Fiquei abismado com a notícia de que já está no forno o ESP32, que será o sucessor do ESP8266.

Li no blog embarcados.com.br

Fui no twitter do Espressif e realmente é verdade. Acompanhe o tweet

Conforme a fabricante, algumas características a serem incorporadas são:

- maior velocidade do WiFi

- incorporação do bluetooth

- processador duplo

- baixo consumo

- diversos periféricos, porém ainda sem USB

- mais memória RAM

- melhor segurança

- API simplificada

 

Exibições: 3127

Responder esta

Respostas a este tópico

Sabe imhugo,

    Quando falamos de microcontroladores palavras como melhor, pior, sucessor, mais moderno, etc. etc. etc.  SEGUNDO O MEU PONTO DE VISTA,  AO QUAL PODE ESTAR ERRADO!,   se aplica de caso a caso.

  Sabe acho que existe aplicação onde a exigência é tão simples que um attiny resolve,  já tem coisas que um ARM CORTEX 64bits ainda tá pouco.

  Acho que os ESP são impressionantes,  mas como parte de um conhecimento geral, onde não fiquemos só neles.

  Não tava me empolgando muito com os ESP8266 apesar de estar com 3 ESP-12 que me chegaram da china, sendo um  já com a placa de desenvolveimento para node mcu,  a questão de eu não estar me empolgando era a questão do consumo desses modulos,  eu sempre via a galera reclamando para usar uma fonte externa ao inves da energia da USB,  agora imagine se ele consome mais que o que uma USB disponibiliza,  se você fizer um trabalho utilizando baterias???  já imaginou o problema mesmo ele informando ser low consumation?

   Outra coisa que vejo nesse novo ESP32 é que ele tem tanta coisa,  parece tão bom, que duvido que vá manter um preço tão baixo quanto estamos acostumados aos dos ESP8266 que chegamos a comprar modulos por R$ 7,00.(não posso passar a fonte aqui).

   Agora se eles conseguirem realmente fazer tudo o citado, com um preço competitivo,  ai sim,  teremos um belo abalo no mundo dos microcontroladores.

  

Olá WD,

O ESP8266 realmente possui consumo baixo, o que talvez esteja confundindo é que ele requer 3,3V em vez de 5V. Ele é capaz de hibernar e consumir alguns uA apenas. Ou esteja confundindo com o consumo do módulo ao ser alimentado pela saida 3V3 do arduino.

Sei que o attiny é mais barato do que o ESP porém na minha opinião, temos que nos especializar por algum deles, conhecer tudo o que aparece não me parece viavel. Dentre todas as tecnologias que conheci, o ESP me pareceu valer a pena estudar pela combinação do baixo preço, baixo consumo, grande poder de processamento, tamanho reduzido e já vem com comunicação WiFi.

Minha esperança é a de que muita gente consiga desenvolver vários projetos com ele e compartilhe conosco.

Grande abraço,

  'Eiju

Véi, estou apanhando do ESP8266 e os caras estão querendo lançar outro?

Tá difícil de acompanhar... he he 

Todos passamos por esta surra Gustavo, mas depois vem a recompensa, de uma olhada no Grupo, as vezes tem atalhos para dificuldades que outros já passaram, e deixaram sus experiencia na forma de tópicos.

Abs.

imhugo,

Não ha duvida que haverá investimento nestes módulos, sempre comentei que um dia não muito distante vamos comentar: Lembra quando a gente quebrou a cabeça para fazer estes módulos funcionarem? Acredito que tudo evolui, mas a eletrônica é algo que evolui a passos agigantados, o que era bom ontem foi melhorado hoje, o ESP veio para ocupar um espaço e vai ocupar sem duvida alguma, e todos sabem que para sobreviver neste mercado é preciso inovar e evoluir a cada dia.

Bem vindo ESP32!

Valeu a dica!

Abs. 

Ze Gustavo,

    Eu tambem tava apanhando, até que dei uma pausa e tô me aplicando agora só aos NRF24L01,  estou desenvolvendo uma IHM touch com ele, pra estudos de processos.

    Depois quero ir pra os XBEE, já que tenho todo material do curso do Rogercom e só falta começar a estudar.

    Ai é o tempo de encher o saco dos amigos daqui e começar com o ESP8266.

    Depois vou para os bluetooth.

   Como falei acima,  acho que poderemos até ter preferencia por um sistema para trabalhar,  mas que temos que ter uma ideia de todos, afinal com o nível de conhecimento que estamos conseguindo,  mesmo que como bem colocado pelo CK,  façamos isso quase como um hobby uma brincadeira. Poderemos ser requisitados no futuro e a pluralidade de conhecimento é o que vai valer pra nos tirar de problemas.

    Ah! vi o tweter do desenvolvedor,  questionaram a ele sobre duas coisas,  portas IO e preço,  ele disse que o ESP32 deve vir com umas 40 portas,  porem,  pra tristeza geral,  ele deve vir mais caro que o atual.

     Como eu disse antes,  a coisa vai de projeto pra projeto,  se eles vierem caros demais,  vai inviabilizar muita coisa.

  

Vc tem razão, Weider, conforme mais recursos vão sendo incorporados, naturalmente o preço tende a subir, o que talvez torne a brincadeira proibitiva.

Mas a grande verdade é bem aquilo que o Zé Gustavo falou: mal estamos engatinhando tentando aprender sobre o ESP8266 e logo já vem o ESP32! Fica realmente difícil acompanharmos a evolução, já que a velocidade de lançamentos é maior que a nossa velocidade de aprendizado.

Mas minha visão sobre esse módulo talvez destoe da maioria aqui: enquanto vários colegas aqui estão focados em usar esse módulo como um substituto ao arduino, eu estou focado mais em usar esse módulo como um periférico do arduino, para que o arduíno consiga conectividade à rede local e internet via wifi, e ainda por cima de forma mais barata que via cabo.

Comprei vários ESP-01, um ESP-201 e 1 ESP-12 com nodeMCU, mas confesso que esses dois últimos estão encostados, comprei-os por impulso e pensando melhor, pro meu caso já basta o bom e barato ESP-01.

Estou trabalhando em 2 projetinhos pessoais: um usando o shield GSM SIM900 e outro se trata de uma estaçãozinha meteorológica caseira.

No projeto  que usa o SIM900 (consiste em  disparar SMS via texto digitado através de browser e receber automaticamente SMS armazenando em banco de dados) , fico obrigado a usar o arduino, pois é um shield que funciona espetado sobre o arduino. Logo, pra dar conectividade à rede local e internet, até então eu era obrigado a usar o ethernet shield w5100. Mas agora com o ESP8266 (ESP-01), fico livre do cabo de rede, aumentando demais a liberdade de posicionar o arduino + shield em qualquer local da casa (antes, com o cabo de rede, os locais eram limitados aos locais onde chegavam os cabos)

Já no projetinho da estação meteorológica, o ESP8266 me abriu a possibilidade de comunicar o arduino com meu servidor via wifi, e agora posso posicionar os sensores onde melhor me convier, sendo que antes, eu era obrigado a ficar perto do ponto onde existia rede cabeada

Que Legal imhugo,

    Putz, achei legal saber que você esta trabalhando numa estação meteorologica,  eu tenho em algum lugar um livro sobre isso, se bem me lembro o nome é justamente "Desenvolvendo uma estação meteorologica com arduino"  lembro que passei um tempo em bate papos em foruns internacionais e a galera me mandava varios livros, como meu ingles é mais ou menos a maioria ainda vai ficar pra o futuro,  vou ter que dar uma catada onde coloquei ele,  mas se quiser me passa teu email que assim que achar eu te mando.

    Sabe, acho que cada um tem seus objetivos, e não é porque uma coisa é mais badalada ou serviu mais pra um expert que seja o melhor para você, como dito, cada caso é um caso.

    Eu Tô tentando me aprofundar mais no NRF24L01,  só pra te dar uma ideia ele possibilita comunicação sem fio padrão, assim como o esp8266 tem uma biblioteca pra arduino chamada RF24ETHERNET que possibilita acesso a rede WIFI e por sua vez a internet,  mas tem outras bibliotecas com funções especiais como a RF24AUDIO que permite transmissão de audio sem fio,  coisa que não vi nenhum outro dispositivo pra arduino conseguir, e tem muito mais...   mas obvio, tô estudando.

    Isso sem falar que o preço dele é absolutamente imbatível.

    No momento quero criar uma rede de sensores e atuadores pra minha casa baseado neles,  claro que dava pra ser com os esp8266,  mas a ideia é simplificar, baratear,  tornar menor..  Outro problema é que como os esp utilizam o protocolo 802.11 a possibilidade de invasão é maior do que uma rede num outro tipo de protocolo proprietario.

    Bem,  tô nesse negocio a uns 2 anos,  e sinceramente a cada dia acho que não sei nada.

Weider, agradeço sua oferta, mas não tenho grandes pretensões quanto à estação meteorológica não. Quero apenas medir temperatura, umidade, pressão atmosférica e quantidade de chuva. Não me interessa velocidade do vento, direção do vento, radiação solar, e outras coisas. Atualmente estou quebrando cabeça com meu coletor de chuva, preciso sentar a bunda na cadeira e estudar com mais rigor algumas fórmulas matemáticas pra converter cada clique dele em milimetros de chuva por metro quadrado. Chamo de clique cada basculada que o meu coletor dá. Comprei um coletor igual a esse aqui:

(clique sobre a foto do coletor desmontado para ver uma animação do equipamento em funcionamento)

Essa bagaça aí é bem simples de entender: cada vez que a gangorra bascula, um ímã (escondido no topo da gangorra) passa em frente a um reed switch (escondido dentro daquela caixinha que lembra uma caixa acoplada de descarga de vaso sanitário). Dessa forma, basta ligar aquele fio comprido ao arduino para detectar o fechamento/abertura do circuito. O fio veio com um conector tipo RJ de telefone, bastando cortá-lo fora, pois é inútil pro arduino.

Esse cara aí do vídeo calibrou do jeito dele:

Já sobre a segurança, não captei o motivo da sua preocupação sobre o fato dos ESP8266 usarem protocolo 802.11. 

Esse protocolo já está difundido mundialmente e está cada vez crescendo mais, à medida que mais pontos de acesso vão sendo criados para permitir acesso à internet via roteadores wifi.

Imunidade à invasão é impossível. Basta estar conectado à uma rede para estar vulnerável. É inerente, não tem como fugir disso. Bancos não são imunes, as melhores agências de segurança não são imunes, a nasa não é imune. 

Vc por acaso deixaria de usufruir dos benefícios do roteador wifi nos seus computadores, tablets, smartphones e notebooks só por causa da possibilidade de invasão da sua rede?  Creio que vc não se privaria dessa tecnologia pelo simples fato dela ser vulnerável à invasões.

Mas o que não pode é ser relapso, negligente, imprudente. Todos precisamos configurar corretamente o roteador, aplicar os protocolos de segurança, aplicar os métodos de encriptação disponíveis. Infelizmente ainda é comum muitos simplesmente deixarem o acesso à rede wifi desprotegida, sem senha, sem criptografia, totalmente aberta. Outros ainda usam o protocolo WEP, sabidamente vulnerável.

Mas se vc aplicar protocolos mais modernos, aliado a encriptação, as chances de sofrer invasão reduzem-se consideravelmente.

Sendo assim, penso que teu ESP8266 ganhará acesso à rede wifi usando as configurações de segurança que vc aplicou no roteador wifi.

Se vc não aplicou protocolo de segurança nem configurou a encriptação, seu ESP8266 estará vulnerável a invasão sim, assim como todos os equipamentos que se conectarem à sua rede wifi.

Mas se vc aplicar protocolo de segurança e configurou a encriptação, teu ESP8266 estará tão protegido quanto todos seus dispositivos (pc, tablet, smartphone, etc) conectados à sua rede wifi.

Concluindo, uma vez ajustada corretamente as configurações do roteador wifi, eu pelo menos fico despreocupado em usar o ESP8266 como um dispositivo wifi e foco toda a minha energia em aprender sobre o funcionamento do módulo quando à comunicação, e não quanto à segurança.

Talvez eu esteja falando besteira, mas por hora eu ficaria mesmo preocupado em ter que usar um NRF24L01 pra dar acesso à rede wifi, já que essa tarefa não é nativa desse modulo, alguém foi lá e escreveu uma biblioteca para que ele também pudesse fazer fazer tal coisa. Creio que isso (NRF24L01 com acesso à rede wifi) seja menos confiável do que um módulo (ESP8266) especificamente projetado para fazer essa tal coisa.

Mas a verdade é uma só, e concordo contigo quando disse que o melhor módulo é aquele que serve aos seus objetivos. Se o NRF24L01 está lhe servindo, ótimo. Eu aqui tenho alguns deles, de diversas versões, mas nunca os tirei da embalagem. Uma hora vou querer testá-los, mas por enquanto confesso que ainda não me deu essa vontade.

Tudo muito interessante, mas gostei mesmo do pluviômetro :-)

Comprou aqui ihmugo? Acredito que não, passa o link depois se puder. Obrigado.

Abs.

Oi Carlos, comprei no ebay. Como quase tudo que compramos atualmente, o pluviometro veio da china.

Sei que link pra produtos eu não poderia postar, mas acredito que possa postar as palavras chaves para fazer busca: procure no ebay por RAIN GAUGE FOR WEATHER STATION

Vc verá no resultado da busca alguns modelos diferentes desse que eu mostrei, mas é fácil encontrar o correto dessa forma. Tem alguns que são wireless, e esse eu não quis comprar por temer não conseguir adaptar ao arduino. Eu preferi comprar aquele que possui comunicação por cabeamento mesmo.

Na época me custou uns R$ 90 já somando produto+frete. Tive a sorte de não ser taxado.

Oi ihmugo,

Valeu a dica amigo, obrigado, vou ver se compro um, gostei do produto.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço