Olá pessoal!

 

Estamos abrindo este tópico para sugestões para Tutoriais. 

Caso tenha uma sugestão, comente aqui para que possamos dar prioridade aos temas pedidos nos próximos tutoriais elaborados por nossa equipe.

 

Fiquem de olho no Blog e nas áreas Tutoriais e Projetos!

 

Equipe Lab de Garagem

 

Exibições: 11349

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Weider, obrigado, vou sim abrir o tópico.

É aqui que abre o topico?  

Olha Luis,  quando o assunto é negócios não existe uma regra.  Eu já faturei grana com eletrônica, minha casa, meu carro, o carro de minha mulher, fora varias outras coisas vieram de projetos eletrônicos.

   Curiosamente todos foram anteriores a eu conhecer o arduino,  desde que o conheci e comecei a lidar com ele, só tenho investido,  vindo diretamente dele ainda não houve retorno financeiro,  apenas retorno pessoal, como coisas pra minha casa.

   O que todos os projetos que fiz no passado e me renderam uma bela grana tiveram em comum foi:

1- O cliente chegou a mim já com a necessidade.

2- Nenhum deles eu fiz sozinho, 

3- Quando maior foi o retorno financeiro, mais dificil e demorado foi o projeto.

   Hoje tambem tem o diferencial que tenho trabalho fixo,e fica mais dificil se entregar de corpo e alma a algum projeto,  mas se você não tem esse problema,  o Sebrae seria um excelente lugar para onde levar essas duvidas.

   A grande maioria da galera que vejo tá partindo pra área de domotica, ou seja, automação residencial,  pessoalmente tenho uma grande desconfiança dessa área, pois apesar de parecer algo simples,  quando se entra de cabeça, se descobre que o investimento não é pequeno.

   Criar coisas e patentear e lucrar com os royalties da liberação para fabricação por outros é algo bem complexo,  patentear algo no brasil não é algo muito simples nem muito barato,  dai não dá pra sair patenteando tudo que vem na cabeça, senão você quebra.

  Ou seja,  tambem ainda não descobri onde esta a mina do tesouro,  mas adoraria que se alguem soubesse ao menos o caminho, nos mostrasse por onde ir.

Pois é Weider.

Arduino não cria em volta de sí o "clima" de que seja algo "sério" (embora nós sabemos que se tirar a placa de baixo, é um microprocessador como outro qualquer).

Uma coisa que reforça muito isso é que para se montar algo com ele se usa protoboard, e o pessoal não entende que protoboard nunca deve ser usada para projetos finais e definitivos. cansei de ver TCC´s com protoboards que na hora da apresentação davam mal contato e as vezes nem funcionavam.

O Arduino tambem cria essa "sensação" de que tudo é fácil e que basta "ir experimentando". É comum ver estudantes terminando seu cursos de engenharia (ou técnico) que não sabem fazer uma solda ou consultar um datasheet..."lá na escola", não ensinaram nada para eles a não ser toda e qualquer situação que não envolva "por as mãos na massa", aí o mercado é que vai finalmente "pegar nas mãozinhas" deles e ensinar todas "as coisinhas", uma a uma...

Saem da escola como um bando de teóricos, e se não tiverem contato logo com "a vida", desistem e vão ser vendedores de sapato, ou atendentes do MacDonalds.

Para mim o certo é terem contato com PIC/Atmel, Texas, Holtek, etc... aí ficam "prontos para o mercado", mas qual "escola" tem espaço para isso? Eu desconheço.

Olha Luis farias,

   A questão de você ir a um SEBRAE ou a um SENAI, ou a qualquer lugar técnico, é criar contatos... os chamados WORKGROUPS.

   Normalmente são atraves desses contatos onde um sabe o que outros fazem que quando se precisa de algo,  que lembram de você.

    Como eu disse, tambem já fiz varias cursos, inclusive fiz 3 anos de administração de empressa superior,   mas nunca ouvir falar de formula infalivel pra o sucesso.

Ao Euclides,

    Sim, é verdade,  os usuários é que denigrem o que é arduino,  a galera passa o ano tomando cerveja e chega nos TCC e utilizam lego ou arduino pra fazer alguma coisa bonitinha.

    Eu acredito assim como você que quanto mais conhecimento em mais areas, mais chances de dar uma dentro,  só não acredito que isso deva ser especificamente indo para outros universos como PIC , ARM, etc.  dentro do proprio universo arduino mesmo a coisa é tão grande, que só temos acesso a pontinha do iceberg,  aprofundar tambem é um belo negocio.

   Lembro por exemplo que um dos membros criadores aqui do Lab, ao qual não quero citar o nome,  foi convidada a ir aos EUA, criou um sistema de controle de refrigeração industrial utilizando arduino e xbee,  

   Agora tente colocar alguem aqui do forum pra fazer uma comunicação API de alto nível em um xbee utilizando arduino pra ver quem faz???  

   É isso que digo,  o arduino parece simples e facil,  o basico é,  mas tem muita coisa abaixo do que se vê.

Weider.

Concordo com tudo que vc. disse. Eu por exemplo fiz um sistema de distribuição de controle remoto IR via internet, para ser usado em configuração a distância de receptores de canais para sistema de TV para condomínios. E precisei de ajuda na parte web, usando Arduino (pro Mini) como base. Isso mostra que mesmo para quem domina são necessários outros conhecimentos que nem todo mundo tem.

Estou indo em 2 direções diferentes; PIC: Placa microprocessada com interpretador para linguagem de blocos (para a área educacional) e Arduino (clone do Makey-makey tambem para a área educacional).

Vamos ver no que dá.

E vc? Como funcionário, trabalha com que linha e que tipo de projetos está envolvido?

Abraço.

Euclides.

Luis Farias.

Algumas coisas podem criar direção para como conseguir o sucesso. 

Tudo que fiz na minha vida que me fizeram conseguir me aproximar de algo que poderia se tornar um sucesso, foi pensando e fazendo diversas coisas.

É difícil achar um "manual" sobre isso. Mas o mais próximo que achei foi isso:

http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Carreira/noticia/2015/07/...

Leia e pense. Acredito que se seguir essas orientações as chances de sucesso aumentam muitas vezes mais do que não seguir lógica alguma e ir "tateando" no escuro.

Boa sorte.

Euclides.

E vc? Como funcionário, trabalha com que linha e que tipo de projetos está envolvido?

RESPOSTA: Nenhum,  eu trabalho com manutenção e instalação alguns equipamentos industriais,  sou técnico em instrumentação.  Resumindo, meu trabalho é mais ou menos repetitivo, são sempre os mesmos aparelhos, mais ou menos os mesmos defeitos, tudo igual.

   Quando dou uma dentro por fora, é por conta propria,  em geral indicação de amigos que me indicam pra qualquer coisa pra alguem ou alguma empresa que tá precisando de algo mais exclusivo,  mas já mais de 2 anos que não pinta nada extra.

   Dai o que tenho feito é estudar... estudar... estudar nos tempos de folga.

Desculpa por por não responder-lhe ainda, mas a vida esta conturbada, dinheiro e doença com a esposa, mas depois lhe respondo, obrigado pela atenção 

Galera,

Que tal um novo tópico. O assunto "tutoriais" ficou de lado.

Abraço!

Comunicação entre arduino com shield Ethernet e PHP via socket.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço