Comprei esse módulo HY-DIV268N-5A para controlar um motor de passo Nema 23, o driver desse módulo é o chip TB6600. Entáo fui fazer um teste. Selecionei o driver para fornecer 0.6A para o motor (queria apenas testar o módulo sem correr o risco de danificar o motor). O controle de passo deixei em 1/16. já havia feito todas a ligações do  motor e do arduino aos conectores do módulo. Mas não estava muito seguro, então resolvi tirar todos os conectores e deixei apenas o conector de alimentação no módulo. Deixei certo com indicado no rótulo do modulo DC+ = 12V e DC- = GND. Resolvi ligar apenas assim na fonte de alimentação sem nada conectado. E dai o driver fritou, queimou o chip TB6600 de sair fumaça. Minha fonte é 12V 30A.

Será que não posso ligar essa fonte direto nesse módulo ou será que ele estava em curto, ou será que fiz algo mais de errado? 

Detalhe;

Minha fonte 12V

Exibições: 9271

Responder esta

Respostas a este tópico

oi Antonio, também já queimei alguns desses drivers chineses vagabundos... e pelo que da pra ver nas imagens foi sobre corrente na saída das duas bobinas (motor) pinos 10,11,12 e 14,15,16. Verifique se algum diodo (FR307) esta em curto pois vc disse que alimentou sem carga (sem motor).... Acho 12Volts muito pouco para esse driver ... pelo datasheet 12v é o minimo ... eu estou trabalhando com 44V pois dessa maneira vc consegue maior velocidade. Ahh detalhe... a tabela de micro steeps esta impressa errada. Os dip switches 4 e 5 estão invertidos. Se vc tiver usando motores híbridos de 6 fios cuidado ao escolher os fios de ligação, leve em conta o sentido dos enrrolamentos....

Outro detalhe importante é que este driver trabalha só com 30% do torque maximo dos motores para manter menor temperatura... e proporciona baixo RMPs. Se forçar demai na velocidade também queima, foi assim que queimei os meus.

Em resumo funciona mas cheio de limitações. Bela porcaria chinesa... mas é barato principalmente fora do Brasil.

Abraços

Descordo dos colegas ! Chinês é avacalhado mesmo. A informação dos Dip switches impressa no módulo é uma e a do manual, a configuração é invertida. 

Mas o Módulo driver queimou pois esse tipo de driver NÃO PODE SER ALIMENTADO SEM CARGA ! 

Não pode energizar o módulo, sem fazer a correta montagem do motor. 

A configuração dos switches deve ser de acordo com o limite de corrente do seu motor.

Vocês queimaram os módulos por falta de conhecimento. 

http://labdegaragem.com/forum/topics/driver-para-motor-de-passo-nem...

Recomendo que conecte um  fusível de 5A na alimentação do módulo. 

Pode usar fusível de automóvel. 

Eu comprei 3  HY-DIV268N-5A (TB6600) e fiquei com um dúvida sobre a ligação dos motores. Pois estou avaliando o motor Nema 23 com de 4A por fase. Ele tem 8 cabos, logo posso ligá-lo em paralelo.

Este driver consegue oferecer a corrente necessária ou só consigo usá-lo em série mesmo?!?!

Eder , muita atenção ao fazer as conexões . Se for compra-los, antes de conectar, abra um tópico, que posso ajudar-lhe. 

Parece que o motor é esse 57J1880-830 ( vi na foto) . Pode usar a ligação Bipolar paralelo. 

http://www.novanic.co.uk/catalog/files/255_2M_57_E.pdf

 

Veja esse tópico também :

http://labdegaragem.com/forum/topics/driver-para-motor-de-passo-nem...

Murta, nao sei se vc jah viu este topico esse TB6600:
http://www.cnczone.com/forums/stepper-motors-drives/186930-tb6600-d...

Eh muito bom, explica muita coisa

André, excelente dica ! 

Muito obrigado. 

André,  ninguem usa fusível com o modulo TB1600. 

E muita gente torrando os módulos... A maioria deve ser por desconhecimento do uso. É uma tecnologia sofisticada que demanda conhecimento. 

Veja que até no diagrama do datasheet do TB1600 tem fusível.

http://www.cnczone.com/forums/stepper-motors-drives/313868-cnc.html

Tá no manual de um dos drivers ! 

verdade, mas o problema que quase ninguem le os datasheets...
e se fosse montado pelos chineses de acordo com o datasheet da Toshiba estaria tranquilo pelo que entendi...a recomendacao no CNCzone e outros foruns eh que se for usar para CNC esse driver nao presta, vai subutilizar o motor.

Está 100% correto Murta, se ligar os drivers sem os motores vai torrar o CI o circuito não tem nenhuma proteção, é mau projetado e a filtragem é lixo, mas é o melhor que está tendo custo benefício, sobre os switches os meus estão corretos e é a primeira coisa que tem que testar pois se fizer o chaveamento errado vai ferrar tudo, outra coisa que queima o CI e instalar os fios das fases do motor errados, mais um alerta também para quem gosta de ver se o motor está travado girando o eixo do mesmo e este giro pode produzir tensão inversa e como esta placa não tem proteção ela vai queimar.

André , o que eu já vi no forum da CNCZone é que o TB6560 é que ruim. 

Já o TB6600 é o top da Toshiba. Entrei no site da Toshiba e confirmei que esse é o driver que suporta maior corrente. 

Anderson , sobre proteção para tensão reversa, acho que  depende do módulo. 

O módulo HY-DIV268 tem diodos de proteção .

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço