas coisas de 2º grau. Tudo montado em uma pequena maleta que o professor possa carregar pra sala, pensando principalmente em escolas que não possuem infraestrutura como lab. de física.

Existem esses kits, voltados para o hobby. Mas a ideia seria montar algo de baixo custo que pode ser produzido em série E que permita a adição de novos recursos (por exemplo, um professor usar um motor retirado de sucata).

Um sisteminha simples usando um Arduino para medir tensões, correntes e o acionamento de cargas, exibindo num LCD gráfico.

Podes ter uma conexão com PC também, plotando gráficos em aplicativos desktop a fim de mostrar o comportamento do circuito "no tempo".

Da pra fazer algo simples (em termos de desenvolvimento) que pode ser usado como ferramenta de ensino.

Pode juntar um teclado antigo a um arduino, uma barrinha com 8 LEDs e um visor pra demonstrar código binário e código ASCII. Quando você digita uma tecla, acende o código binário correspontente a ela na barra de leds e o ASCII no visor. É só uma sugestão, to pensando em montar um didático pros meus alunos, no futuro.

Mas eletrônica digital entra no conteúdo de física de 2º grau?

Acho que ali a coisa é mais voltada pra princípios de eletricidade, ddp, corrente continua e alternada, malhas, resistencias, capacitores,...

Ah foi mal! :D

Segue um arquivo sobre o conteúdo de Física no Ensino Medio de SP .

Vc vai ver como eles enrolam, enrolam, pra falar que quase tudo que tinha não tem mais...  

Resumindo: Vá direto na pagina 57... Depois tente achar mais alguma coisa sobre eletricidade... 

Se quiser dar risada te mando o de matemática... Tratada no documento como linguagem...

Anexos

Eu já ouvi um papo de pedagoga, que matemática não deveria ser ensinada como uma ciência exata (ou seja, tendo como base o raciocínio lógico) e sim como uma linguagem. Ou seja... Como você sabe que toda paroxítona é acentuada? Decorou! E querem que assim seja com a tabuada, com a álgebra,...

E defendia a mesma técnica para a física.

Era algo do tipo: Como o aluno decora (e sabemos nós que nada aprende, muito menos tem um senso crítico) matérias de geografia e história, essa seria a técnica para você "aprender" matemática e física.

Sobre o documento aí de SP, o que é isso? Física ou Economia Doméstica?

O ultimo tópico mesmo, se o "muleque" não aprendeu até o segundo grau que não pode enfiar o dedo na tomada e não pode soltar pipa perto de fio elétrico, não vai ser no 3º ano que vai aprender.

Rafael, tendo em vista essas coisas todas aí, e respeitando o formalismo necessário com o TCC (vais precisar de uma fundamentação teórica e de uma justificativa pro teu projeto), recomendo que realizes uma entrevista formal ou aplique questionários com alguns professores de física de rede de ensino da tua cidade a fim de saber onde está a demanda.

Até se alguém tiver algo equivalente para outros estados seria legal.. Ouvi falar que no sul a coisa é melhor...

Segue o de matemática.

Parece que o Gilberto Gil escreveu... Vejam só o trecho:

"Nesse contexto, a capacidade de aprender terá de ser trabalhada não apenas nos alunos, mas na própria  escola, enquanto instituição educativa: tanto as instituições como os docentes terão de aprender."

Ele que usaria esse "escola, enquanto instituição educativa", ou "agua, enquanto H20", ou "dança, enquanto movimento",etc.

O tempo todo fala que temos que nos adaptar a nova geração.. Ou seja: nos adequar ao novo... Ou seja: nos rebaixar ao nível que ela atingir...

Peguei esses docs pq estava pensando em criar apostilas para o ensino médio e tecnico para tablets. Como ferramenta para enxergar melhor fenômenos e tal. Seria 1 paragrafo no máximo de explicação e um monte de animações interativas. Mas a ideia ta na gaveta.. Desanimei. Muuito trabalho. Não tenho equipe e não há certeza nenhuma de retorno financeiro. Ia fazer com esse troço: (vejam que linguagem... Isso sim é linguagem):

http://unity3d.com/unity/workflow/

http://unity3d.com/unity/multiplatform/

Parei mesmo quando descobri que o filé da ideia, que seria a parte de movimento circular uniforme, uniformemente variável, mola, etc, tinha sido eliminada do curriculum... Imaginei um "Angry Birds" com bolinhas e calculos de física, gráficos, etc... Mas isso não dá pra usar em movimento retilíneo uniforme... Que nada mais é que unidades de medida..

Anexos

Eduardo, o que sempre ouvimos (e vimos) é que SP era mais forte.

Mas aqui (SC) é a mesma baboseira pelo jeito: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/documentos/cat_view/326-caderno...

Acho que mais vale botar o "muleque" pra ver Mundo de Beakman no Youtube.

Não sei se porque fiz segundo grau em CEFET (hoje IFsc) que tinha um plano de ensino menos "seja um funcionário público" e mais voltado pra base dos cursos técnicos, mas chegamos a, além de fazer essas tabelinhas de consumo elétrico (calculo de potência nominal), também estudar o básico de circuitos, chegando a um RC simples. Até porque era o que caia nos vestibulares.

Lembro que no vestibular do ITA caiu uma malha (tava mais pra tarrafa) gigante que eu apavorei, e obviamente só aprendi a resolver mais tarde nas aulas de circuitos elétricos (com a famosa transformação Δ-Y). Mas era isso que a gente estudava e isso tem 8 anos. Ou seja, alguém ainda dava aula de Física no país.

To "começando" a achar que o ENEM ta infantilizando o ensino médio. Tudo muito voltado pro: Pra que eu vou aprender isso? Pergunta clássica que se ouve até em universidades por parte dos mais ... menos preparados, digamos assim.

Outra conclusão, essa parada de Multidisciplinar ta indo longe demais.

5° passo: Trabalhamos um tema transversal: Trânsito.
- Iniciar a aula com a leitura e discussão do texto: segurança no trânsito.
* Comentário sobre a prática
Este tipo de atividade tem grande importância, pois constatamos que o aluno assume uma postura diferente, porque adquiriu o conhecimento da necessidade da segurança no trânsito.

Isso eu aprendi em Sociologia. Em Física eu aprendi a calcular a energia da colisão dos veículos.

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Mas basicamente é isso:

Quando um engraçadinho resmungava: Pra que eu tenho que aprender lei de Mendel, não vou criar coelho!

Ou tomava esporro do professor que segurava a turma no intervalo explicando a importância da matéria, ou ouvia um suspiro de desprezo que gerava um sentimento de culpa.

Hoje ta essa porcaria ai, de adaptar as novas gerações. Ou seja, formar mais babacas manipuláveis, sem capacidade de raciocínio lógico, que acham que tudo podem, que tudo é permitido.

Como conseguiram ferrar uma geração em menos de 8 anos?

Uma observação, a qualidade do texto. Parece redação de 8a série. Isso foi escrito com alguém com bacharelado, dentro dos princípios de um texto técnico-científico? Talvez ai esteja a causa. Mas vou parar com o Off-Topic. Prometo!

Rafael, tendo em vista o "plano" de ensino atual, mantenho a sugestão da maleta, mas para fazer uma simulação do consumo elétrico de uma casa. Com blocos (com resistores) representando as cargas e medindo tudo isso com arduino.

Pois é... O texto chega a ser infantil. 

Também não gosto do modelo:

1) Perde um tempão perguntando pro aluno o que ele sabe sobre um assunto;

2) Baseado no que foi dito pelos alunos, esteja certo ou errado, ficar fazendo exemplos, querendo que o aluno advinhe;

3) Criar situações problema para tentar incentivar...

O jeito tradicional:

1) Teoria, axioma, regras;

2) Explicação e conversa sobre o assunto;

3) Exercícios resolvido pelo professor e comentado;

4) Exercícios para os alunos fazerem.

O que mudaria no jeito tradicional seria só a multimídia. Tinha umas aulas no técnico que eram dadas com videocassete ( materias como história e geografia) e a fixação era muuito melhor. Isso que poderia melhorar. Quadros inteligentes, videos, sites, google maps, etc,etc.

Ainda, se considerar:

"a) Por que ao frear o carro o corpo tende a ir para frente?
Porque o carro está andando..."

Como uma resposta correta... Ta dificil... Pra mim está incompleta. No minimo teria que falar: "-Pq o carro e o corpo estavam andando. Ao frear o carro o corpo primeiro tende a continuar andando..."

Sem falar na formatação... Isso não é bem portugues, mas sei lá:

Erros se fosse um diagramador dos bons corrigindo:

- A fonte Times só deve ser usado para textos clássicos (históricos ou religiosos);

- Itálico é usado em citações de lingua estrangeira, não para representar o que outra pessoa disse. Para isso se usa travessão ou aspas (melhor os 2);

- Itens de listas devem ser separados por ";" e listas devem terminar com "." .

Mas isso é bobagem... Duro de engolir é o conteúdo superficial de física sem cálculos...

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